Região Glútea

Região Glútea

 

1- LOCALIZAÇÃO E LIMITES- o limite superior é a crista ilíaca, enquanto a limitação inferior é a prega glútea. Medialmente limita-se com a coluna sacral, e lateralmente o limite é uma linha vertical que vai desde a espinha ilíaca ântero superior, até a prega glútea. Essa região tem como localização a parte posterior da pelve.

2- PLANOS- somam-se no total de 6.

 

3- VASOS E NERVOS- as artérias superficiais: correspondem às arteríolas. Artérias profundas: são 3 as mais volumosas: artéria glútea, artéria isquiática e artéria pudenda interna. As veias superficiais terminam na femural e as profundas na ilíaca interna. Existem 2 veias profundas para cada artéria. Os nervos superficiais destinam-se à pele. Os profundos são: glúteo superior, glúteo inferior ou ciático menor, pudendo interno e ciático maior.

 

*Anexo- o ciático maior deriva da 4° e 5° vértebras lombares e da 1° e 2° sacrais. É responsável pela inervação motora do músculo da panturrilha e de todos os músculos abaixo do joelho. Fornece também informações sensoriais para a parte posterior e lateral da perna e região plantar. Daí deduz-se que a paralisia ciática leva à inatividade de todos os músculos abaixo do joelho.

 

BIBLIOGRAFIA

TESTUT. l., JACOB. o. Compendio de Anatomia Topografica. Barcelona: Salvat Editores S.A., 1969

 

« Voltar

 

 

1