NOSSA SENHORA DE SUYAPA

Patrona de Honduras

A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição de Suyapa foi encontrada num sábado do mês de fevereiro de 1747, por Alejandro Colindres, um jovem e humilde lavrador, em companhia do menino Lorenzo Martínez, quando regressavam de seus trabalhos na colheita do milho em direção à sua casa na aldeia de Suyapa, muito cansados. Na metade do caminho, eis que anoitece. Num povoado chamado Piligüín encontraram um lugar para pernoitar.
wpe31.jpg (9372 bytes)
Nossa Senhora de Suyapa

Deitaram-se no chão duro. Em seguida Alejandro sentiu que um objeto, semelhante a uma pedra, o impedia de acomodar os ombros. Na escuridão apanhou o objeto e o atirou longe. Curiosamente, ao deitar-se mais uma vez sentiu o mesmo incômodo. Desta feita, não lançou fora o objeto. Intrigado com o acontecimento, guardou a provável pedra em sua mochila. Ao amanhecer, já à luz do dia, descobriu estupefato que o misterioso objeto era uma pequena e graciosa imagem de Nossa Senhora da Conceição talhada em cedro.

Ao chegar em sua casa, mostrou a imagem a seus familiares e a notícia do achado milagroso logo se espalhou. Teve início a devoção à imagenzinha, começaram os milagres e os peregrinos surgiram de diversos lugares da região e até do país.

A imagem mede apenas seis centímetros e meio; trata-se de uma escultura antiga. Seu olhar angelical reflete a nobreza da raça indígena. Tem o rosto ovalado e tez morena, as faces arredondadas. Seus vastos cabelos chegam aos ombros. Suas diminutas mãos encontram-se unidas em atitude de oração. A cor original de suas vestes é rosa pálido, que apenas se deixa entrever por estar totalmente cobertas por um manto escuro cravejado de estrelas. Possui um resplendor de prata formado por dois aros em forma do número oito dos quais saem os raios que rodeiam a Virgem.

wpe32.jpg (7113 bytes)
Nossa Senhora de Suyapa
O aro superior traz doze estrelas de prata. O conjunto recorda a mulher vestida de sol citada no livro do Apocalipse. Há uma esfera de prata sólida que serve de apoio à imagem tão venerada pelo povo hondurenho.

Em 1925 Pio XII declarou Nossa Senhora de Suyapa Patrona da República de Honduras, e se escolheu o dia 3 de fevereiro como o dia da festa principal, com missa e ofício próprios. O primeiro milagre notável, atestado oficialmente, ocorreu em 1796.

A primeira ermida foi abençoada em 1780. O templo atual, de enormes proporções, tem 93 metros de comprimento. As duas torres da fachada têm uma altura de 43 metros. A cúpula central se ergue a 46 metros do solo. Na torre direita localizam-se 42 sinos de diferentes tamanhos, trazidos da Holanda. No país dos pobres, este Santuário se encontra encravado numa das zonas mais humildes da cidade.

No dia 8 de março de 1983, o papa João Paulo II visitou o santuário, onde, segundo suas próprias palavras, "teve a alegria de ir também como peregrino... e ali dirigir à Virgem uma fervorosa oração pelos povos da América, para que conservem, como tesouro mais precioso, a fé em Jesus Cristo, o amor a Maria e a fidelidade à Igreja".

Nossa Senhora de Suyapa,
Rogai por nós que recorremos a vós!