Símbolo da Associação Símbolo da Associação
  Chi-Na
  Fotos
  Cursos

História do Kuoshu


Os conhecimentos da China foram adquiridos através da observação da natureza: os animais, as plantas, as pedras, tudo lhes dava uma metáfora que era traduzida para a vida cotidiana. Os que aprendiam armazenavam o conhecimento e transmitiam-no para seus companheiros de sociedade, aumentando-o e modificando-o a cada geração.

Geralmente eram os tios quem ensinavam os sobrinhos, devido ao rígido método de ensino. Segundo os mestres, é necessário sentir o que se faz, ter vivência para compreender a verdadeira essência. Antigamente, ao demostrar as técnicas, golpeava-se realmente os alunos, para que aprendessem através da prática (é não apenas na teoria), pois diziam que muitas coisas não se aprende ouvindo somente explicações. Muitas vezes, é difícil compreender este aspecto, o entendimento vem naturalmente.

Sabe-se que os chineses inventaram o ábaco (instrumento para realizar cálculos matemáticos) e conheciam muito sobre astronomia, astrologia e física (observe que, antes de Lavoisier, já sabiam que a energia se transforma e não se perde, sendo este o princípio do Tai Chi e da medicina chinesa). A culinária chinesa e a mistura dos "cinco sabores" também é muito apreciada hoje no mundo inteiro. Não podemos esquecer das Artes Marciais, precursoras de algumas e influenciadora de outros. Também a caligrafia é um importante item, já que os chinese tinham vários modos de escrita, dependendo do objetivo do texto; fosse literário ou fosse para altares, teria um tipo diferente de papel e de arranjo do ideogramas.

A tradução (ocidentalizada no seu sentido) de Kung Fu, seria "algo que se aprende e aperfeiçoa com o tempo". É interesante notar que, para os chineses, não há tempo verbal; quando querem indicar tempo, dizem "presente", "passado" ou "futuro".

Quando os mestres chegaram na América, não sabiam falar inglês, o que os fez trabalhar em praças fazendo demonstrações de Arte Marcial Chinesa. Quando questionados sobre o que era aquela "luta", eles diziam "Kung Fu", querendo expressar que leva-se tempo para aperfeiçoar-se até adquirir aquele nível de habilidade.

Kuoshu são os ideogramas para "arte nacional", ou seja, a arte marcial chinesa tradicional é o Kuoshu. Os japoneses utilizam a palavra Budo (caminho do guerreiro) para designar o conjunto de suas artes marciais herdeiras das chinesas. Completando, Wushu significa "Arte Marcial"; então qualquer uma para os chineses se chamam Wushu. Esta denominação também se aplica de outra forma como veremos a diante.

Seria muito mais fácil se, na época que os mestres chegaram ao Brasil, falassem português, ou mesmo inglês fluente; isso evitaria muitas divergências de nomeclaturas. Atualmente, alguns estilos tradicionais estão adotando a nomeclatura correta em chinês nos uniformes e placas de associações, e até mesmo nas aulas durante os exercícios e a parte técnica das aulas.

* O Kuoshu nasceu na China, segundo o registro mais antigo datado de 2674 a.C., onde tropas do imperador Woon Tai tiveram que conter uma rebelião de senhores feudais, que queriam dividir a China entre si. As tropas do Imperador venceras com uma técnica guerreira, conhecida como Wushu. Não se pode precisar a data por alguns motivos. Um deles é que um outro Imperador da China, Tchon Tchi Woon, queria ser o primeiro da história chinesa e, assim, mandou queimar todos os registros sobre outros imperadores, e com ele se foi uma parte da bibliografia da Arte Marcial, embora não tenha conseguido destruir todos. Este não foi o único imperador da China que destruiu bibliotecas e estátuas. Outros dizem que foi Ta Mo quem trouxe a Arte Marcial para a China.

Por ser desenvolvido com o tempo, até hoje os estilos sofrem mudanças; as datas que se possui são as da oficialização dos estilos, quando alguns de seus primeiros mestres escreveram livros descrevendo suas técnicas. Com o passar dos anos, algumas técnicas novas foram criadas, ao passo que outras desapareceram.

Também veio da necessidade de autodefesa e sobrevivência, pois era necessário a alimentação e a proteção contra invasão de outros povos. Como diz no Sun Tzu: "na paz, prepare-se para a guerra; na guerra prepare-se para a paz". Vê-se que, mesmo para defesa pessoal a saúde é necessária.

Alguns dos estilos de Kuoshu se baseiam em animais, como Ying Jow (Garra de Águia), Tan Lon (Louva-a-deus) e Hung Gar (Estilo da Família Hung - mais conhecido como Garra de Tigre), outros em lendas, como algumas escolas de Tai Chi Chuan, enquanto outros foram criados das necessidades individuais de seus fundadores. Diferenciam-se também de acordo com a região de origem dentro da própria China; estilos do norte da China possuem posições mais baixas e técnicas de chutes altos e com pulos; enquanto que estilos do sul se posicionam mais de pé e com chutes baixos. Esta diferença é basicamente pela geografia física e climática do local; o norte é uma região mais seca, e no sul é a região de pesca (mais úmida). Isto fará diferença na mosculatura que será enfocada para um melhor desenvolvimento pelo praticante de cada estilo.

Há também a diferenciação de acordo com o modo de treinamento. Se as técnicas se iniciam dando mais ênfase ao treino do Chi (Qi), que será explicado mais a frente, o estilo é considerado interno; se a força muscular é mais importante para os primeiros anos da prática, o estilo é externo. Vale lembrar que, basicamente, todos os estilos trabalham tanto a energia muscular quanto o Chi, só que cercorrem caminhos diferentes.

O Kuoshu se divide em vários estilos, atualmente catalogados cerca de 180 tradicionais, com árvores genealógicas desde seus fundadores até os mestres atuais. Conta-se que eram mais de 400 estilos.

Cada sistema de Kuoshu possui diversas formas de treinamento, que foram desenvolvidas de acordo com o seu embasamento (como visto acima). Basicamente, as principais técnicas são: Kati ("rotinas" ou "formas"; sequências de movimentos que visam a coordenação de golpes em várias direções e alturas, de maneiras diversas, usando as mãos livres ou armadas); Toi Tcha ("frente a frente", lutas combinadas onde os golpes do Kati são desmembrados e utilizados em dupla ou trio, com ou sem armas); Lai Tai (luta de estilo profissional), Sanshou (luta sem necessidade de conhecer Kati), San Ta (luta profissional), que buscam a aplicação o mais próxima possível do real utilizando-se aparelhos protetores. Outras técnicas incluem movimentos somente com chutes, somente com socos, ou a aplicação de um golpe único várias vezes para a sua correta e pronta aplicação.

Dezenas de armas são utilizadas pelo Koushu para o treinamento das habilidades de luta. Kuan (bastão), Tou (facão), Chuen (lança), Tonfa, Kua Tou, e muitas outras mais para serem citadas. O treino com as armas é considerado como uma extensão dos membros, por isso o atleta que domina bem os movimentos de mão será um bom praticante de armas, sejam duplas ou individuais.

Cada estilo possui sua árvore genealógica. Esta árvore genealógica registra a história de cada estilo em particular e quem foi seu fundador.

É importante que cada professor e instrutor conheça a origem do estilo que pratica, para poder ensiná-la na sua academia. Não merece crédito aquele que ignora a genealogia e a história do estilo a que se dedica, como não o mereceria quem afirmasse pertencer a uma determinada família e não soubesse informar, sequer, o nome de seus pais e avós.

Vale lembrar que Kuoshu possui uma hierarquia (série contínua de graus e escalões, em ordem crescente ou decrescente) quase militar. A Internacional Chinese Kuoshu Federation padroniza a graduação, de forma a manter próximos os níveis entre os praticantes de estilos diferentes.

Tudo é organizado e documentado e cada documento deve conter o carimbo e a assinatura de quem o expediu. Desta forma quando um mestre eleva um discípulo à categoria de professor e o autoriza a dar aulas, fornece-lhe um documento comprovatório. A falta desse documento, para um professor cujo mestre não está presente, significa que ele mesmo se atribuiu o título. Um título que o seu mestre não lhe negaria, caso o julgasse capacitado o recebê-lo. Há estilos que não conferem diploma, mas na falta do mesmo deve existir uma autorização ou um documento correspondente, assinado por quem tenha competência e qualificação para fazê-lo.


Aqui você saberá a distingui um estilo tradicional (PURO).
Aprenderão a verdadeiro linhagem do Grão Mestre Lau Fat Mong e da Grã Mestra Lily Lau.