O QUE É O MADA

INFORMAÇÃO PARA A RECÉM CHEGADA

SEU PRIMEIRO DIA NO MADA

 

PREÂMBULO

MADA é uma irmandade de mulheres que compartilham sua experiência, força e esperança, para resolver problemas comuns e ajudar outras mulheres a se recuperarem de sua dependência de pessoas.

Os únicos requisitos para ser membro de MADA são: o desejo de deixar de ser adicta a pessoas e o dever de manter o grupo no anonimato sendo que, caso não se respeite esta exigência fica reservado ao grupo o direito de não admitir a associada que tenha desrespeitada tal regra. Nos sustentamos economicamente, com nossas próprias contribuições.

O MADA não é filiado à nenhuma religião, partido político ou qualquer outra organização não deseja participar em controvérsias e não apoia nem se opõe à nenhuma causa.

Nosso objetivo primordial é manter a nossa recuperação e ajudar outras mulheres a conseguirem às delas.

A primeira reunião do MADA em São Paulo (Jardins) foi realizada em 16 de abril de 1994.

Os membros deste grupo compartilham com você o significado de participar de uma reunião deste tipo pela primeira vez. Todas passaram por isto e compreendem o que você esta sentindo.

O Grupo propõe a você que nos dê, e dê a si mesma, uma chance. Assista a, pelo menos, seis reuniões consecutivas, que chamaremos de "Primeira Vez", mesmo tendo dúvidas sobre se este é o lugar apropriado para você.

Temos comprovado que seis vezes é um bom tempo para você decidir se existe identificação com a problemática, de adição a pessoas, e se quer trabalhar sua recuperação conosco.

Nestas primeiras reuniões será recebida por diferentes coordenadoras e irá vendo como funcionamos.

 

Quem são os membros do MADA e por que estão aqui?

Temos um vínculo que nos une: acreditamos que a dependência de relacionamentos afetam profundamente nossas vidas. Nos reunimos para partilhar nossa experiência, fortaleza e esperança.

Como receber ajuda?

Provavelmente alguém falará sobre uma situação que se assemelha à sua. A partir de nossa experiência pessoal e, sem dar conselhos ou fazer interpretações psicológicas, oferecemos ajudamos. Mesmo que não encontre ninguém nas mesmas condições que as suas, você poderá se identificar com a forma com que muitas de nós sentem os efeitos que a dependência de pessoas produz em nossas vidas.

Preciso dizer alguma coisa?

Não. Se preferir, você pode somente escutar. Você é livre para escolher, mas nossa experiência indica que compartilhar com pessoas que entendem seu problema traz muito alívio. Guardamos aqui o que nos serve e descartamos o resto.

Alguém saberá que estive aqui?

Não. Recomenda-se respeitar o anonimato de cada uma participante. Usamos apenas os nossos nomes. Não falamos das pessoas que participam das reuniões, nem repetimos o que ouvimos delas. Protegemos também o anonimato daquelas pessoas às quais somos dependentes.

Trata-se de uma irmandade religiosa?

Não. Aceitamos a idéia de que há um Poder Superior a nós, que nos ajuda a resolver nossos problemas e a encontrar a paz espiritual. A crença de cada membro é uma questão pessoal e, portanto, respeitada como tal.

Quem dirige este grupo?

Todas nós. Porém, para manter a ordem e conseguir um funcionamento uniforme, elegemos as servidoras do grupo que irão exercer suas funções por um mês. Todas trabalham como voluntárias para manter o local em ordem.

 

PAUTAS PARA O GRUPO DE AUTO-AJUDA

  • l. As reuniões deverão começar e terminar pontualmente. As que chegarem atrasadas devem se acomodar em silêncio, sem interromper a reunião.

    2. Os primeiros 45 minutos são dedicados à leitura e às técnicas de recuperação, baseadas na experiência pessoal ( 15 minutos para pautas, passos e tradições e meia hora para leituras).

    3. O tempo restante, 1 hora e trinta minutos, será utilizado da seguinte forma: 45 minutos para dar e receber ajuda e 30 minutos para contar coisas positivas.

    4. Quem quiser falar no grupo não deverá dar conselhos, nem fazer interpretações psicológicas. Deverá se limitar a explicar as técnicas advindas da sua própria experiência. Não serão permitidos comentários. Nos reunimos para ajudar a nós mesmas e às demais, compartilhando nossas experiências, força e esperança. Toda pessoa deve ter um lugar seguro, em que possa falar sem receber comentários, conselhos ou críticas.

    5. No decorrer da reunião não serão permitidos comer, fumar ou beber. As instalações devem receber cuidados, e as cadeiras devem estar arrumadas antes e depois da reunião.

    6. Devemos evitar falar das pessoas que são a nossa obsessão e nos concentrar em nós mesmas. Devemos também evitar culpar a nós mesmas, sentir ódio de nós mesmas ou autocompaixão, porque isso atrasa nossa recuperação.

    7. Devemos evitar fazer críticas a qualquer membro do grupo, dentro ou fora do mesmo.

    8. Limite-se ao tema que está sendo tratado. Evite o debate e as ironias. Concentre-se no seu próprio crescimento e recuperação.

    9. Respeite a reserva do grupo, o anonimato dos membros e das pessoas às quais somos dependentes.

    10. Quando receber ajuda não responda. Aceite aquilo que pode ajudá-la e descarte aquilo que não serve.

    11. Se quiser falar, não coordene. Se quiser coordenar, não fale. Pratique este serviço com amor.

  • O Grupo é seu. Cuide bem dele.

     

    Página Principal O que é o MADA Nossa Literatura Nossos Endereços

    e-mail: grupomada@uol.com.br