info.gif (5859 bytes)

 


A informática está presente no nosso dia a dia e não podiamos deixá-la de lado. E foi baseado na capacidade de comunicação que a internet oferece, que o GESCANIS foi criado. Com o intuito de reunir informações, experiências, opiniões de médicos veterinários, acadêmicos de medicina veterinária e craidores de cães e torná-las acessíveis a pessoas de todo país. Um Grupo de Estudos não limitado a uma instituição mas abertos a todos que queram participar e contribuir fazendo da internet não só um meio de diversão mas também uma forma de aprendizado.
Aqui nós abordaremos desde alguns históricos do mundo da informática até a utilização de alguns softwares que são de grande utilidade para o veterinário e o estudante de veterinária. E para iniciar essa nova fase do GESCANIS Abordaremos o histórico da internet.


A internet se desenvolveu a partir de um experimento iniciado no início dos anos 70 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Departamento de Defesa queria criar uma rede de informações que pudesse continuar funcionando em caso de um desastre, como por exemplo uma guerra nuclear. Outra condição era que se parte da rede fosse destruida, o resto do sistema deveria continuar funcionando. Essa rede foi chamada ARPANET, e colocou pela primeira vez em contato, os cientistas e acadêmicos dos Estados Unidos. Foi a precurssora da internet que conhecemos hoje.

Em 1985, a National Science Foundation ( NSF ) criou NSFNET, uma série de redes informatizadas dedicadas à difusão das novas descobertas e da educação. Baseada nos protocolos de comunicação da ARPANET, a NSFNET criou um esqueleto de rede o "backbone" nacional oferecido gratuitamente a qualquer instituição americana de investigação ou educação. Ao mesmo tempo, outras redes regionais foram aparecendo com a finalidade de poder ligar o tráfego eletrônico de instituições individuais com o
esqueleto da rede nacional. A NSFNET cresceu rapidamente junto com a descoberta por parte do público, de seu potencial e com a criação de novas aplicações que permitiram uma facilidade de acesso. Corporações como Sprint e MCI começaram a construir suas próprias redes, que foram ligadas a NSFNET. Ao mesmo tempo que empresas comerciais e outros provedores de rede regionais começaram a tomar conta das operações das maiores arterias da internet, NSF foi deixando de dar suporte ao esqueleto da rede. NSF também coordenou no início um serviço chamado InterNIC, que registrava todas e cada uma das direções da Internet para que os dados pudessem ser direcionados ao sistema correto. Este serviço agora, é feito pela AT&T e Network Solutions, Inc., em cooperação com NSF. Você pode encontrar mais informações sobre o InterNIC Directory no servidor da InterNIC. Uma explicação mais detalhada pode ser encontrada na History of NSF and the Internet ou no documento Short History of the Internet, de Bruce Sterling. outro lugar de referência é a sessão sobre As origens da rede, do documento Extended Guide to the Internet da Fundação Fronteira Eletrônica.

 

 

Chat ] Clínica ] [ Informática ] Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]