Introdução a odontologia veterinária:

Cuidados odontológicos em animais de estimação

Por Frank J.M. Verstraete, Dr. em Medicina Veterinária diplomado pela Faculdade Americana de Odontologia Veterinária, professor assistente e chefe do serviço odontológico da Escola de Medicina Veterinária, Universidade da Califórnia

INTRODUÇÃO

Nos anos 80, surgiu um interesse mundial pela odontologia veterinária. Antes disso, apenas centros isolados e clínicos nos EUA e Europa realizavam a Odontologia Veterinária de relativo alto padrão. Nos EUA, mais e mais clínicos particulares devotaram seu tempo exclusivamente a essa especialidade. Eles promoveram a demanda pelos serviços odontológicos veterinários através da apresentação contínua de cursos aos seus colegas, e fazendo o público se conscientizar da importância da saúde oral de seus animais. Escolas de Medicina Veterinária seguiram o exemplo e começaram a introduzir a Odontologia Veterinária em seus currículos. Um serviço odontológico completo para animais é agora oferecido por um largo número de hospitais particulares e hospitais escola em todo mundo.

O espectro da doença dental em cão e gato é largo e variado. Esse artigo revisa os problemas dentais visto em cães e gatos, que serviços o dentista veterinário pode oferecer, e o que proprietários devem saber sobre os dentes e as gengivas de seus animais.

DOENÇAS DAS GENGIVAS

De acordo com a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária, mais de 80% dos cães e 70% dos gatos desenvolvem doença da gengiva pela idade de 3 anos. Doença periodontal é a condição odontológicas que mais afeta cães e gatos. Infecção e inflamação das gengivas e do tecido de suporte dos dentes são causadas por uma bactéria presente na placa ou cálculo dentário (tártaro). O problema começa quando a placa e os cálculos crescem no dente do animal, principalmente, abaixo da linha da gengiva. Mau hálito, sangramento e inflamação da gengiva, perda de dentes são características dessa condição. O tratamento profilático mantendo os dentes limpos é, portanto, de grande importância. O Veterinário deve recomendar um programa de higiene bucal que inclua escovação regular com uma pasta formulada para animais. A dieta é um fator fundamental no desenvolvimento da placa e do tártaro. Alimentos de consistência suave e que aderem facilmente ao dente devem ser evitados, ao mesmo tempo que alguns brinquedos que estimulem a mastigação podem ser benéficos. Uma dieta especialmente formulada para trazer benefícios dentais (reduz o acumulo de placa e tártaro) está agora disponível para cães

Falta de higiene bucal resulta em placa e acúmulo de cálculo

Figura 1: Falta de higiene bucal resulta em placa e acúmulo de cálculo

O proprietário deve ser paciente ao iniciar os cuidados bucais, principalmente em animais idosos. É melhor iniciar esses cuidados em filhotes. Deve-se introduzir gradualmente o ato da escovação dos dentes e gengivas do animal com o auxilio de uma gaze enrolada no dedo. E depois substituir por uma escova de dente especialmente criada para animais ou uma escova humana bem macia. Deve-se evitar a contenção forçada do paciente e tentar fazer desta uma experiência boa e sempre recompensar o animal por sua cooperação.

Um check up dental durante as visitas ao veterinário deve ser realizado, o intervalo entre esses check ups varia de animal para animal e depende também de quão efetivo seja o programa de cuidados em casa. O tártaro endurecido deve ser removido pelo veterinário pois exige o uso de equipamentos e instrumentos especializados. O tratamento periodontal de rotina inclui raspagem com ultrassom, raspagem subgengival manual e polimento. Todos os procedimentos devem ser feitos com o auxilio de anestesia geral, que , dado ao avanço na medicina veterinária, apresenta um risco mínimo. Os efeitos de uma dentição ruim e a saúde geral do animal contribuem para aumentar esse risco.

Há indicações claras que a saúde oral tem um profundo efeito na saúde geral do animal. Doenças periodontais podem causar a entrada de bactérias e toxinas na corrente sangüínea com um efeito potencialmente deletério em órgãos internos. Em contrapartida, a saúde sistêmica debilitada pode se manifestar na cavidade oral de várias formas e pode também aumentar a doença periodontal. O exame dos dentes do animal não deve se limitar a cavidade oral mas também incluir um exame físico gera. Exames laboratoriais, para avaliar a saúde sistêmica são geralmente recomendados. Alguns cães e gatos sofrem de infecção oral crônica ou estomatite, uma condição pouco entendida e de difícil tratamento.

OUTRAS CONDIÇÕES DENTAIS

A perda de dentes e carie, como vista em seres humanos, pode acontecer mas é relativamente raro em cães e gatos. Gatos, entretanto, estão propensos a desenvolver um tipo diferente de carie conhecida como lesão de reabsorção. Essa lesão ainda é pouco entendida e geralmente começa na linha da gengiva ou pouco abaixo dela. Gengivas vermelhas e avermelhadas ao redor do dente afetado e dor são sinais que podem ser notados pelo proprietário. Essas lesões requerem tratamento veterinário imediato.

Fraturas dentais são muito comuns em cães, e o tratamento dentário é obrigatório caso tenha ocorrido exposição da pulpa. A exposição da pulpa não é só muito dolorosa como também pode necrosar, a formação de um granuloma periférico ou "abcesso dental" também é uma possibilidade. O tratamento endodôntico (comumente chamado de canal) é rotineiramente feito por dentistas veterinários. Após o tratamento endodôntico, o canal da raiz é preenchido com selante dentário. Restauração da coroa, para quais há várias técnicas, também está disponível. Em alguns casos seletos, outros métodos de consertos prostodônticos, como ponte, podem ser considerados. A maioria dos veterinários não oferecem esse serviço, mas podem indicar alguns centros de referencia.

Uma fratura de dente que requer atenção veterinária urgente

Figura 2: Uma fratura de dente que requer atenção veterinária urgente

No campo das ortodontia, deve-se prestar atenção a maneira com a qual os dentes estão dispostos em relação uns aos outros (conhecido como problema de dentada). Ao avaliar a mordida do cão, é importante examinar todos os dentes. Um dente mal posicionado pode ser p resultado de problemas da dentição e não é necessariamente de origem genética. Por outro lado, a avaliação de todos os dentes pode revelar que a estrutura óssea que suporta os dentes não é normal o que. neste caso, tem caráter hereditário. Já que muitas dessas condições podem ter um caráter hereditário, o aconselhamento genético é sempre oferecido; é normalmente recomendado que o animal seja privado da capacidade reprodutiva. O tratamento ortodôntico corretivo é restrito a condições que podem, obviamente, causar dor e desconforto ao paciente. Tanto aparelhos fixos quanto os móveis, similar aos de uso humano, têm sido utilizados em animais com bons resultados.

A cirurgia oral em animais inclui extrações, reparo de fratura de mandíbula e tratamento de tumor oral. Infelizmente, nem todos os dentes podem ser salvos e a extração é o tratamento de escolha. Técnicas de extração foram refinadas ao ponto de causar dor e desconforto mínimos. A prevenção, no entanto, ainda é a melhor opção. Trauma em cães e gatos é comum e a fratura da mandíbula é relativamente freqüente. Lidar com fraturas de mandíbula é um aspecto importante da cirurgia oral. Novas técnicas para reparar a fratura foram desenvolvidas e as técnicas existentes foram melhoradas para minimizar o dano ao dente e assegurar um rápido retorno a função normal.

Casos de tumores constam como outro grupo importante na cirurgia oral. Tumores da boca e garganta são comuns em cães mas ocorrem com menos freqüência em gatos. Tumores orais freqüentemente passam despercebidos pelos proprietários até atingir um estágio avançado de desenvolvimento tornado o tratamento mais difícil. Uma variedade de lesões podem ocorrer, incluindo condições malignas e benignas. Massas não-cancerígenas e inchaços como a hiperplasia da gengiva e condições infecciosas podem ser confundidos com tumores orais. Ao mesmo tempo que, processos orais malignos podem se apresentar como ulceras que não curam ao invés das massas proeminentes típicas. O reconhecimento precoce de inchaços suspeitos e feridas persistentes é crítico e , quando evidente, deve ser imediatamente encaminhado ao veterinário. Técnicas cirúrgicas recentemente desenvolvidas para remoção de tumores orais e a radioterapia estão disponíveis nesses casos. Essas técnicas geralmente dão ótimos resultados, tanto em termos de aparência estética quanto de prognóstico, desde que sejam realizadas num estágio inicial do tumor.

O mesmo tipo de câncer oral que acomete humanos é também o mais comum em cães

Figura 3: O mesmo tipo de câncer oral que acomete humanos é também o mais comum em cães

CONCLUSÃO

Uma consciência maior quanto a doença dentária em cães dentre veterinários e proprietários vai contribuir enormemente para a identificação e prevenção de problemas dentários, em particular doenças periodontais. Isto é importante pois a doença periodontal pode ter um sério impacto no bem estar e saúde geral do animal. Grandes avanços tem sido alcançados na odontologia veterinária e um largo espectro de opções para a terapêutica dental está disponível atualmente.

 

Chat ] Clínica ] Informática ] [ Odontologia Veterinária: ] Dermatologia ] Mural ] SPCPA ] Ortopedia ] Nutrição ] Oncologia ] Lista de e-mail- ]