DERMATITE ALÉRGICA

Tradução do artigo da Dra. Susan Gayle

 

Alergias acometem muitos animais e seres humanos, e os sinais, apesar de variarem a depender da espécie, causam sofrimento de várias formas. Atopia é um tipo comum de alergia a pólen, grama, poeira doméstica e uma variedade de outros alérgenos. e pode afetar tanto cães como gatos. Esses alérgenos podem ser inalados, ingeridos ou absorvidos pela pele; a hipersensibilidade resultante causa uma variedade de sinais clínicos que são atribuídos a micose ( prurido ). Esses sinais podem aparecer durante o outono ou a Primavera, ou mesmo durante todo ano, e como nas alergias humanas não podem ser curados só controlados.

Atopia tem caráter genético e os animais começam a demonstrar os sinais entre 6 meses e oito anos de idade. As raças mais comumente afetadas são os Terriers, Labradores, Schnauzers, Poodles, Lhasa Apso, Shih Tzu e Shar Pei. O cão costuma lamber os pés, esfregar a cara, mastigar as patas, coçar as axilas, balançar a cabeça, ter secreção nasal e ocular. Geralmente o proprietário descreve como se fosse uma coriza, respiração ruidosa e dificuldade de respirar. Problemas relacionados a alergia podem incluir infecções do ouvido e da pele e problemas na glândula anal. Gatos geralmente apresentam pequenas lesões em partes ou em todo corpo, geralmente no pescoço ou nas costas.

O tratamento pode variar de acordo com a severidade do problema. O jeito mais fácil e mais acessível de controlar essa alergia é trocando a dieta do animal para dieta caseira de boa qualidade. Ração industrializada pode conter ingredientes de baixa qualidade e conter preservativos e antibióticos, e outros produtos químicos que podem contribuir para o decréscimo da saúde geral do animal ou mesmo ser a causa da sensibilidade alérgica em alguns animais . Quando se melhora a saúde geral do animal ( E, portanto, da pele ), alergias e pulgas geralmente não causam uma reação violenta.

Convencionalmente, recomenda-se o tratamento da Atopia com suplementação de ácidos graxos, shampoos hipoalérgicos, anti-histamínicos, teste de pele e injeções antialérgicas, e como último recurso esteróides. As injeções ( ou tratamento hiposensibilizante) são efetivas em 50 a 80% dos casos. Diferentes anti-histamínicos são geralmente testados até encontrar aquele que controla melhor a coceira. Medicações tópicas são utilizadas para aliviar áreas de ardor e infecções no ouvido. Antibióticos e antifúngicos são utilizados para controlar uma infecção bacteriana secundária ou uma infecção por Malassezia.

Tratamentos holísticos alternativos não aumentam a saúde do animal, mas permitem a utilização de menos drogas convencionais. Além de uma alimentação natural superior, alguns suplementos nutricionais podem ser de ajuda. Altas doses de vitamina C podem ter um efeito similar aos anti-histamínicos. Alguns Veterinários defendem a utilização concomitante de antioxidantes como Beta caroteno ( Ou Vitamina A em gatos ), vitamina E selênio. Um suplemento de ácido graxo n-3/n-6 é vital ( Óleo de peixe, óleo de girassol ). Tratamentos com ervas podem ser úteis como uma estratégia tonificante, mas raramente dão alívio imediato a coceira. Ervas chinesas são prescritas de acordo com os princípios médicos tradicionais chineses. A Calêndula pode ajudar no alívio do ardor.

Outros tratamentos que costumam ser indicados para dermatites alérgicas incluem a homeopatia, acupuntura, terapia glandular entre outras. Lidar com alergias requer uma observação acurada. Quando as pessoas sentem o inicio da alergia elas começam um tratamento com anti-histâmínicos bem antes da alergia se tornar desconfortável. O proprietário deve então estar alerta para os sinais sutis do inicio da alergia como quando o cão começa a lamber o pé. O tratamento preventivo nesse ponto pode assegurar que o animal não vai desenvolver os problemas secundários como infecção de pele ou ouvido. Só um veterinário especializado em medicina holística deve administrar a terapia alternativa para assegurar que o animal esteja recebendo as dosagens corretas e que o tratamento é o ideal.

 

Chat ] Clínica ] Informática ] Odontologia Veterinária: ] [ Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]