Os antigos Romanos classificaram os cães em seis grupos, são eles:


1. Canes villact / cães caseiros(de  companhia)
2. Canes pastorales pecuari / cães pastores
3. Canes venatici / cães de caça
4. Canes pugnaces et bellicosi / cães de briga e guerra
5. Canes nares sagaces / perdigueiros
6. Canes pedibus celere / galgos



A história do desenvolvimento do
american pit bull terrier teve início há cerca de dois séculos.
Vamos recuar no tempo e tentar reconstituir a história deste grupo de cães.
Está ligado hao conbate de cães e touros que foi muito apreciado por populares, especialmente na Inglaterra, no século XVII, começando a decair no início do século XIX, até ser definitivamente proibido pelo governo inglês em 1835.
Até então nesta época, eram utilizados os Old Bull Dogs. Estes cães eram ferozes e altamente agressivos com outros animais. A estética do animal não tinha a menor inportância, já que o que realmente importava era o seu desenpenho no ringue.
A região de New Castle, na Inglaterra, bo século XIX era muito famosa pelos Fighting Bull Dogs. Os cães mais famosos eram do criador Jack Simons. Estes animais eram tatuados e chamados de Pool para machos e Poly para fêmeas. Jack Simons utilizava nos Matchs estes Bull Dogs, denominados Blue Pool contra Wardles Pool. A história nos conta que os Blue Pool são os antecessores diretos  dos nossos atuais Pit bull.
Uma das mais conhecidas arenas de rinhas de cães era em Duck Lane, Londre, e se chamava Dog Pits com funcionamento de Domingo e Quarta-feira, onde apresentavam-se cães de 7 e 8 anos de idade e com mais de 30 vitórias catalogadas.
Os Ingleses, como grandes entusiastasde lutas entre cães e touros, advertiam que os Old Bull Dogs, exelente raça no corpo a corpo careciam de agilidade. Dai surgiu a idéia de mescla-los com outras raças, mantendo a pôtencia e ferocidade, e acrecentando agilidade e resistência e determinação. Foram escolhidos então os terrier, cães de caça, altamente destemidos por sua agilidade, muito populares resistentes e fáceis de serem mantidos.
Dessas miscigenações surgiram inúmeras nomenclaturas, como Pit Bulldogs, Pit Terrier, Half and Half, Yanke Terrier, Pit Bull Terrier, e ainda American Staffordshire Terrier(AST).
Ainda hoje, o American Pit bull Terrier geralmente é confundido com Staffordshire Terrier, Bull Terrier e o American Staffordshire, devido a similaridade de nomes. O American Staffordshire Terrier, no inicio do século XX, deu origem a duas raças distintas, de acordo com o direcionamento da criação. Assim foram direcionadas para a função de rinha e cães mais agressivos com pessoas foram direcionados para guarda de propriedades.
Estes AST eram selecionados pela beleza e comportamento, sendo que conseguiram uma homogeneidade no plantel ao ponto de serem reconhecidos em 1935 pelo American Kennel Club (AKC), sendo que os cães eram os mesmos dos já reconhecidos pelo United Kennel Club (UKC) desde 1898.
Os seus irmãos, hoje reconhecidos como American Pit Bull Terrier, reinam absoluto diante de todos os animais e cães usados em todos os tempos, no que diz respeito a rinhas.
Ele não deve partir e nem atacar seres humanos necessariamente. Mesmo porque se ele morde-se uma pessoa seria impossivel um juiz de rinha colocar a mão para separar os cães na arena, estas arenas são os Pits.
O nome American Pit Bull Terrier, tem sua origem pelos respectivos significados: American, pois seu aprimoramento indiscutivelmente americano. Pit por serem cães de arena. Bull por que lidavam com touros. Terrier por causa da miscigenação.
O mais famoso estudioso americano da raça comenta, em seus livros que o GAMENESS é um meio ultilizado no meio do Pit Bull para dizer que possui muita determinação, vontade de brigar, sendo mais importante que o FIGHT ABILITY.
Na maioria das vezes, o GAMENESS pode definir o combate. Hoje o Pit Bull é reconhecido por duas entidades Americanas, são elas a ADBA (American Dog Breeder Association) e a UKC (United Kennel Club) e no Brasil pela CBKC.
O Pit Bull, na verdade, descende de inúmeros gerações de GAME-DOGS e, embora na sua origem seja um cão de combate, também trabalha como um verdadeiro campeão na sua função de caçador. Nos tempos atuais exerce a função de cão de guarda e companhia devido à sua lealdade para com seus donos.