DONA ZAÍRA SOARES: EXEMPLO DE DEDICAÇÃO


Fomos encontrar nossa homenageada cuidando de seu lindo jardim, nos fundos do saudoso Instituto Pio XII, onde tivemos oportunidade de estudar e, inclusive, fazer os preparativos para o exame de admissão ao ginásio . No jardim-horta de D. Zaira existe até mesmo uma parreira em plena produção, como também uma figueira, entre tantas outras plantas nativas e até exóticas, em mais uma prova de que nossa terra é realmente fértil e em que se plantando, tudo dá.
Estamos hoje falando da Profª ZAIRA SOARES E SÁ, nascida em 16 de janeiro de 1923 nesta cidade de Mombaça, filha de Antonio Soares de Sá e de Maria Amélia Soares e Sá. D. Zaira é a 2ª filha do casal, que teve ainda outros oito filhos.
Iniciou seus estudos aqui mesmo, tendo posteriormente se transferido para Fortaleza onde estudou na Escola Doméstica de Fortaleza. De volta a sua terra natal, lecionou inicialmente no Patronato Padre Pedro Leão - hoje Ginásio e Escola Normal Divino Salvador, tendo depois fundado o Instituto Pio XII, onde por muitos anos manteve o ensino, do jardim de infância até a 4ª série do ensino primário. Do tempo do Patronato lembra o episódio em que uma criança do jardim de infância, muito atenciosa e que tinha o hábito de manter o queixo escorado com o braço, certa vez, perguntou: Professora! Eu posso mudar minha mão para o outro lado do queixo ? NOTA: esse aluno é hoje formado em Ciências Contábeis e bem sucedido financeiramente.
D. Zaira lecionou também, no Ginásio Castro Alves -hoje Centro Educacional Castro Alves; na Escola Integrada e Colégio Agrícola de Mombaça -EICAM- hoje Colégio Estadual Plácido Aderaldo Castelo e ainda no Grupo Escolar Profª Ananias do Amaral Vieira -hoje Escola de Ensino Fundamental Ananias do Amaral Vieira.
Oriunda de uma família muito religiosa, dedicou grande parte de sua vida a atividades da Igreja, tendo participação ativa na Congregação das Filhas de Maria e , atualmente, na Congregação da Mãe Peregrina de Schoenstatt - Mãe Rainha.
Participou ativamente de Grupos de proteção aos idosos, onde, juntamente com abnegadas senhoras da sociedade local organizou ações beneficentes dirigidas a grupos de idosos, onde esses tinham oportunidade de conviverem com outros e vivenciarem experiências de vida, o que em muito contribuiu para o aumento de perspectivas de vida dessas pessoas.Atualmente coordena um Grupo de Idosos no bairro Antonio Soares, onde conta com um número de 30 pessoas.