CORPOS ESTRANHOS

Epaminondas de S. Mendes Junior

· CONCEITO:

É todo corpo ou objeto que venha penetrar ou impedir o correto funcionamento do organismo.
· Possíveis locais de alojamento de corpos estranhos:

  • Olho
  • Ouvido
  • Nariz
  • Laringe - Traquéia
  • Esôfago - Intestino - Estômago
  • Pele
· OLHO

Sinais e Sintomas:
Lacrimejamento, edema, ardência, dor, eritema
Corpos estranhos móveis:
Não deixar a vítima esfregar o olho para que o objeto não acabe se fixando no globo ocular. Deve-se lavar em água corrente o local com objeto estranho. Esta lavagem deve ser feita de tal forma que impeça o corpo sair de um olho e entrar no outro, ou seja, deve-se lavar na direção médio-lateral ou naso-temporal. Caso o objeto esteja na pálpebra, retira-se com o cotonete ou com a ponta de um lenço umidificado, basta encostar que o objeto vem.
Corpos estranhos fixos:
Não deixar a vítima esfregar o olho para que não ocorra ruptura de alguma estrutura como vasos e camadas do olho. O objeto não pode ser removido e a região deve ser imobilizada com um curativo oclusivo não-compressivo. Este deve ser feito nos dois olhos já que existe uma sincronia de movimentos(isocoria). Levar imediatamente para um oftalmologista ou Hospital.
Em caso de substâncias químicas nos olhos, deve-se lavar com água abundante para diluir ao máximo a solução e favorecer que a mesma se espalhe mais. Não deve-se lavar com água boricada, pois a mesma pode provocar uma reação química e prejudicar estruturas oculares. É importante lavar o olho mesmo durante o transporte.
· OUVIDO

Sinais e Sintomas:
Otalgia (dor de ouvido), otite, otorragia, otorréia, zumbido (inseto), tontura, edema, eritema, cefaléia.
Cereais:
A retirada de cereais do conduto auditivo deve ser feita com a administração de álcool absoluto. Não deve haver a tentativa de retirada com uso de água, já que, por se tratar de cereais, é certo que os mesmos inchem dificultando a remoção.
Insetos:
Basta colocar três a quatro gotas de óleo mineral no ouvido e esperar alguns instantes. Esta manobra irá imobilizar e matar o inseto. Depois basta virar em posição contra-lateral a cabeça e esperar o inseto sair. A tentativa de atração do inseto pela luminosidade só deve ser aplicada quando se tiver certeza que se trata de um mosquito ou algum outro que não tenha fotofobia, pois se aplicarmos uma fonte luminosa no CAE obstruído por insetos com fotofobia, é certo que eles irão se aprofundar ainda mais, correndo o risco de perfuração da membrana timpânica.
Objetos que não inchem:
Pode-se fazer a sua retirada com jatos de água, ou melhor, lavando em água corrente.
Água:
Este problema se soluciona facilmente com aplicação de álcool absoluto. Este quebra mais facilmente as pontes de Hidrogênio da água, facilitando a sua retirada.
Em qualquer caso, não deve-se forçar a saída de um corpo estranho, se nenhuma das manobras acima descritas obteve sucesso, a vítima deve ser encaminhada para um otorrino ou Hospital. Seja qual for o tipo de objeto estranho no ouvido, jamais deve-se tentar retirá-lo com o auxílio de pinças, palitos ou algo parecido. Estas manobras além de serem favoráveis ao ferimento do CAE também acabam fazendo com que o corpo estranho se aprofunde ainda mais.

· NARIZ

Sinais e Sintomas:
Dor, espirro, rinorréia, obstrução nasal, epistaxe.
Não se deve tentar retirar o objeto utilizando ferramentas como pinça, grampos, palitos, dentre outros, pode causar sangramento da mucosa nasal, além de dificultar ainda mais a retirada do corpo estranho. Em casos de corpos estranhos no nariz, pede-se para a vítima respirar pela boca, tapar a narina desobstruída e assoar o nariz. Se o corpo estiver fixo não forçar e encaminhar para o Otorrino ou Hospital.

· LARINGE - TRAQUÉIA

Sinais e Sintomas:
Tosse, dispnéia, cianose, angústia, asfixia
Procedimentos:
Pede-se para a vítima se acalmar, depois de observá-la faz-se a tapotagem de tal forma: - aplica-se em torno de quatro golpes nas costas, na região entre as escápulas. A mão deve estar em concha e o sentido dos golpes deve ser de baixo para cima e para dentro. Se a tapotagem não resolver, aplica-se a Manobra de Heimlich, esta deve ser feita da seguinte forma: - Posicione-se atrás da vítima, coloque uma mão fechada sobre a região epigástrica (entre o apêndice xifóide e o umbigo) e a outra mão por cima dessa para dar maior pressão. Faz-se, então, uma pressão no sentido de fora para dentro e de baixo para cima. Esta manobra é contra-indicada para pessoas obesas, lactentes e gestantes. Em obesos e gestantes faz-se a pressão na região torácica. Em lactentes, esta manobra requer cuidados especiais: Primeiro, deve-se colocar o bebê apoiado no antebraço, com a cabeça levemente inclinada para baixo. A tapotagem deve ser feita com a borda medial da mão e entre as escápulas. Em seguida, vira-se o bebê e faz-se compressões com os dedos anelar e médio em posição dois dedos acima do apêndice xifóide.
· ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTESTINO

- Sinais e Sintomas:
Disfagia, dor retro-esternal, sensação de pressão no esôfago, melena e hematêmese.
Procedimentos:
Dar alimentos pastosos: pão, purê de batatas, banana, quiabo, farinha.

Não saindo, levar para o Hospital.

· PELE

- Anzóis:
Fazer sair a extremidade aguda, cortar a ponta com pinça ou alicate, retirar o anzol, fazer profilaxia antitetânica.
· Obs: Em regiões muito vascularizadas, como palma da mão, olho e face, ou quando está situado muito profundamente, não retirar o anzol, pois pode provocar o rompimento de alguns vasos. A região deve ser imobilizada e a vítima levada para um Hospital.

« Primeiros Socorros