NUTRIÇÃO

Optamos por colocar na introdução à Nutrição em nosso site um artigo sobre ração industrializada. A despeito das qualidades evidentes deste tipo de alimentação, como ser formulada a fim de antender as exigências nutricionais do animal conforme seu estado fisiológico, idade e esforço físico e ser prática, há vários aspectos que devem ser levados em consideração ao se indicar a um cliente uma determinada marca ou ao se optar por utilizar determinada marca.

No momento da escolha de que alimentação fornecer ao seu animal, o preço mais alto geralmente indica uma melhor qualidade.

Por T. J. Dunn Jr., D.V.M. Publicado em Abril de 1995 na revista Dog World.

 

Depois de sete anos de estudos acadêmicos para me tornar um veterinário e 25 anos de prática com animais de estimação, eu ainda fico surpreso e um pouco chocado freqüentemente. Esse choque geralmente vem de conversas com proprietários quando eu indago, "O que você dar para seu animal comer?" e a resposta, "Qualquer coisa que estiver em promoção."

O número de cães e gatos sofrendo de desordens ligadas a nutrição é de uma proporção incomum. Com o avanço nos conhecimentos de nutrição animal ao alcance de todo o proprietário de animais, não há desculpa para esse grande número de animais atingidos por doenças de origem nutricional.

Na minha experiência, o sinal mais evidente de nutrição pobre é pele seca e flácida e pelagem falhada e áspera. Contrastando com a imagem de um animal com pelagem completa, brilhante e sedosa e pele saudável. Não é preciso qualquer treinamento especial para observar um animal e simplesmente dizer se o pelo e a pele estão saudáveis. Se não estiverem, deve-se avaliar que tipo de alimentação tem sido fornecida ao animal antes de tomar qualquer outra atitude. Outros fatures como sarna, alergias, desordens autoimunes, defeitos genéticos, infecções bacterianas ou por fungos também são causadoras de danos à pelagem e à pele. Essas desordens devem ser diagnosticadas pelo veterinário, no entanto, qualquer tratamento que o animal necessite vai ser bem menos eficaz se não houver nutrição adequada.

Uma dieta pode estar alta em calorias e deficiente em aminoácidos (proteínas), ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Animais obesos colocados em dietas de baixa caloria correm um grande risco de ficarem subnutridos devido à baixa densidade da comida e resultante redução dos nutrientes de que necessita.

Eu tenho uma pergunta: Por que é tão importante para os criadores "mesquinhar" e "economizar" no preço da comida de seu animal? O "que quer que esteja na promoção" demonstra ou uma falta de conhecimento de boa nutrição animal ou um desrespeito patético para com a saúde do animal. Você pode cortar os supérfluos, ter menos animais, mas tentar mesquinhar a fonte diária de sustento alimentar de seu animal é indesculpável.

Eu vou presumir que a maior parte dos proprietários simplesmente desconhecem as regras básicas de boa nutrição animal. A razão para esse desconhecimento deve-se a dois fatores que podem ser corrigidos.

Fator 1 - Falta desinteresse em fornecer informação por parte dos profissionais de saúde. Veterinários, criadores, donos de Pet Shops deviam fazer uma trabalho melhor no que diz respeito ao fornecimento de informações sobre boas marcas de rações disponíveis e a necessidade de se evitar as rações baratas.

Ao mesmo tempo, craidores devem seguir os conselhos profissionais. Geralmente, as indicações não são levadas a sérios por os proprietários acreditam que os veterinários estão tentando "empurrar algum produto". Há uma grande resistência em se gastar mais um pouco na alimentação animal de boa qualidade pois o proprietário imagina que o veterinário está tendo algum lucro ao indicar uma ração. O veterinário deve, portanto, não tentar vender o produto, mas sim explicar e informar ao criador a vantagem de uma ração de alta qualidade. A ração de boa qualidade se vende por ela própria. O animal vai aparentar e se sentir melhor, o cliente vai logo perceber os resultados e voltará para comprar mais ração de alta qualidade.

Fator 2 - Embalagens ambíguas em rações animais. Alguns fabricantes de ração se utilizam de embalagens bem escritas com aparência atraente mas que dão pouca informação sobre o tipo e qualidade dos ingredientes da ração. Como um comprador de ração, o criador deve tentar ler as entrelinhas na descrição dos produto. A intenção dos produtores de ração pode ser fazer você acreditar que você está comprando uma ração de boa qualidade, quando na realidade o que está na lata ou no saco contem nutrientes digestíveis suficientes apenas para atender as necessidades nutricionais mínimas da maioria dos cães e gatos.

E se o seu animal não estiver dentre essa maioria? Então, você deverá ver sinais evidentes da falta de adequação nutricional claramente mostrada por baixa manutenção de peso, pele seca, irritada e descamando e pelo áspero e falhado. A despeito das descrições atraentes do produto, você deve avaliar cada animal para ver como ele reage a essa ração.

Vou compartilhar alguns conceitos básicos que aprendi ao longo de mais de 25 anos de prática. Essas observações básicas de saúde animal influenciada pela nutrição foram aguçadas por minha visão crítica das táticas de venda usadas, generalizações e representações pobres. Não estando pronto a aceitar anúncios e propagandas dos produtos empurrados aos consumidores, sempre exigi ver alguns fatos. Honestamente, fatos geralmente faltam, generalizações são abundantes e uma análise crítica dos "padrões" ainda não é feita. Mantenha os seguintes conceitos em mente da próxima vez que você escolher o "pão de todo dia" do animal.

1. VOCÊ TEM O QUE PAGA

O conceito é baseado no fato indiscutível que quanto mais alto for o custo dos ingredientes da ração, mais fácil vai ser a digestão e a assimilação dessa ração. Por exemplo, clara de ovo é altamente digestível e tem excelente valor nutritivo, mas é cara. Então, a maior parte das rações não têm clara de ovo. Milho e soja, por outro lado, fornecem nutrientes de reserva para cães e gatos e são relativamente baratos. Não é surpresa que eles sejam ingredientes básicos da maioria das rações. A indústria de ração animal está bem atenta ao fato de que boa parte dos consumidores escolhem pelo preço. Logo, qualquer coisa que reduza o preço da lata ou do saco é de enorme importância. Então, lembre-se, de maneira geral, quanto maior o preço melhor é a ração e mais digestíveis são os ingredientes.

ë um fato que um animal consumindo uma ração altamente digestível, vai precisar de menos quantidade do que um consumindo uma ração pouco digestível. Outra forma de dizer isso é: Para manter um certo nível de saúde, um animal necessita comer mais gramas por dia de ração barata do que de ração cara. Se você dá mais quantidade de ração barata quer dizer que você vai precisar comprar mais quantidade de ração, logo, o cliente está mesmo economizando?

2. A MARCA DE RAÇÃO QUE VOCÊ SEMPRE COMPROU PODE NÃO SER TÃO BOA!

Quando proponho aos clientes uma mudança de ração para um produto melhor, geralmente escuto o seguinte: "Mas doutor, eu sempre dei essa marca a meu cão e eles sempre se deram bem." Se alguém resiste a algo novo ou melhor, ou a modos de combater as deficiências óbvias, não há porque prosseguir. Esse cliente não se deu a chance de descobrir que há uma diferença entre a aparência e o estado do animal. Tudo que ele vê é o que sempre viu e o que acredita ser normal e nunca teve nada melhor para comparar. Fico tentado a pergunta: "Se você sempre tivesse usado um cavalo para se locomover, você não usaria um carro só porque o cavalo sempre funcionou bem?".

RAÇÃO DE BOA QUALIDADE

1. Ingrediente principal - carne, ovelha, peixe, galinha
2. Alto custo
3. Alta digestibilidade
4. Baixa produção de fezes
5. Menos quantidade por animal para manter a saúde
6. Geralmente não tem corante para melhorar a aparência e não é promovida por anúncios duvidosos.

RAÇÃO DE MÉDIA QUALIDADE

1. Ingrediente principal - milho, trigo, arroz ou soja
2. Baixo custo
3. Disgestibilidade ineficiente
4. Alta produção de fezes (Muita faxina)
5. Mais quantidade necessária para manter o animal saudável
6. Geralmente promovida como "parece com carne de verdade ou queijo", contem corante com cores interessantes.

3. OLHE OS INGREDIENTES

Esse é o melhor guia para saber a qualidade da ração. Por lei, cada saco ou lata de ração deve listar os ingredientes em ordem decrescente por peso. Isso quer dizer que o ingrediente em maior quantidade é listado primeiro, o segundo ingrediente está em segundo lugar e assim por diante. Particularmente, eu prefiro ver produtos a base de carne (ovelha, peixe, galinha, carne bovina) listado primeiro do que milho. E também espero pagar mais por uma ração que tenha como ingrediente principal carne do que pela a base de milho. Meu animal vai se beneficiar mais por quilo de razão a base de carne do que a base de vegetais. Cães e gatos podem ter sido domesticados e ter seu comportamento modificado mas nós, humanos, não poderíamos modificar as necessidades nutricionais de criaturas cuja a fisiologia e a anatomia evoluíram por milhares de anos baseada em predação ( carnívoros ). Claro, seria mais conveniente e mais barato para nós se eles fossem herbívoros. Mas vamos simplesmente parar de fingir que nossos animais são consumidores primários de plantas.

4. SE DISSER "ALTO NÍVEL DE PROTEÍNA" NA EMBALAGEM, DEVE SER DE ALTA QUALIDADE.

O termo "alto nível de proteína" pouco significa. Mas com certeza vende muito. Eu poderia fornecer uma ração com alto teor de proteína mas sem valor nutritivo algum a uma animal e ele morreria de desnutrição em um mês!

O que você precisa saber sobre a proteína na ração é qual a fonte de proteína. Penas, couro, unhas, pelo, bicos são basicamente compostos de proteína, mas como fonte de alimentação não são muito digestíveis. Vacas e cavalos utilizam milho e outros materiais derivados de plantas muito bem, parcialmente devido ao seu trato digestivo relativamente longo e a velocidade de transito mais demorada. Carnívoros (Cães e gatos) não digerem milho, soja e outras fontes vegetais de proteína muito bem por causa do comprimento, relativamente curto, de seu trato intestinal e a alta velocidade de transito. Além disso, o pâncreas do cão e do gato não secreta enzimas que lisam a planta para utilização da celulose e dos carboidratos.

Pense nisso por um momento. Se seu cão ou gato estivesse perdido e sozinho procurando por comida, você o encontraria num campo de milho ou soja procurando comida? Claro que não. Um cão ou um gato morreria de fome numa plantação de milho. Então por que insistimos em alimentar nossos animais com ração a base de milho, soja, arroz ou trigo? isso desafia tanto o senso comum como o senso biológico.

Não me entenda mal, não estou dizendo que grãos como milho, feijão, arroz etc. são ruins para cães e gatos. Nas proporções e combinações corretas eles têm um papel fundamental na nutrição de animais de estimação. No entanto, eu digo isso pois só porque os grãos são mais baratos, fáceis de embalar, estocados facilmente e não necessitam de refrigeração, não deveriam ser a base da alimentação de animais carnívoros.

Digestibilidade, no que tange a proteínas, é a medida de quão bem o animal pode lisar as moléculas grandes e não absorvíveis em moléculas pequenas e absorvíveis, aminoácidos, no intestino. Há numerosos tipos de aminoácidos, alguns dos quais são essenciais para a boa saúde; clara de ovo tem vários aminoácidos diferentes e milho poucos. Para cães e gatos, clara de ovo é a melhor fonte de proteína digestível para cães e gatos, clara de ovo recebe o valor 1.0 na escala de digestibilidade. A tabela 2 mostra como outras proteínas se comportam em relação a digestibilidade.

Você pode perceber através da análise da tabela quais fontes de proteína fornecem maior digestibilidade. Você deve procurar a fonte de proteína da ração na lista de ingredientes no saco ou na lata.

LISTA DE DIGESTIBILIDADE DAS PROTEÍNAS

Clara de ovo 1.00
Carne de músculo (galinha, boi, cavalo, ovelha) 0.92
Visceras (fígado, rim) 0.90
Leite, queijo 0.89
Peixe 0.75
Soja 0.75
Arroz 0.72
Aveia 0.66
Levedura 0.63
Trigo 0.60
Milho 0.54

(Nota: Os valores nesta tabela são aproximados, pois foram tirados de várias fontes de nutrição e comunicação pessoal com especialistas em nutrição.)

5. SÓ PORQUE OS ANIMAIS ADORAM A COMIDA NÃO QUER DIZER QUE SEJA NUTRITIVA.

Dê a uma criança a chance de escolher e sua dieta consistiria basicamente de fritura e chocolate. Dê ao animal a chance de escolher e a dieta também não seria das melhores. Você deve escolher sabiamente e fornecer responsavelmente uma dieta que promova uma saúde ótima e não apenas atenda os requisitos nutricionais mínimos. A maioria das rações baratas foram desenvolvidas deliberadamente para atender as necessidades mínimas da médias dos cães.

Criadores têm a obrigação de fornecer ao animal alimentação adequada, abrigo e água. Então, de posse dos conhecimentos básicos de nutrição, fornecer a seu animal uma dieta de má qualidade é simplesmente injusto. Mantenha em mente que se o animal devora vorazmente a comida, pode ser porque ele precisa de mais do que tem sido fornecido. Não significa que seja uma boa comida só porque o cão come muito.

Na minha opinião:

Das centenas de marcas de ração no mercado apenas algumas são de boa qualidade. Essas tem como base, primeiro e segundo ingredientes na lista, carne, ovelha, peixe ou galinha sem conter pelo, chifres, dentes ou unhas mas podendo conter vísceras como fígado, rim e pulmão.

Essas rações que contem carne ou peixe como base serão superiores em relação as rações a base de vegetais em termos nutricionais para nossos amigos cães e gatos. E tudo que precisamos é ler a embalagem.

Muitas marcas de ração são superestimadas quanto a capacidade nutricional. E são exatamente essas rações que são desenvolvidas propositadamente para atender apenas aos requisitos nutricionais mínimos de mantença do animal. Nossos animais são vítimas inocentes de uma indústria de rações que resistem um mudar o motivo porque rações industrializadas são boas - produtos baratos que vendem. Querem prova disso?

Bom as melhores provas objetivas são o fato de que milhões de dólares são gastos por proprietários em suplementos nutricionais como vitaminas, ácidos graxos ômega, enzimas digestivas, zinco, fibra e outros para suprir as deficiências alimentares de seus cães. Uma dieta realmente dispensa suplementação.

Para provas subjetivas, pergunte ao veterinário porque tantos pacientes sofrem de obesidade, pele seca, irritada e descamada e pelagem pobre. Por que há tantos casos de "dermatite alérgica"? Por que tantos cães de apetite voraz não conseguem manter um peso apropriado? Talvez recebendo como alimentação "o que quer que esteja na promoção" tenha algo a ver com isso.

Se os profissionais que lidam com animais fizessem um trabalho um pouco melhor em ressaltar a importância - não, a necessidade - de uma nutrição optimizada, e se os consumidores se preocupassem menos com o preço e fossem mais exigentes no momento da compra, então um universo de rações que mal nutrem os animais não estaria disponível.

Minha sugestão seria alimentar o animal com produtos fabricados por companhias de renome. Cuidado, pois, mesmo sendo esses produtos são formulados para atender as necessidades de animais num determinado estado fisiológico e idade da maioria dos animais, seu animal em particular pode não estar bem nutrido. Se o animal desenvolver problemas ligados a nutrição, cheque a embalagem ração. Você pode precisar mudar para uma ração contendo ingredientes de maior qualidade.

Chat ] Clínica ] Informática ] Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] [ Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]