Comunidade de Los Horcones

   Comunidade   de Los               Horcones                     

O site original encontra-se em:
                                                       www.loshorcones.org.mx/familia.html

Família Comunitária

      "Nosso objetivo é que cada membro adulto do Walden Dos considere  todas as crianças como filhos e que cada filho/a veja   cada adulto como seu pai/mãe". B.F. Skinner, 1948. Walden Dos, p 32.

      Na comunidade de Los Horcones nossa estrutura familiar é chamada "Família Comunitária". Este tipo de família é formada por todos os membros da comunidade independentemente de que exista ou não laços cosanguíneos. Os membros adultos da comunidade compartilham o
compromisso de querer cuidar e educar como a seus próprios filhos a todas as crianças que formam parte da família comunitária. Está comprovado que não somente os pais ou familiares biológicos das crianças têm uma importante influência em sua formação, senão todas aquelas pessoas com as quais nós nos relacionamos.

      A família comunitária fomenta as relações de casais estáveis e comprometidos. Se fomenta e respeita a monogamia. A família comunitária não trata de abolir a família nuclear senão também estendê-la para formar uma família mais humana. * No início da comunidade se chamava família extendida ou aberta. Porém, devido a que existe um tipo de família que no campo da antropologia e da sociologia se chama extendida, então foi necessário dar-lhe outro nome. A família extendida somente inclui avós, tios e outros parentes. Enquanto que a família comunitária inclui como membros da família, pessoas que não têm um relação cosanguínea.

      Características da família comunitária

1 - É desenhada conductualmente.

      A família comunitária se desenhou tomando em conta os resultados obtidos de investigar cientificamente a conduta (ações, comportamento) humana. Também dizemos que está desenhada comportalmente porque a família comunitária aplica princípios comportamentais para moldar e manter condutas de interação familiar apropriada.

2 – É comunitária ( aberta )

      É formada por todos os membros da comunidade independentemente de que os unam ou não laços cosanguíneos. Nós consideramos todos os membros  como parte de uma grande família. Queremos, cuidamos e educamos de todas as crianças independentemente de que estejamos relacionadas biologicamente com elas ou não. Todos os membros adultos compartilham as funções que têm seus pais com relação à seus filhos.

      Em Los Horcones, todos os membros adultos são considerados como pais comportamentais de todas as crianças. Adotamos o termo "pais comportamentais"* para ressaltar a influência educativa que têm os membros adultos na formação das crianças com quem vivemos, que são nossos filhos biológicos e os filhos dos demais membros da comunidade.

      O fato de que outras pessoas além dos pais biológicos das crianças tenham uma influência no comportamento e formação da criança não é algo exclusivo da comunidade. Isto acontece onde quiser. As crianças somente aprendem a comportar-se como fazem seus pais biológicos senão de outras pessoas com quem interagem (parentes, vizinhos, professores, amigos e até de pessoas distantes como é o caso de personagens reais ou fictícios do cinema e da televisão.

      As crianças, onde queira que elas vivam, aprendem em grande medida por imitação assim como também da maneira em que respondemos a seu comportamento. Em nossa diária interação com eles, reforçamos, extinguimos ou castigamos seus comportamentos (Seja deliberadamente ou inadvertidamente). "Os termos "pais comportamentais" ou "pais biológicos" não são usados pelas crianças para dirigir-se a eles, nem por nós para referirmos uns aos outros, sempre utilizamos nossos nomes. Os termos os utilizamos para explicar os conceitos de acordo com os quais vivemos.

      Na família comunitária, todos os membros adultos recebem educação para serem pais e educar melhor  todas as crianças. Temos membros que se encarregam de ensinar como aplicar os princípios da conduta na educação de crianças e jovens.

3 – É igualitária

      Todas as crianças, sem exceção, são queridos, cuidados e educados. Todos os filhos dos membros têm o mesmo acesso aos bens e serviços da comunidade, mesmo direitos e oportunidades.

4 - É cooperativa

      Todos os membros cooperam na criação, cuidado e educação das crianças.

5 – É pacífica

      A família comunitária fomenta relações pessoais pacíficas ensinando a seus membros a prevenir, apresentar e resolver conflitos em forma pacífica, não agressiva ou violenta.

Algumas das vantagens da família comunitária para a sociedade:

      Algumas vantagens da família comunitária para as crianças:

      Algumas das vantagens da família comunitária para pais e mães de família.

LISTA DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS PARA AS CRIANÇAS

      Em Los Horcones temos uma lista do que queremos que nossos filhos aprendam e não aprendam. Chamamo-la de "Lista de objetivos comportamentais para as crianças". Esta lista descreve objetivamente aquelas condutas (comportamento, ações) que consideramos importantes que as crianças aprendam  para que se formem pessoas felizes, responsáveis e comunitárias. Algum dos comportamentos incluidos na lista são: cooperação, compartilhar, altruismo, pacifismo, responsabilidade, participação em decisões, ajuda mútua, criatividade e muitas outras. Para ensiná-las aplicamos consistentemente procedimentos derivados da ciência do comportamento.

      Nós não desejamos a aprendizagem de valores comunitários ao passo do tempo. É melhor prover e dispor as condições para aprender a comportarmos comunitariamente. É necessário ensinar os valores comunitários, não somente esperar que se apresentem. Não há melhor maneira de ensiná-los que  prover uma sociedade baseada em sua prática. Por exemplo, na cultura ocidental se fala de fomentar a não violência, o pacifismo, porém em geral o que fomenta é a agressão e a violência.

Sistema de Cuidado Comunal ou Comunitário das crianças.

      Os filhos dos membros que vivem na comunidade são cuidados comunalmente por seus pais comportamentais entre os que estão incluídos seus pais biológicos. Ou seja que as crianças não são criados dentro de uma família nuclear e cuidados somente por seus pais e parentes biológicos. As crianças são criadas em grupos de acordo com sua idade. Um adulto ou mais está a cargo de cada grupo. Em ocasiões, quando temos muitas crianças, vários cuidadores com seus grupos se unem para realizar certas atividades como passeios formando um grupo grande com crianças de diferentes idades. Também existe o cuidado individual das crianças, nem tudo é em grupo. Há períodos de tempo em que um menino ou uma menina é cuidado por um membro em particular. Freqüentemente algum membro pode convidar uma criança para seu trabalho em carpintaria e ensinar-lhe um pouco, a alimentar os animais, etc.

      Somente membros da comunidade podem ser responsáveis pelo cuidado das crianças. Visitantes e solicitantes a membros podem participar no cuidado junto com algum dos membros.

      Todos os membros da comunidade recebem treinamento e entretenimento em cuidados e educação infantil para estar melhor preparado para ajudar as crianças em seu desenvolvimento físico, biológico e comportamental (psicológico). Isto inclui o cuidado físico e biológico das crianças e sua formação ou educação. Todos os membros convivem com eles, uns mais, outros um pouco menos porém somos todos quem os criamos e educamos.

      Existe um horário de cuidado comunal que cobre dia e noite. Esse horário especifica quem dos membros estão a cargo de qual das crianças e a que horas. Também especifica o tipo de atividade que desempenham os cuidadores. Em Los Horcones chamamos os cuidadores de crianças de "Metas" palavra que abrevia o termo hebreu "metaplot" que significa cuidador de crianças. Adotamos este termo das comunidades israelitas chamadas Kibbutzim (conhecidas como Kibbutz) onde se cuida de crianças de forma comunal. Aqui devemos esclarecer , em Los Horcones o modelo de cuidado comunal é diferente ao que se levou e se leva a cabo nos kibbutz.

      O fato de que nas famílias comunitária, o cuidado das crianças seja comunal, não implica que os pais biológicos ou qualquer outro membro esteja restringido a estar com as crianças. Ao contrário, podem estar com as crianças quando desejarem. O fato de haver um horário de cuidado comunal indica que há pessoas responsáveis pelas crianças em todo momento.

      O programa de cuidado comunal das crianças foi levado a cabo com exito desde o início da comunidade. As crianças vivem felizes e crescem sãs ( sem "complexos"ou "frustrações"). Atualmente estamos criando a segunda geração,  nossos netos.

      Algumas das vantagens do cuidado comunal para as crianças são:

                                           A Casa das Crianças

      Em uma família comunitária, as crianças vivem juntas em uma casa que chamamos a casa das crianças. Aí têm seus quartos, uma sala de jogos, um banheiro, uma pequena cozinha e o quarto dos "metas" de cuidam delas durante a noite (algumas noites um casal, pais comportamentais de todos e biológicos de alguns). Cabe esclarecer que os novos membros nem os visitantes participam do cuidado noturno. Somente os membros com quem as crianças têm uma relação afetiva estável.

      Embora atualmente estamos utilizando uma casa que não foi desenhada para este propósito, nós a acondicionamos na medida do possível para que seja funcional para as crianças. Aí elas têm um roupeiro com a roupa que compartilham e móveis onde guardam os jogos que compartilham. Assim como os adultos, elas têm certa propriedade de uso, que contudo é de todos. Utilizam-na e conservam-na em forma privada como sendo objetos de sua preferência. Por exemplo, uma criança pode ter uma coleção de pedras e lapiz, etc Essa propriedade em uso elas a conservam e quem quiser utilizá-la é pedido emprestado, porém existe respeito, nunca se toma sem pedir. À medida que crescem e deixam de utilizar ou interessar-se por isso, passam para outras crianças.

      No futuro, gostaríamos de ter meios para construir uma casa das crianças melhor desenhada para a vida comunitária e o cuidado comunal.

      Todos os membros estudam para ser pais conductuais.

      Qualquer membro pode participar no cuidado comunal depois de estudar sobre educação infantil. Todos temos a oportunidade de aprender e aplicar princípios comportamentais para a educação infantil. O estudo consiste em teoria e prática.

Perguntas frequentes sobre o tema da família em Los Horcones.

  1. As crianças dos visitantes vivem na casa das crianças como as demais crianças da comunidade ?

  2. Não, exceto em casos em que depois de fazer amizade com as crianças da comunidade estas são convidadas para passar o dia e a noite.

  3. O que acontece quando uma família chega na comunidade com filhos ?

      Se chega de visita, nada muda para a família.
      Se chega para integrar-se como membros da comunidade, as crianças continuam vivendo com seus pais como estavam acostumados. Quando os pais são aceitos como membros, tanto eles como seus filhos se integram gradualmente ao sistema de cuidado comunal. Desde que eles e os membros da comunidade ( crianças e adultos) estejam completamente familiarizados, completa-se sua integração ao cuidado comunal.

3- Se obriga aos pais a integrar seus filhos ao cuidado comunal ?

      Não. Os membros implementam as práticas comunitária por convicção não por obrigação. As crianças são aceitas dentro do cuidado comunal uma vez que pais estejam convencidos das vantagens que representa para eles e para as crianças. As pessoas que se integram como membros da comunidade o fazem porque estão de acordo com estas práticas. Sempre há um período de transição.

      Não se espera que os visitantes ou membros solicitantes integrem seus filhos ao cuidado comunal.

4- Se obriga aos pais deixar que seus filhos biológicos durmam na casa das crianças ?

          Não, porém em nossa experiência, tem acontecido que as crianças insistem em dormir  com as demais crianças e gradualmente os pais aceitam até que chegam a vê-lo natural. Todos os pais biológicos se revesam para dormir com todas as crianças na casa das crianças. Também as crianças dormem ocasionalmente na habitação de seus pais.

  1. A que idade se entrega as crianças para o cuidado comunal ?

  2.       Desde que nascem, entretanto nessa idade são atendidos principalmente por seus pais biológicos, especialmente pela mãe que amamenta. As crianças que não nascem de membros de Los Horcones se integram quando os pais são aceitos como membros, entretanto há excessões.

  3. O que acontece com as crianças que nascem de membros da comunidade ?

  4.       Eles são criados comunalmente desde que nascem. Os pais biológicos se instalam na casa das crianças (onde há um quarto de "cunas") pelos primeiros meses até que o bebê não necessite ser alimentado durante a noite. Além de seus pais biológicos, os demais membros se integram aos cuidados na medida do possível. Estabelecemos aí relações afetivas com os bebês desde o início, carregando-os, falando com eles e acariciando-os, mudando suas fraldas ou suas roupas, dando-lhes chá ou suco. Isto ajuda a formar laços afetivos e para que o bebê nos conheça como membro de sua família, sua família comunitária. Obviamente isto dá aos pais biológicos a tranquilidade e confiança necessárias para o momento que desejam viver de maneira contínua com o bebê na casa das crianças. O bebê se adapta com quem quer e com quem o quer e o conhecem o suficiente para compreender suas necessidades.

  5. O que acontece com crianças que nascem dos membros solicitantes ou novos membros ?

  6.       Depende de seus pais. Geralmente se coloca um berço na habitação privada dos pais e ali vivem durante os primeiros meses. Geralmente os membros tratam de estabelecer uma relação afetiva com o bebê entretanto esta não é bem vinda ou fomentada pelos pais, especialmente a mãe. Isto geralmente muda e a aceitação aumenta na medida em que os pais compreendem melhor a família comunitária e reconhecem suas vantagens, sobre tudo quando se dão conta do quanto cansa ser responsável por um bebê 24 horas por dia.

  7. As crianças sempre ficam na casa das crianças ?

  8.       Não, vivem aí todo o tempo, porém passam grande parte do dia em outras partes da comunidade. Têm atividades em diversas partes, pode-se vê-las, por exemplo, alimentando os animais, ........................................

  9. Todos os pais biológicos gostam de compartilhar o amor de seus filhos com os demais ?

  10.       Os membros sim. Não concebemos o amor de nossos filhos, bem como eles mesmos como possessão. Gostamos de vê-los amados por mais pessoas. Freqüentemente os novos membros rechaçam a idéia de que seus filhos queiram outras pessoas porém geralmente superam ou decidem deixar a comunidade.

  11. Há crianças que crescem isoladas do resto da comunidade ?

  12.       Não. Entretanto as crianças que crescem em um tipo de sociedade diferente da tradicional e se familiarizam com a sociedade exterior, reconhecem as diferenças e aprendem a discriminar como comportar-se ao estar em uma ou em outra. Claro, para muitas crianças que vivem na comunidade lhes parecem estranhas algumas práticas da sociedade ocidental porém não como para provocar-lhes um choque. Uma comunidade Walden Dos nunca está isolada da sociedade ocidental já que precisamente trata de oferecer uma alternativa para ela. Los Horcones oferece serviços ao exterior e poderá oferecer mais à medida de que aumente o número de habitantes na comunidade.

          Walden Dos não coloca suas crianças em uma esfera de cristal, de onde não podem sair. Não os protege ao grau que lhes tira a liberdade. Muita gente mal interpreta Walden Dos acreditando nisto. Provavelmente a mal interpretação se origina em que Skinner nunca mencionou em sua novela Walden Dos que as crianças saiam da comunidade. Na novela dá-se a impressão de que as crianças são muito controlados e cuidados, que inclui somente alguns membros cuidando deles.

  13. Qual é o contato das crianças com a sociedade exterior ?

  14.       As crianças têm amigos que vivem fora da comunidade e se frequentam mutualmente. Viajam e conhecem o país em que vivem e outros países, seus costumes, suas práticas , analisam e comparam.

          Contudo, em Los Horcones tratamos de produzir as coisas de nossa própria cultura, nada nos impede de desfrutar dos produtos da cultura ocidental como: roupa , música, bicicletas, motos, etc

          Algumas vezes visitantes criticam a comunidade dizendo que as crianças não são diferentes das que são criadas fora dela. Isto é um juizo superficial, baseado na aparência. Quem faz esta crítica não leva em conta que as crianças da comunidade aprenderam também outros gostos como a de cooperar ao invés de competir, a compartilhar ao invés de apropriar-se, etc.

  15. Se espera que as crianças que vivem na comunidade, ao chegar a ser maiores se casem somente com membros da comunidade ?

  16.       Não

  17. Se espera que vivam para sempre na comunidade ?

  18.       Não, elas podem decidir viver fora dela em qualquer momento e nós as apoiaremos.

  19. Aonde vão à escola ?

  20.       Temos nossa própria escola até a educação média (antes da universidade). Eles podem estudar onde desejam dentro ou fora da comunidade (até agora todos têm preferido a comunidade).

  21. Os membros compartilham além dos filhos, de seus casais ?

  22.       Não, as relações sexuais são um assunto pessoal, privado. Se fomenta a amizade entre todos os membros de todas as idades e sexos. Não se incentiva o ver as pessoas do sexo oposto como objetos de conquista ou mero interesse sexual. Não se incentiva as relações de casais passageiros, sem compromisso.

  23. Quais são as principais diferenças entre o cuidado comunal que se efetua em Los Horcones e o que é levado em outras comunidades, como por exemplo nos Kibbutz em Israel ?.

      Primeiramente é que todos os membros esperam e chegam à ser pais para para as crianças e não somente cuidadores.
      Outra é que em Los Horcones todos os membros e não somente os cuidadores de crianças estudam sobre a educação infantil.
      Outra é que em Los Horcones se aplicam princípios comportamentais na educação das crianças.

Perguntas e comentários a: walden@imparcial. Com.mx
Atualizado em junho de 1998

Veja também a Homepage de Los Horcones

"The copyright of this page is property of    "Los Horcones"                        
Os Direitos autorais desta página são de propriedade de "Los Horcones"