Comunidade de Los Horcones

Comunidade de Los Horcones:
uma cultura experimental – um Laboratório Social.

                        Este site tem origem em: 
                                                         www.loshorcones.org.mx/experimento.html

      "Quem sabe a maior contribuição que pode fazer a ciência do comportamento à evolução das práticas culturais é a insistência na experimentação".        (Skinner, 1953, p.436)

      Los Horcones é principalmente uma cultura experimental. Para que uma cultura possa sobreviver necessita ser experimental no sentido em que requer mudanças de acordo aos resultados de suas práticas na conduta de seus membros e do resto do meio. (comportamento significa qualquer ação humana incluindo pensar e sentir. Para o comportamentalismo pensar e sentir são condutas) (Meio é todo aquele que afeta a conduta).

      Uma cultura experimental não é uma cultura dogmática que mantém suas práticas (macrocontingências, padrões culturais) sem observá-las, analisá-las e mudá-las. Quando uma cultura não é experimental, suas práticas inapropriadas continuam operando, sem considerar os efeitos negativos que têm tanto nas pessoas como no resto do meio. Na cultura ocidental operam muitas prática inapropriadas. Todos sofremos seus efeitos negativos (problemas pessoais e sociais). Estas práticas continuam sendo implementadas porque há pessoas que obtêm vantagens sobre ela. A este tipo de prática as chamamos de "Macrocontingências Preferenciais".(práticas culturais que benefeciam- reforçam – somente a um grupo de membros de uma cultura).

      Los Horcones é uma cultura experimental. Funciona como um laboratório social* onde as práticas culturais ou macrocontigenciais (família, economia, educação, etc ) estudam-se desde uma perspectiva analítica comportamental.

      *Por favor não mal interpretem o termo "laboratório". Não se imagina Los Horcones como um laboratório tradicional onde cientistas em guarda-pós brancos usam equipamento sofisticado. Por laboratório cultural, nós nos referimos a um lugar onde as pessoas interagem pacificamente em cooperação, ajudando-se uns aos outros ( em todos os aspectos) e nosso meio (mais precisamente a interação entre nossa conduta e nosso meio ambiente). Por laboratório cultural entendemos uma pequena sociedade desenhada de tal maneira que facilite a observação, análise e a mudança comportamental. Uma pequena sociedade experimental onde os membros vivam sua vida em forma mais significativa, criativa e produtiva. Uma cultura onde as pessoas tratem de fazer melhor o que fazem. Em Los Horcones desenhamos e implementamos práticas baseadas em valores de cooperação, igualdade, compartilhar, não violência e sustentabilidade ecológica. A implementação de cada prática, inclui uma análise e observação cuidadosa de seu impacto no meio ambiente (comportamental-individual e social-físico, biológico-químico). Recompilam-se dados (formal e informalmente) e se conserva em registros ou gráficos.

      Os "hallazgos"sobre os quais são as variáveis que ajudam ou interferem com as práticas culturais comunitárias, se relatam tanto em conferências como em artigos e livros. Sem contudo, a maior parte dos dados que temos recompilados durante o tempo de existência da comunidade, não têm sido publicados. De fato, desde outubro de 1996, nossa prioridade tem sido de preparar para a publicação o que temos escrito em todos estes anos sobre os resultados que obtivemos neste experimento cultural. Esperamos poder compartilhar contigo, logo.

       O fato de que Los Horcones seja uma cultura experimental não significa que os membros vivam como sujeitos experimentais de um laboratório. Nosso enfoque na cultura não é dogmático. Não mantemos uma prática cultural para que uma pessoa (filósofo, político, religioso) a considere importante. Uma cultura sempre deve mudar essas práticas que prejudicam a sua gente e o meio ambiente. As mudanças devem ser feitas rapidamente de maneira que não se cause mais prejuizo às pessoas e ao resto do meio ambiente.

       Necessitamos de uma cultura à serviço dos seres humanos. Instituições a serviço de pessoas, não pessoas à serviço das instituições.
      Necessitamos desenhar macrocontingências que operem para o sobreviver de nossa espécie e de nosso meio.
      É triste observar que a cultura ocidental não está funcionando para o benefício de seus membros. Os problemas pessoais e sociais são os melhores indicadores de seu fracasso.
      Todos somos sujeitos e também todos somos experimentadores.

      Em Los Horcones todos somos sujeitos e experimentadores porque nós todos sabemos o que estamos fazendo. Todos participamos em fazê-lo e observamos como um todo o que fazemos e a maneira como afeta o nosso comportamento e o resto de nosso meio. Os membros da comunidade têm neste experimento cultural, a dupla função de ser sujeitos e experimentadores de uma só vez. Em Los Horcones não há nenhum experimentador que não seja parte do experimento como sujeito.* (por favor não pensem que há alguém que experimenta com os outros). Como já dissemos, Los Horcones é um experimento no sentido em que todos seus membros analisamos o que fazemos e a maneira com fazemos, tratando de encontrar melhor maneiras de fazê-lo. O que fazem os membros de Los Horcones para viver melhor é observar e analisar nossa própria conduta e desenhar programas para modificá-la.

      * Um dos requisitos para viver em Los Horcones é sempre tratar de ser uma pessoa melhor ( agir pensando nos demais, cooperar por um bem comum).

      Lembre-se que para construir uma sociedade melhor, necessitamos ser indivíduos melhores.

      Nossa orientação experimental se implementa em todas as áreas da comunidade (relações humanas, educação, agricultura, nutrição, cuidados com a saúde, arquitetura, etc...) Contudo, nossos excassos recursos humanos, não temos podido fazer experiências em todas as áreas. Até agora concluimos investigações em reforçamento natural (reforçamento intrínseco), no comportamento cooperativo, no auto controle, conduta política, no ensino da análise do comportamento e comportamentalismo e nos modelos de ensino.

      Se você deseja conduzir investigação nos temas que considere importantes para a vida comunitária, por favor, nós gostaríamos de saber.

Perguntas e comentários para: walden2@infosel.net.mx
Aceita-se doações.
Atualizado em abril de 1999

Veja também a Homepage de Los Horcones

"The copyright of this page is property of "Los Horcones"         
Os Direitos autorais desta página são de propriedade de