ZOHAR, Danah. "Será que eu tenho que saber Física Quântica?", Revista Exame, pag. 106-112, novembro de 1998.



1) Holismo (ao invés do atomismo)

O todo é maior que a soma de suas partes, e as partes isoladas e tomadas separadamente não o explicam. Ao contrário da visão atomística grega, que influenciou a Filosofia Política de Thomas Hobbes e John Locke, a realidade não é a somatória de partes que interagem mecânicamente como bolas de sinunca, mas sim uma teia de informações.

2) Indeterminismo

Na Física Clássica, cada efeito tem sua causa. Dadas as leis corretas, tudo pode ser previsto. Na teoria quântica, não há previsibilidade, não há controle possível. Os sistemas funcionam no limite entre a ordem e caos.

3) Auto-organização

O que vale na Física Clássica é o reducionismo e a análise, com o intuito de simplificar a realidade transpondo-a em modelos amplos. Mas os sistemas quânticos se auto-organizam de modo que suas partes têm propriedades específicas não encontradas no todo, e vice-versa. Por isso, não se pode estudar a organização quântica através de análises, mas partindo apenas da apreensão de seu padrão de auto-organização.

4) Ambos, não um ou outro

Na Lógica Aristotélica, (que funciona no mundo dos cinco sentidos, ou da escala humana), "A é A, e se A é A, A não pode ser B". Eis o princípio da Identidade. Na escala quântica, contudo, esse princípio não se aplica. Um elétron pode ser partícula e onda ao mesmo tempo. Assim, a Física Quântica mostra que a Lógica Clássica Aristotélica tem suas limitações, e que a realidade carece de outras lógicas a fim de ser entendida mais profundamente.

5) Incerteza

O Princípio da Incerteza fala da impossibilidade de determinar com precisão os dados de um sistema em sua totalidade. Sua grande implicação é que as perguntas que fazemos vão determinar as respostas que vamos obter.

6) Potencialidade, não realidade

Ninguém sabe o fim de um sistema em evolução, até que ela aconteça. Todas as asserções dizem respeito a potencialidades, a probabilidades.

7) Universo Participativo

Observador e fenômeno são uma coisa só, indissociável. A observação altera a realidade. Há tantas perspectivas do universo quanto observadores nele.

8) Vácuo Quântico

A Teoria do Campo Quântico nos diz que todas as coisas no universo são excitações no vácuo. Cada objeto é um padrão de organização de energia, que está se esvaindo. O objeto mantem sua identidade graças a estabilidade de seu padrão de organização, que impede seu colapso devido ao fluxo de suas partículas-onda.

 



volta para a página principal