O Papel da Física na Filosofia e na Ciência

 


Os primeiros físicos eram filósofos. Tratam-se dos pré-socráticos, partidários de uma filosofia cosmocêntrica, isto é, que buscava entender a natureza do mundo. Contudo, este não usavam o método experimental, nem qualquer forma de empirismo. No lugar disso, usavam apenas a oratória para expressar suas idéias a cerca da realidade física. É dessa fase que surge conceitos que foram muito importantes para a Física Newtoniana, como o atomismo. Com isso vemos que a Filosofia e a Física sempre estiveram juntas. Para ser um bom físico, é necessário ser um bom filósofo, pois o estudo da Phisis, isto é, da "natureza da realidade" exige muita reflexão abstrata e questionamento.

Já foi dito que se a Ciência fosse uma árvore, a Física seria sua raíz e tronco. De fato, da Física deriva os paradigmas científicos, isto é, seus modelos de percepção da realidade, bem como seu método, pressupostos, etc.A Física é uma Ciência sui generis : é a Ciência das Ciências.

Por isso as mudanças na Física do século XX (com o advento da Relatividade, da Teoria dos Quanta, etc) mudou drasticamente a Ciência de um modo geral, em todos seus ramos : Psicologia, Sociologia, Astronomia, Engenharias, etc. Houve toda uma transição de uma ciência baseada nas idéias de Newton, Descartes e Galileu para uma Ciência baseada na Relatividade, na Física Quântica, na Teoria do Caos e da Complexidade.

Acompanhe as próximas páginas!

 



volta para a página principal