< Aprende a Surfar


SURF

 

Home
A Historia do Surf
Tipos de Pranchas
Ficar em Forma
Concelhos
Sobre o Mar
Fotos
14 mandamentos
Bom Surfista
Consertar Prancha

Não desistas
 O mais difícil para progredir no surf é o tempo de prática. pois o deslizamento sobre a onda, é muito curto. Alguns segundos a surfar não são  o tempo suficiente para analisar o que estás a fazer.
Eis aqui porque não é um trabalho a curto prazo: Depois de apanhar a onda, repensa o que sentis-te, onde funcionou, onde falhou. Pouco a pouco, os teus movimentos irão-se ajustando. Exercita-os, já que será assim que aprenderás a ter uma boa trajectória sobre a onda.

Essencial para progredir
Para surfar, uma mínima condição física faz falta. O melhor treino para o surf é a natação, pois conseguirás desenvolver a musculatura dos ombros e, nas ondas poderás remar melhor. O mar pode-se tornar perigoso, portanto quando fores surfar olha bem antes de entrar, como estão as ondas, como está a maré, se há correntezas ou pedras, se não conheces o lugar, não hesites em pedir conselhos a outros surfistas. Em qualquer praia que fores surfar encontrarás surfistas amigáveis.
Quando estiveres a surfar, não esperes para sair da água esgotado. No momento que tiveres frio ou estiveres cansado, sai da água. É melhor surfar várias vezes por um curto período de tempo do que ficar várias horas seguidas na água.
Quando fores surfar alimenta-te bem e com bastante antecedência, é melhor do que comer um chocolate antes de entrar na água. O surf é uma maratona não os 100 metros razos. O surf não é somente uma atmosférica oceânica. O surf é uma cultura, uma história, um modo de vida, de espirito, uma certa ética, uma atitude diante da natureza. Sê sensível, quando estiveres com bons surfistas dentro d’água ao teu lado, não te chateies se eles apanharem muitas ondas, observa-os. Observa suas posições nas manobras, onde encontram as ondas, como ficam nelas, como remam, etc...
Não fiques todo o tempo sentado na tua prancha, mexe-te entre os surfistas, e assim terás a tua vez e a tua onda. Se encontrares um lugar sem muita gente, mesmo que as ondas sejam um pouco menores aproveite-o. Ainda que saias d’água alucinado ou decepcionado (o surf é uma mistura de frustração e grande dia) pensa sempre que valeu a pena ter ido para água (a menos que seja perigoso).