As PÁGINAS DO KELSO tratam exclusivamente, pelo menos por ora, de ferrovias, suas histórias, material rodante, material de tração, etc. Na verdade serve como um índice para as páginas do autor, com um breve relato sobre o quê cada uma traz em seu interior. Para entrar em uma determinada página, clique no botão.

- AS INTERNAS - Esta página funciona como um "link" para várias outras, tanto as de autoria de Kelso Medici como as de diversos autores. Reúne "sites" de pequenas ferrovias que, geralmente, operam dentro de alguma indústria, fazenda, etc.

 

- CIA. SIDERÚRGICA MANNESMANN - A grande empresa situada no bairro do Barreiro, em Belo Horizonte-MG, também mantem sua ferrovia. Neste "site" o enfoque principal são as locomotivas empregadas em seus serviços.

 

- CIA. YTUANA DE ESTRADAS DE FERRO - Da divergência de capitalistas da época, nascia uma das precursoras da Estrada de Ferro Sorocabana. Veja os caminhos de sua história e alguns de seus materiais de tração.

 

- ESTRADA DE FERRO BRAGANTINA - Como toda ferrovia, a história conta que essa estrada foi erguida em função do café. Mas no fundo pode ter sido uma manobra da São Paulo Railway para manter o monopólio da exploração do porto de Santos.

 

- ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO - Além da história dessa ferrovia tão bem administrada, suba a serra da Mantiqueira em uma litorina e conheça os encantos de Campos do Jordão.

 

- FAZENDA DOS INGLESES - Uma breve história de uma das inúmeras ferrovias existentes no litoral paulista, chamadas ferrovias de bananas.

 

- LOCOMOTIVAS A VAPOR NO ESTADO DE SÃO PAULO - É o resultado de uma pesquisa, ainda não terminada, onde, além da foto, são mostrados os dados de mais de cem locomotivas a vapor que ainda se encontram no Estado de São Paulo, seja em qualquer estado de conservação.

 

- USINA HIDRELÉTRICA DE ITATINGA - Conheça a usina pertencente à CODESP, que fornece energia para o porto de Santos, bem ao pé da serra do Mar, no meio da mata atlântica, servida por bondes elétricos e trens a vapor.

 

- USINA QUEIRÓZ JUNIOR - A história da siderúrgica que fabricava quase todo seu material de tração. Conheça as locomotivas que operaram com eletricidade, gasolina, querosene, GLP e até gasogênio.

 

- LINKS - Nas páginas acima você encontrará diversos "links" que o levarão a uma infinidade de outros "sites" ferroviários. Boa Viagem.

 

Envie sua crítica, idéia, sugestão ou qualquer outro tipo de colaboração. Envie um e-mail. Basta clicar abaixo.

 

Esta página é passível de expansão. Visite-a periódicamente

 

Página iniciada em 06.10.2000