PROFESSOR X

Nome real: Charles Francis Xavier
Pseudônimos atuais: Prisioneiro M-13
Identidade: Certos funcionários federais sabem que Charles Xavier é um mutante.
Ocupação: (atual) Geneticista, professor, líder dos X-Men, (anterior) Aventureiro, soldado,
Estado legal: Um cidadão dos Estados Unidos atualmente em custódia federal sem antecedente penal 
Lugar de nascimento: Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque,
Estado matrimonial: Tem um consórcio com Princesa Majestrix Lilandra (não é oficialmente reconhecido como um matrimônio na Terra)
Parentes conhecidos: Brian e Sharon Xavier (pais, mortos), Kurt Marko (o padrasto, morto), Cain Marko (Juggernaut, meio-irmão), David Charles Haller (Legião, filho, o morto)
Base de operações: (atual) Instituto Xavier, Salem Center, Município de Westchester, Estado de Nova Iorque, (anterior) palácio imperial Shiar, Chandilar,; nave estelar do Piratas Siderais, Galáxia de Shiar
Grupos de afiliação: Líder dos X-Men, fundador da Geração X, Fundador e professor dos Novos Mutantes , Piratas Siderais,
Nível Educacional: PhDs em genética, biofísica, e psicologia
Primeiro aparecimento: X-MEN (primeiro série) #1 EUA

História: Charles Xavier é o filho do pesquisador nuclear Brian Xavier e a esposa dele Sharon . Depois da morte de Brian Xavier, Sharon casou-se com o colega dele Dr. Kurt Marko cujo o filho, Cain, tiranizou o Charles.
Quando os poderes telepáticos de Charles começaram a emergir ele ainda era um menino, so mais velho ele aprendeu os controlar. Um estudante brilhante, ele entrou na Universidade de Oxford Inglaterra onde ele se encontrou e se apaixonou por um escocesa jovem chamada Moira MacTaggert. Eles planejaram se casar, mas depois de terminar o trabalho dele em Oxford, Xavier foi recrutado e enviado para a Ásia.
Lá Xavier e Cain Marko serviram na mesma unidade. Xavier testemunhou como Marko achou o rubi místico no templo de Cyttorak que o transformou no Fánatico.
Profundamente deprimido quando Moira rompeu o compromisso deles sem explicação, Xavier começou a viajar no mundo depois de deixar o exército. Enquanto no Cairo, Egito ele lutou com Amahl Farouk, o Rei de Sombra, o primeiro mutante mau que ele tinha encontrado. Esse encontro conduziu à decisão de Xavier para dedicar a vida dele a proteger a humanidade de mutantes maus e mutantes inocentes da opressão humana.
Depois Xavier foi para Israel onde ele se apaixonou por Gabrielle Haller e ficou amigo com um homem que se chamava Erik Magnus Lehnsherr. Lehnsherr iria anos depois se tornar o maior inimigo dele , Magneto. Xavier não sabia que quando ele deixou Israel Haller estava grávida com do filho dele que se tornaria o mutante conhecido como Legião.
Depois que Xavier derrotou Lucifer, o explorador de antemão que veio para começar uma invasão pela raça dele. Em vingança, Lucifer derrubou um bloco de pedra enorme em Xavier que o fez perder o movimento das pernas.
Na Universidade de Londres. Ele renovou a amizade dele com Moira MacTaggert que era agora uma geneticista renomado e eles começaram a discutir a idéia de fundar uma escola para mutantes.
O primeiro estudante de Xavier foi uma garota de 11 anos Jean Grey, que tinha estava trumatizada desde que ela telepaticamente recebeu as emoções de uma amiga agonizante. Xavier ajudou Jean a se recuperar e lhe ensinou a usar os poderes de telecinesi dela.
Xavier se encontrou depois com Fred Duncan, um agente do FBI que investigava o número crescente de mutantes. Xavier contou para Duncan do plano para localizar mutantes jovens e os inscrever na Escola dele para Crianças "Superdotadas que usariam a mansão dele como uma base para os treinar a usar os poderes deles pelo benefício da humanidade. Durante os meses seguintes Xavier juntou o time original de "X-MEN": Ciclope, Homem-de-gelo, Anjo, Fera, e Jean Grey, que recebeu o nome de Garota Marvel.
Anos depois, quando a maioria dos estudantes originais dele foram capturados pelo mutante Krakoa, Xavier recrutou um time novo de X-Men, inclusive Banshee, Colossus, Noturno, Tempestade, e Wolverine. Em anos subseqüentes ele adicionou mais membros para os X-Men, como Vampira e Kitty Pride.
Lilandra, princesa da raça alienigina de Shiar, veio para a Terra para pedir a Xavier para ajuda-la contra o irmão dela Dken. Xavier e Lilandra se apaixonaram, e durante um tempo ele se manteve em Chandilar, o mundo sede de Shiar, como o marido dela.
Depois das mortes aparentes do segundo time dos X-Men, Xavier, encorajado por MacTaggert, assumiu uma turma nova de estudantes de mutante aos quais ele nomeou os Novos Mutantes.
A raça alien chamada a Ninhada tinha implantado um ovo secretamente dentro do corpo de Xavier. MacTaggert e o criador dos X-Men se aliam, aos Piratas Siderais, Xavier salvou-se transferindo a mente dele em um corpo clonado, corpo um pouco mais jovem no qual ele poderia entrar uma vez mais. Mas em meses seguintes Xavier sofreu danos físicos e tensões psíquicas que o deixaram a beira de morte. Lilandra e os Piratas Siderais o levaram ao espaço onde eles usaram tecnologia de Shiar para o restabelecer sua saúde.
Depois de uma estada curta no espaço com os Piratas Siderais, Xavier voltou finalmente a Terra. O primeiro e segundo time dos X-Men reuniran-se sob a liderança dele, junto com recrutas novos como Gambit e Jubileu. Xavier conduziu os X-Men contra o Rei das Sombra, até ter a espinha dele destruida na batalha e o deixou incapacitado e limitou mais uma vez a uma cadeira de rodas.
Considerando que os X-Men eram todos agora altamente treinados e adultos, Xavier novamente transformou a escola dele no Instituto Xavier para Aprendizagem Alta. Ele criou uma escola privada, a Academia de Massachusetts, e fez ista a Escola nova para Crianças Superdotadas onde ainda outra classe nova de jovens mutantes, a Geração X, foi ensinado.
Na mais recente batalha dele com Magneto, Xavier perdeu a paciência e usado os poderes mentais dele para fechar a mente consciente de Magneto. No processo a mente de Xavier foi inadvertidamente infetada pelo mal dentro da psique de Magneto. O resultado foi que os lados escuros das mentes de Magneto e Xavier combinaram e fisicamente se manifestaram como a entidade quase invencível chamada Massacre que usurpou a mente de Xavier para lhe dar poder. os maiores super heróis da América derrotaram Massacre que pareceu ser logo derrotado. Porém, não se pode afirmar que Xavier não possa criar outro Massacre, Dr. Valerie Cooper do governo dos Estados Unidos o levou em custódia. Embora Xavier estava disposto a ficar como prisioneiro do governo dos Estados Unidos, ele foi intimidado quando o trocou para a custódia de Bastion, cabeça da Operação anti-mutante: Tolerância Zero. Xavier voltou aos x-men após estes o encontrarem e vencerem a entidade cérebro (O supercomputador que foi modificado por Bastion se tornando um super robô). Xavier teve seus poderes restaurados por Nina, uma pequena mutante que ele conhecera enquanto esteve prisioneiro de Bastion. Atualmente Xavier está no espaço ajudando os Skruls a encontrarem um planeta no qual possam viver

Inteligência: Gênio
Força: Normal
Habilidades especiais: Autoridade principal em genética mutante, e tem poderes psiônicos que permite ter perícias consideráveis em outras ciências de vida, altamente talentoso inventando equipamentos para utilizar no aumentar de poderes psiônicos.
Poderes mentais sobre-humanos: Professor X possui vasto poder psiônico e inclusive telepatia; a habilidade para induzir aos outros ilusões mentais, paralisia mental ou física temporárias, e perda de recordações específicas ou amnésia total; a projeção de "ligações" mentais para atacar ou deixar uma pessoa inconsciente; projeção astral; e a habilidade para sentir outros mutantes sobre-humanos dentro de um raio pequeno. No momento Xavier está impossibilitado usar os poderes psionicos dele.
Limitações especiais: Quebrou espinha, limitou a cadeira de rodas