BOLETIM DA DIRETORIA DE CRIAÇÃO NÚMERO 65 FEVEREIRO 98

1- AGILITY.

O agility veio para ficar. O American Kennel Club (AKC) realiza provas oficiais há muito tempo. A SV alemã oficializou o agility, com renhidas disputas entre os seus ortsgruppen. Em 1995, na belga Thuin, a FCI (Federation Cynologique Internationale), sistema ao qual somos filiados, publicou o seu regulamento sobre o agility (Agility-Reglement), inclusive com dados precisos sobre os obstáculos.

Por que o agility obteve sucesso tão rapidamente ?

Como não temos sociólogos caninos, vou expor o meu ponto de vista.

O agility não padece de dois fatores limitantes para os leigos: 1- As exposições de criação (antigas estrutura) somente são dinâmicas e atraentes para os participantes. Os assistentes ficam com a imagem de meia dúzia de "malucos" gritanto, agitando trapos, jogando bolinhas, macaqueando ou soprando apitos para chamar a atenção de animais em filas e apresentados por outros, não menos "malucos", que também gritam, olham desesperadamente para o juiz e dão sinais orientadores com as mãos. Sem falar que, para a maioria, o juiz sempre coloca os animais mais bonitos nos últimos lugares...; 2- As provas do adestramento chamam mais a atenção. Mas, as exposições são lentas, cansativas e não mostram confrontos diretos e empolgantes entre as atividades dos animais.

O agility é dinâmico, fácil de ser entendido, principalmente no Brasil, por ter semelhanças com o hipismo rural, mostra confrontos diretos entre as atividades dos animais e o aparelhamento do campo é mais bonito e colorido. E pode ser praticado por qualquer pessoa disposta a ocupar algum tempo no treinamento.

Como o cão pastor alemão é um dos mais aptos para o agility, creio que as entidades pastoreiras estão deixando espaço para outros grupos assumirem a liderança do esporte no Brasil. Não é inteligente ser contra. É remar contra a maré no momento que todas as maiores entidades cinófilas internacionais estão engajadas no agility.

Não podemos, com a estrutura nacional que tem o pastoreirismo, inexistente em relação às outras raças, deixar de aproveitar a oportunidade de ouro de divulgar a raça e, sendo mais pragmático, facilitar a colocação de maior número de filhotes. E, sem aumento do número de filhotes, não teremos muitas condições de melhoria do plantel.

2- MAIS CONSANGÜINIDADE.

Embora as consangüinidades em Palme, Uran, ninhadas Q e X Arminius, Flora, Lasso e Wilma sejam as mais importantes no momento, como já vimos no boletim, nota-se no nachkommengruppen, o interesse em preservar algumas outras mais antigas. Miro Holtkämper See (Ork Wertheraner) é cons. em Argus Aducht, Lasso Haus Babilon (Fando Südblick) na ninhada A Klämmle (Asslan- Argus), Eros Luisenstrasse (Cello) em Fina Badsee (da mesma linha Klämmle), Larry Grapenhof (Lupo Klosterbogen) em Reza Haus Beck, Natz Steigerhof (Nutz Mönchberg) em Lasso Wiedenbrücker Land, Shanto’s Shano (Flick Arlett) na ninhada G Patersweg (Gitta-Grando), Jason Haus Lacherom (Ulk Arlett) em Nick Wienerau e Argus Aducht, Ulk Arlett (Yago Wildsteiger Land) na ninhada A Klämmle (Asslan-Argus), Largo Breidenbacher-Schloss (Xanto Grauen) em Irk Arminius, Urk Wienerau (Gorbi Wienerau) em Dax Wienerau, Matty Wienerau (Zamb Wienerau) em Dax Wienerau, Apoll Laacher-Haus (Jeck Noricum) em Grando Patersweg, Jaguar Monchberg (Dax Haus Lack) na ninhada A Hainsterbach (Axel-Anschie), Sasko Noriswand (Zito Noriswand) em Dax Wienerau, Jeck Noricum (Odin Tannenmeise) em Canto Wienerau e Dick Adeloga, Nero Hirschel (Zamb Wienerau) em Quanto Wienerau, Visum Arminius (Jeck Noricum) em Herzog Adeloga, Lord Georg Vicktor Turm (Jeck Noricum) em Nick Wienerau, Scott Deodatus (Gustl Wildsteiger Land) em Nick Wienerau e Wanko Lippischen Norden (Quando Coroninas) em Nick Wienerau. Evidencia-se claramente a intenção de manter o elo entre as novas linhas e as antigas. Argus, Fina e ninhada A Klämmle representam influência Canto Wienerau. Dax Wienerau (filho de Jupp Haller Farm, neto de Jonny Rheinhalle e pai de Natz Hasenborn), Nick Wienerau (Kuno Weidweg, Jonny), principalmente por seu filho Fando Südblick, trazem o melhor de Mutz Pelztierfarm. Dick Adeloga (Quanto), Grando Patersweg (Dick) e Reza Haus Beck (Quanto) representam o elo Quanto. Dos quase 40 animais do nackkommengruppen, somente dois não possuem qualquer consangüinidade: Mark Oberriedertal (filho de Lido Bohrertal, neto de Karo Asbacher Land, bisneto de Putz Arjakjo e trineto de Jupp Haller Farm) que é apresentado como boa alternativa para as linhas Quanto e Canto e Joker Hammelsbacher (Visum Arminius), do qual não consegui saber a importância para a honraria.

Dr. José Carlos Pereira, Diretor de Criação. 

Home ] Chat ] Clínica ] Informática ] Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]

Riquetsiose ] Ponto ] Luxação da Patela ] Uniformidade na criação ] Mielopatia Degenerativa ] Visão ] [ Agility ] Lobo mau ] Aprendizado ] Dispalsia cotovelo ] Erliquiose ] Ecos da SIEGER ] Pragmatismo ] Displasia Coxo-Femoral ] Dirofilariose ] Brucelose ] Consanguinidade ]