Doenças degenerativas das Articulações

Doenças degenerativas das Articulações (DDA) ou osteoartrite é uma desordem progressiva das articulações sinoviais que sistematicamente danifica as articulações de aproximadamente 15-20% de todos os cães

DAD é caracterizada por degeneração da cartilagem e efusão da articulação. começa com injúria da cartilagem articular - um resultado do relaxamento da articulação, estresse da articulação, trauma acidental ou degeneração decorrente da idade avançada. Pelo fato da cartilagem articular não possuir neurônio sensor, há ausência de dor neste estágio e o animal pode continuar ativo. A dor não aparece até que o dano atinja a capsula da articulação ou o osso subcondral onde existem neurônios sensores. Até chegar a esse ponto, um dano considerável já se instalou. No momento da escolha da terapia para controlar o processo destrutivo da DDA, o desfio está em aliviar a dor e invalidez sem exacerbar o ciclo de degeneração em andamento.

Vicious_big.jpg (31801 bytes)

Figura 1. Circulo vicioso das doenças da articulação

Artrite (DDA) em cães

Se o cão demostra sinais de claudicação - mancar, ganir, ter dificuldades no que está relacionado a atividades atléticas que antes eram naturais - ou suas juntas estão inchadas ou inflamadas, ele pode estar sofrendo de osteoartrite, também conhecida como DDA.

cross_sec1.jpg (4762 bytes)

FIGURA

1. A cartilagem cobre os ossos a fim de evitar a fricção durante os movimentos e diminuir o impacto sobre a junta. É tecido vivo, mas sem inervação ou suprimento sangüíneo.

2. A capsula articular, com sua delicada camada interna (membrana sinovial) fecha a articulação e produz líquido sinovial.

3. O líquido sinovial preenche a cavidade articular. Ele lubrifica a cartilagem e, como se fosse um suprimento sangüíneo, nutre e a mantém limpa. O líquido sinovial normal deve ser viscoso e espesso.

As doenças da articulação em cães geralmente começam com injúria da cartilagem. Isso pode acontecer quando pulos ou corridas estressam as articulações. Também pode ser resultado de articulações frouxas que permitem que os ossos se atritem.

Pela cartilagem ser desprovida de nervos, não há avisos de injúria, o cão não sente dor e continua ativo. Isso acelera o dano. Em resposta, o tecido danificado libera enzimas que causam erosão da cartilagem e transformam o líquido sinovial espesso e lubrificante em um líquido aquoso destruindo sua lubrificação e reduzindo a nutrição na hora em que ela é mais necessária.

 

 

Chat ] Clínica ] Informática ] Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] [ Ortopedia ] Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]