Monumento de Maria Auxiliadora


Ver também artigo ´Centenário do Monumento´

Quem conhece Niterói, quem conhece o Colégio Santa Rosa, não conhece o Monumento de Maria Auxiliadora? Lá no alto da colina do Atalaia, está ele. Sua existência, foi conhecida no Brasil inteiro, por influência decisiva da publicação das antigas "Leituras Católicas".

Foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1900. Está caminhando para a comemoração do Centenário. A contagem regressiva já começou.

A idéia de sua construção foi do Pe. Luiz Zanchetta, na época, Diretor do Colégio Santa Rosa.

Objetivos: 1- Comemoração do Quarto Centenário da descoberta do Brasil; 2- Bodas de Prata da chegada dos Salesianos à América Latina; 3 - Propagar a devoção a Maria Auxiliadora.

O projeto é do Coadjutor Salesiano Domingos Delpiano. Estilo Bossan, que é uma mistura do gótico e arábe. É considerado a obra-prima de Delpiano.

Situa-se no alto da colina do Atalaia, a 100 metros do nível do mar.

Riolando Azzi dá 36m no total. Pe. Luiz Marcigaglia fala 40m (34m para a torre e 6m para a estátua). Um jornal da época dá 37m. Outro, fala de 43m.

A imagem é de cobre dourado, feita em Milão, pelos artistas Giudici e Del Bo.

Ao pé da imagem, há 3 enormes candelabros que sustentam 3 arcos voltaicos. Na cabeça da imagem, uma auréola com 12 estrelas.

Há dois altares. Um em direção ao Oriente, outro ao Ocidente. Este dá para a baía de Guanabara. Está numa linda capela que foi decorada pelo artista Parlati.

O Monumento está constituído sobre armações de ferro, com 300.000 tijolos, argamassa especial de cal, areia, cimento e terra romana, constituindo uma mole homogênea e firme.

Na pedra sobre a qual se assenta o Monumento estão escritas as palavras bíblicas: "In petra exaltasti me". (Sl 60,2).

A estátua pesa cerca de 2.000 quilos. Todo o material para a instalação da luz elétrica foi importado da Europa. Oferecido por um benfeitor que não quis dar o nome. (Gazeta de Notícias - 8/12/1900).

A inauguração foi no dia 8 de dezembro de 1900. Dia memorável aquele. Pelas fotos que temos da época, vê-se que havia muita gente. O Monumento foi bento por D. Francisco do Rego Maia, Bispo Diocesano de Petrópolis. Às 11h30min, começou a Missa. Ou melhor, começaram as Missas. Uma no altar Oriental, elevado sobre 32 degraus, celebrada pelo Pe. Miguel Borghino, primeiro Diretor. Outra na capela, lado Ocidental, frente do Monumento, celebrada pelo Pe. Pedro Rota, segundo Diretor do Colégio. As duas Missas foram celebradas ao mesmo tempo.

A parte musical estava a cargo dos alunos do Colégio Santa Rosa, coadjuvados pelos professores deste e de outros colégios salesianos.

Autoridades presentes: O Sr. Presidente da República, Dr. Campos Sales, fez-se representar pelo Sr. Cap.M.G. Alves de Barros; D. Francisco do Rego Maia, Bispo Diocesano; Sr. Deputado Estadual e Presidente da Câmara Municipal, Dr. Geraldo Cândido Martins;

O Sr. Joaquim Lacerda representou a imprensa. Estava presente, também o Gen. Costallat.

A festa no Monumento terminou às 14h. Depois, continuou no salão do refeitório do colégio onde foi servido um lanche com vários brindes e discursos.

Podemos imaginar a euforia do Pe. Luiz Zanchetta, o idealizador da festa!

Domingos Delpiano, construtor do Monumento, foi muito felicitado pelo sucesso que alcançou.

Por meio de "O Fluminense" de 9 de dezembro de 1900, sabemos que havia muita gente na inauguração e que choveu naquele dia. "O dia marcado para a inauguração do Monumento foi o de ontem. Embora chuvoso, a concorrência foi extraordinária e vimos no utilíssimo estabelecimento de Santa Rosa milhares de pessoas de todas as classes sociais".

Disse alguém, não podemos confirmar, são "histórias que a vovó contava", mas disse alguém que a idéia de se construir o Cristo do Corcovado, inaugurado bem mais tarde, em 1931, surgiu da construção do Monumento de Maria Auxiliadora.

(Este trabalho, em grande parte, baseia-se em "O Salesiano no Rio de Janeiro". Vol. III - Riolando Azzi e em "Os Salesianos no Brasil" - Pe. Luiz Marcigaglia).

transcrito do Anuário de 1992 do Colégio Salesiano Santa Rosa.