PROGRAMAÇÃO SEMANAL DE ATIVIDADES


- PRÓXIMA PÁGINA



 Essa página ainda está em construção
 
 

Organização das casas-lares e espaço físico da Chácara

        Limpeza das casas, cuidados com a higiene, roupas, sapatos e utensílios do dia-a-dia, criação de animais, cuidados com as plantações e outras atividades do cotidiano, todos os dias conforme combinação entre os meninos e educadores.

Apoio ao desenvolvimento escolar

        De segunda a sexta-feira, a partir de atividades na biblioteca da chácara, como: desenhos, leitura de livros, dever escolar, contar histórias e diversas atividades lúdicas das 18:00 às 19:30 hrs., também durante o dia os meninos usam o espaço livre para ler, etc.

Gincanas pedagógicas

        Realizadas com os meninos duas vezes por semana no período da noite, às quartas e sextas-feiras, das 20:00 às 21:30 hrs., para através de jogos e competição saudável trabalhar temas como: valor da escola, família, convivência, drogas, higiene, como melhor organizar a chácara, avaliação dos meninos, dos educadores, etc.

Curso de Computação

        Na segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira os meninos da Chácara participam de três cursos durante o dia. No primeiro e segundo curso da computação das 10:00 às 11:00 hrs e das 16:45 às 17:45 hrs os meninos mais novos trabalham com programas de matemática, de alfabetização, de programação com Logo e de desenho e design. No terçeiro curso das 18:00 às 19:00 hrs os meninos mais velhos trabalham com textos de literatura e história contemporânea dentro da aprendizagem de técnicas de digitação, com programações no programa Logo e aprendem noções básicas de Windows, Winword, Excel, Hardware, DOS, Internet, etc. Na quinta-feira das 14:00 às 16:00 hrs. duas estudantes do Curso de Pedagogia da UFPR trabalham com os meninos com os programas Creative Writer e Fine Artist.
        É usada uma sala adaptada para o curso.

Curso de inglês

        Duas vezes por semana em uma escola de línguas, às terças e quintas, das 16:00 `as 17:15 hrs., e de segunda a sexta das 20:00 às 21:00 com o acompanhamento de estrangeiros que moram na chácara e são educadores voluntários.

Escola de futebol

        Todas as terças e quintas-feiras das 15:00 às 16:00 hrs., participam alguns meninos que se destacam mais no esporte, e só os que estão bem na escola.

Grupo de Teatro

        O grupo ensaia e se apresenta conforme conforme combinação entre os meninos e educadores com o público interessado. Os meninos da chácara tem uma peça de teatro que retrata numa síntese uma passagem da vida na rua, é um teatro de conscientização da sociedade como um todo.

Grupo de Música

        Formado por alguns meninos da chácara e educadores que se reúnem uma vez por semana para estudar e criar música, acompanhados por um músico profissional voluntário.

Curso de Capoeira

        Uma vez por semana. Todos os domingos um professor voluntário ensina os meninos na própria chácara.

Cursos e trabalhos diversos

        Durante toda a semana acontecem trabalhos na serigrafia da chácara, que produz camisetas conforme a demanda de pedidos, cuidados com a granja, além de reformas, construções e pequenos consertos necessários no cotidiano da chácara.

Projetos da Extensão da Universidade

        Para melhorar e avaliar o trabalho, a Chácara conta com quatro Projetos de Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR):

- Formação de Educadores
Curso de Extensão Universitária sob a forma de capacitação intitulado "Formação de Educacdores da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias" visa promover o aprofundamento teórico das questões que envolvem o trabalho dos educadores de ex-meninos de rua, residentes na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros.

- Trabalho com as Crianças e Adolescentes Projeto Criança: Desenvolvimento, Educação e Cidadania
Disponibilizar o conhecimento psicológico a respeito de crianças visando a educação e a prevenção de abusos. O objetivo será desenvolvido através de publicações ao público, palestras, cursos, consultórios e ações interdisciplinares junto á população, sendo que o enfoque principal será o desenvolvimento infantil (a descoberta da infância; diferenças culturais; estimulação); a educação infantil (ênfase na prevenção da punição física e violência doméstia) e a cidadania (direitos da criança, especialmente o direito á viver em família e em comunidade).

- Prevenção como instrumento da cidadania
Fortalecer as parcerias institucionais em prol de uma cultura de prevenção.
Informar os diferentes segmentos da comunidade, interna e externa à UFPR, sobre questões que envolvam a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, em assuntos concernentes à sexualidade humana, DST/AIDS e consumo de substâncias psicoativas de abuso.
Propiciar a troca de experiências entre os saberes científico e popular (senso comum) por meio de vivências compartilhadas entre as partes.
Contribuir para a construção do saber cientifíco, agilizando a integração entre a extensão, a pesquisa e o ensino.

- Interação com o Ambiente Informatizado
Na área de Informática Aplicada à Educação realizamos planejamento de atividades, e atendimento aos alunos, com vistas ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e conhecimento sistematizado fazendo uso do Computador.

- Saúde Bucal em Quatro Pinheiros
Implementar um programa de educação e prevenção em saúde bucal, visando atender parte das necessidades odontológicas dos moradores da Chácara Padre Eduardo Michelis e comunidade  circunvizinha, bem como ampliar a visão social dos alunos, integrando conhecimentos acadêmicos e saberes populares.
a)  reconhecer a importância da saúde bucal na vida e no trabalho das pessoas, bem como os pricipais problemas de saúde bucal, suas causas, conseqüências e meios de prevenção.
b)  conhecer métodos e técnicas para prevenção dos problemas de saúde bucal, bem como usufruir deles conforme as necessidades individuais.
c)  avaliar as soluções alternativas utilizadas para resolução de problemas de saúde bucal, adivindas da cultura popular.
d)  implantar uma horta comunitária de plantas medicinais, junto ao consultório médico-odontológico, incluindo aquelas utilizadas para o tratamento de problemas buscais.
e)  discutir conceitos populares e tabus sobre o tratamento odontológico.
f)  atuar como multiplicadora dos cohecimentos odotológicos, através das líderes comunitárias e auxiliares odontológicas da própria comunidade, que receberão treinamentos especifícos.


- PRÓXIMA PÁGINA


Quero voltar à página inicial ... 

Mais Informações:
Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias
CP-13018, BR 116 KM 144, CEP 83800.000, Mandirituba/Pr, Brasil


Última alteração em 09 Dez. 1999 por Frank Holzmann