GRE (Graduate Record Examination)


 Visão Geral

Seções(*) Questões Tempo (minutos)
Verbal 30 30
Quantitative 28 45
Analytical 35 60

 

(*) a ordem não é necessariamente essa.

O tempo total é de 2:15 horas (você poderá praticar no tutorial de tal forma que poderá ficar 4:30 horas)

 

CAT (Computer Adaptive Test)

O GRE é um exame diferente de tudo o que você já fez na sua vida de estudante. Entre as razões para isso, talvez a mais importante é porque o GRE é feito em computador. E isso não interfere somente no fato de você ter que dar as respostas no computador, a estratégia de abordagem da prova é muito diferente de tudo o que você já viu em termos de exame de seleção.

O CAT utiliza um software que se adapta ao perfil do aluno. Cada aluno resolve um conjunto específico de questões. Mas de que forma?

É simples, o CAT ajusta as questões conforme o seu desempenho. Ele começa o teste com uma questão de nível médio, se você conseguir resolvê-la, a próxima será um pouco mais difícil, e claro, seu score sobe. Se por outro lado você errar, a próxima será um pouco mais fácil (infelizmente seu score decai). E assim continua o teste até o seu final.

Dessa forma, o CAT fica tentando atingir um ponto no qual qualquer questão um pouco mais difícil você errará, e qualquer outra um pouco mais fácil você acertará.

O seu score é baseado no número de questões que você acertou, bem como no nível de dificuldade das mesmas.

Uma das vantagens do CAT é que você pode obter imediatamente após o exame o seu score. Existe a opção de você cancelar o exame.

 

Uma das desvantagens é que cada questão é apresentada individualmente, você deve resolvê-la e seguir para a próxima. Não existe a possibilidade de retornar a ela. Estratégias, como resolver as questões mais fáceis primeiramente e deixar as mais difíceis para o fim, estão descartadas.

 

 

  1. Quantitative Comparisons: pede ao aluno que compare dois valores. Requer bom senso e lógica matemática.
  2. Data Analysis: interpretação de diagramas, gráficos e tabelas.
  3. Problem Solving: resolução de questões que envolvem aritmética, álgebra e geometria.

   

Seções Questões
Quantitative Comparisons 30
Data Analysis 10
Problem Solving 20

 

Tipos de Questões

 I.) Comparações Quantitativas (Quantitative Comparison)

São questões nas quais você irá ter que decidir por dois valores em duas colunas, A e B. Você irá ter que determinar a relação entre esses valores, ou seja, se eles são iguais, quem é o maior – ou se essa relação é impossível de ser determinada.

As alternativas são as seguintes:

(A) if the quantity in Column A is greater;

(B) if the quantity in Column B is greater;

(C) if the two quantities are equal; or

(D) if the relationship between the two quantities cannot be determined from the information given.

Notes:

1. In some questions, information is given about one or both of the quantities to be compared. In such cases, the given information is centered above the two columns and is not boxed.

2. In a given question, a symbol that appears in both columns represents the same thing in Column A as it does in Column B.

3. Letters such as x, n, and k stand for real numbers unless specified otherwise.

II.) Análise de gráficos, diagramas e tabelas (Data Analysis)

Interpretação gráfica

III.) Resolução de Problemas (Problem Solving)

Questões tradicionais que envolvem aritmética, geometria e álgebra. São as típicas questões de vestibular, nas quais você tem que fazer alguns cálculos para chegar a uma única alternativa correta.

 

Considerações

 

Dicas e Estratégias