CICLOPE
(Ciclops) EUA

Altura: 1,84metros
Peso: 85Kgs
Olhos: Castanhos(brilho vermelho)
Cabelo: Marrom

Nome real: Scott Summers
Pseudônimos anteriores: Erik o Vermelho, Magro,
Identidade: Conhecido por certos funcionários governamentais
Ocupação: (atual) Aventureiro, (anterior) Estudante, locutor de rádio,
Ocupação anterior: Subversivo, segundo em comando no Fator Três
Estado legal: Cidadão dos Estados Unidos sem antecedente penal
Lugar de nascimento: Ancoradouro, Alasca,
Estado matrimonial: Casado
Parentes conhecidos: Christopher (Pirata, pai), Katherine Ann (a mãe, morta), Alexander (Destrutor, irmão), Philip, Deborah (os avós), Madelyne Pryor (primeira esposa), Jean Grey (Fênix, segunda esposa), Nathan Christopher (Cable, filho), Gailyn (a sobrinha), Joey (o sobrinho) Rachel (Fênix II, filha com Jean em uma linha secular alternativa), Tyler (Gênese II, neto, morto)
Grupos de afiliação: (atual) os X-Men, (anterior) X-Factor
Base de operações: (atual) Instituto Xavier, Salem Center, Município de Westchester, Estado de Nova Iorque, (anterior) sede do X-Factor , Cidade de Nova Iorque,; Nave
Primeiro aparecimento: X-MEN (primeiro série) #1 EUA

História: Scott Summers é o mais velho dos dois filhos de Christopher Summers, piloto de teste na força aérea dos EUA. Quando Scott era uma criança, Christopher, a esposa Katherine, e o filhos Scott e Alex voaram atrás de férias. O avião foi atacado e foi fixado entusiasmadamente por um navio de reconhecimento do Império de Shiar. Katherine empurrou Scott e Alex para fora com o único pára-quedas disponível. O pára-quedas estava impossibilitado de reduzir a velocidade da queda deles que não pode evitar de Scott sofrer um dano na cabeça ao aterrissar. (danificou a parte do cérebro de Scott que o teria permitido controlar as rajadas óticas dele.)
Os dois meninos foram separados pelas autoridades: Alex foi adotado, mas Scott permaneceu letárgico em um hospital durante um ano. Acreditavam que Christopher e Katharine estavam mortos. (De fato, eles foram levados como prisioneiros pelos Shiars; Katharine morreu logo mas Christopher se tornou Pirata, líder dos Piratas Siderais, um grupo de aventureiros interestelares.)
Ao recuperar-se, Scott foi colocado em um orfanato em Omaha, Nebraska que era secretamente controlado pelo inimigo futuro dele Senhor Sinistro. Depois, como um adolescente, Scott começou a sofrer de enxaquecas severas e dores nos olhos. Lhe enviaram a um especialista ocular em Washington D. C., que descobriu que lentes feitas de quartzo rubi corrigiu o problema.
Enquanto o Scott estava visitando uma cidade grande, o poder de mutante dele para projetar rajadas óticas finalmente estoura em uma explosão indomavel que demoliu um guindaste e derrubou um objeto enorme para uma multidão terrificada. Scott salvou a multidão afastando o objeto com outra rajada, mas eles ficaram com muita raiva e pensaram que ele tinha tentado os matar. Scott fugiu e escapou por último em um trem de frete.
Professor Charles Xavier e o agente do F.B.I. Fred Duncan se juntaram na tentativa mútua deles para achar Scott. Enquanto isso, um mutante conhecido como Jack O' Diamonds, e depois como o Diamante Vivo, forçou o menino assustado para o ajudar nos crimes dele. Xavier salvou Scott do Diamante Vivo e o alistou como o primeiro membro do time de jovens mutantes que ele ensinaria como usar os poderes deles, os X-Men.
Como Ciclope Scott se tornou o líder dos X-Men logo. Ele se apaixonou pela colega dele Jean Grey,as preocupações sobre os perigos das rajadas óticas dele lhe impediram durante anos de expressar os sentimentos dele para ela. Quando os outros X-Men originais deixaram o time, Ciclope ficou como líder dos X-Men novos.
Brevemente depois a entidade cósmica chamada a Força Fênix secretamente colocou Jean em animação suspensa e a personificou adotando uma forma idêntica a sua. Quando esta Fênix cometeu suicídio, Scott acreditou que o real Jean tinha morrido e ele deixou os X-Men. Eventualmente ele voltou ao time e encontrou Madelyne Pryor com quem se casou, uma mulher que era clone de Jean criada pelo Sr. Sinistro. Scott e Madelyne tiveram um filho, chamado Nathan Christopher, e Scott novamente deixou os X-Men.
Subseqüentemente, a real Jean Grey emergiu da animação suspensa. Scott deixou a esposa dele e uniu-se com a Jean e os outros X-Men originais fundando um time novo, o X-Factor original. Madelyne tinha poderes sobre-humanos desenvolvidos, ficou louca, e pereceu em combate com Jean Grey.
Depois, Apocalipse infectou Nathan com um vírus tecno-orgânico. para salvar a vida dele, Scott foi forçado a manda-lo através de um membro ambulante do culto Askani para transportar Nathan para o século30º de um futuro alternado.
Depois que Professor Xavier voltou de uma estada longa no espaço com os Piratas Siderais, Ciclope e os outros membros do X-Factor reuniram-se com os X-Men. Desde então Ciclope permaneceu com os X-Men e compartilhou liderança com Tempestade.
Recentemente, Scott e Jean finalmente se casaram. Enquanto eles estavam na lua de mel deles, a Mãe Askani, líder do culto de Askani, puxou os espíritos deles dois milênios em um futuro alternativo onde eles habitaram corpos novos. Lá, como Magro e Ruivha, eles passaram anos elevando Nathan na adolescência dele. Então Scott e Jean voltaram ao próprio tempo e corpos deles, e Nathan permaneceu crescendo no tempo dele até se tornar Cable.
O Scott e Jean estavam em licença dos X-Men e residiam no Alasca, até o professor Xavier os convocar de volta. Scott atualmente está dado como morto após se fundir com Apocalipse para salvar Nate Grey na saga dos Doze.

Força: Atleta
Habilidades lutadoras: Treinamento extenso em combate de corpo-a-corpo
Habilidades especiais: Experiente em tática de batalha, estrategista,
Poderes sobre-humanos conhecidos: Habilidade para projetar uma rajada de energia de