Faculdade de Medicina de Botucatu   unesp.gif (864 bytes)

Alô galera da UNESP!! Esta parte da minha página é destinada a todos que já estudam aqui e aos muitos que pretendem se juntar a nós.

A Faculdade de Medicina de Botucatu é hoje um centro de referência e excelência do Ensino Superior no Brasil. Seu Hospital das Clínicas contém mais de 300 leitos e atende não só pacientes daqui da região de Botucatu, que fica a 235 km de São Paulo, mas de outros locais distantes do Estado e até mesmo do País.  (recentemente, em março de 2001, o HC de Botucatu foi premiado pelo Ministério da Saúde com o Prêmio de Qualidade Hospitalar, mediante avaliação dos próprios pacientes. Esta honra foi concedida apenas ao HC da USP de São Paulo e ao Instituto do Coração. Quite an honor!!!)

O Curso é estruturado em três blocos de dois anos cada um. No primeiro são estudadas as disciplinas do Ciclo Básico, como Anatomia (com três manhãs por semana no primeiro ano), Fisiologia, Bioquímica (delícia), Histologia, Parasitologia, Imunologia, Genética, Patologia Geral e várias outras. O estudo da Semiologia, que compreende o aprendizado do exame clínico completo e se resume no principal ponto da prática médica, inicia-se no segundo ano, que também é o primeiro em que pusemos branco. Nestes dois primeiros anos é necessária muita paciência... muuuuita teoria e pouca prática.

O segundo bloco compreende as disciplinas clínicas, com um abismo de diferença para o anterior. Do básico restam apenas Farmacologia e Neuroanatomia; o resto é tudo dentro do hospital.

Por fim, os dois últimos anos são em esquema de Internato. A carga horária é muito pesada, e as atividades eminentemente práticas.

Mas é claro que a vida por aqui não se resume aos livros... duas entidades formadas por nós alunos dão suporte às atividades extras. O Centro Acadêmico Pirajá da Silva é responsável pela organização de Cursos e Congressos através do Departamento Científico; o Cultural promove os dois eventos mais esperados do ano - o CAPS Acústico (encontro musical) e o Festival Universitário de Arte (FEUNART), que promove as mais diversas categorias de exposição - música cover, original, dança, literatura, artesanato e pintura (em 2000 foi um grande sucesso reunindo na última noite cerca de 1000 pessoas). Fora isso, o CAPS é o órgão de comunicação entre alunos e docentes, e entre os alunos e a comunidade através de seus projetos de extensão.

A Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (clique para conhecer o site oficial, reformulado e muito bonito) promove treinos e competições em uma grande gama de categorias esportivas. Entretanto, o torneio mais esperado é a Intermed, a maior competição universitária da América Latina com cerca de 10000 participantes das 10 melhor ranqueadas Faculdades de Medicina da região em termos de esporte.

Aos meus amigos daqui, uma lembrança toda especial... que está na parte de "Amigos".

Clique aqui para conhecer o site oficial da Faculdade de Medicina de Botucatu


Clique aqui para voltar para a página principal