Tumores de glândula mamária em cadelas

Tradução do artigo do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Veterinário da Universidade da Pensilvânia.

Câncer de mama é, de longe, a mais freqüente ocorrência de neoplasia na cadela. 24 a 45% dos canceres da cadela são câncer de mama. A média de idade das cadelas acometidas é de 10-11 anos. 50 a 60% dos canceres de mama são malignos e potencialmente metastáticos. Os locais mais comuns de metástase são linfonodos locais e pulmões. 40 a 50% dos tumores de mama em cadelas são benignos de crescimento localizado. A extirpação cirúrgica de toda cadeia mamária o mais rápido possível é a terapia indicada para qualquer tumor mamário. Se o tumor for benigno, a extirpação de toda cadeia mamária é curativo. Se o tumor for maligno, deve-se seguir a essa prática cirúrgica o tratamento quimioterápico, imunoterapia ou radioterapia.

A castração na ocasião da retirada do tumor não tem efeito na reincidência. Castração no primeiro ou segundo cios reduz significantemente a probabilidade de ocorrência de tumores mamários. Castração após os 2 anos e meio de idade não é efetiva para a prevenção de tumores mamários.

Não é recomendado a biópsia dos tumores ao invés da remoção pelas seguintes razões:

1. Tumores que no inicio são benignos podem sofrer transformação posterior para tumores malignos.

2. Tumores múltiplos podem ser analisados na biopsia como se fossem um só sendo que cada um pode ser um diferente subtipo de tumor mamário.

3. Dentro da mesma massa tumoral pode haver uma mistura de tecido maligno e benigno.

A depender da extensão do tumor, diferentes abordagens cirúrgicas são recomendadas. Na maioria das vezes, recomenda-se remover um grupo de glândulas ou todas as cinco glândulas de um lado mais os linfonodos associados. Quando ambos os lados estão envolvidos, duas cirurgias com quatro semanas de intervalo para remover cada lado são recomendadas. Em geral, recomenda-se extirpações mais extensas para assegurar uma remoção mais completa possível do tecido afetado.

A linha de sutura pode variar de 2.5 cm a toda extensão das axilas a vulva do animal. Ocasionalmente, pequenos drenos de borracha deverão ser inseridos na região inguinal para evitar o acumulo de fluido. Esses drenos devem ser removidos de 3 a 4 dias após a cirurgia. Aconselha-se o uso de bandagens que podem ser removidas 3 a 4 dias após a cirurgia. Algumas cadelas deverão usar colar elizabetano para evitar que mastiguem as suturas.

A cadela deve permanecer em repouso após a cirurgia. Escadas devem ser evitadas e apenas permitidos passeios breves e com guia curta. 10 a 14 dias após a cirurgia, as suturas deverão ser removidas.

 

Chat ] Clínica ] Informática ] Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] Nutrição ] [ Oncologia ] Lista de e-mail- ]