ciranda do norte  

CIRANDA DO NORTE

A Ciranda é de origem portuguesa, tendo uma forma complexa e outra simples. Dançada nos limites do Pará com o Amazonas, mais precisamente na cidade de Tefé ( AM ). Em forma de cordão de pássaro, onde á frente eles levam o “carão” ( pássaro ) que está presente a letra da música.

A ciranda é mais simples e fácil das danças populares do Brasil. Muitos a consideram uma dança infantil de roda, mas em muitas regiões do Brasil existe a ciranda de adultos, largamente cultivada, como no Recife. Seu ritmo lento e suave permite também a participação de pessoas idosas e atrai crianças pela facilidade e singeleza. Dando oportunidade de expressão corporal até aos mais tímidos.

  Eles dançam durante a mês de junho nas ruas e fazem pequenas paradas em frente a algumas casa a pedido do dono da casa. N o último dia ocorre a morte do pássaro e todos os participantes demonstram sentimento de tristeza.

  A dança folclórica Ciranda do Norte, em sua concepção, nota-se uma variação de passos com diversificação rítmica ( ciranda, xote e valsa ), compreendendo em uma só letra a dança Ciranda do Norte, com isso aparecendo as seguintes danças, que a completam como um todo:

 Ciranda
 Seu Manezinho
 Carão
 Não se fie em mulher
 Despedida da Ciranda, Papete e Coro.

A coreografia é feita de acordo com os versos cantados que narram o lazer, o trabalho na agricultura, caça, pesca e outras atividades que se desenvolvem na região. E dançado sempre em círculo. Para o acompanhamento musical, são utilizados instrumentos de pau, de corda e de sopro como: Curimbós, maracás, ganzás, banjos, cacetes e flautas.


 


 
 

INDUMENTÁRIA

A indumentária da Ciranda do Norte caracteriza a moda da época, as classes de baixa renda, onde as mulheres usavam blusa geralmente com babados e mangas soltas, com saias rodadas, estampadas abaixo do joelho e anáguas de renda e os homens usavam camisas estampadas sociais combinando com a saia da dama e calça preta, branca ou azul mescla. Ambos dançam de Chapéu de palha de abas curtas e sapatilhas artesanais ou descalços.

 O conjunto obedece a mesma roupa dos homens com estampas diferentes. O caçador se veste com camisa lisa social, calça preta, bota. Chapéu de palha e espingarda.
O carão apresenta roupa específica ao pássaro, com plumagens e pedras que dão realce a sua vestimenta.



 

1