O Recém-Nascido
O RECÉM NASCIDO (RN) 
 
 
Lembre-se !!!

Viva com serenidade para seu filho ter uma mente sadia.

Agradeço a todos pelo incentivo!

Dr. Jaime Castilho Pinheiro Filho

Anjinho 
 
O leite Materno
Introdução
Visitas
Teste do pezinho
Umbigo
Dentinhos
Pele
Espirros
Soluços
Cólicas
Febre
 Limpeza
 Eructações
 Leite artificial
Tipos de RN
Alimentos maternos
 Puericultura
Movimentos do RN
Movimentos na gravidez
Desenvolvimento 
 Vacinas

 

 

INTRODUÇÃO

  • O bebê é considerado Recém Nascido dêsde que nasce, até o 28 º dia de vida.    
  • Desde o dia em que nasceu, seu bebê é o que existe de mais importante em sua vida, portanto escolha um pediatra permanente de sua inteira confiança, que acompanhe e registre todos os detalhes de sua evolução.     
  • O primeiro passo para assegurar o perfeito desenvolvimento físico e intelectual do seu bebê levá-lo regularmente ao pediatra, não apenas quando êle estiver apresentando algum sinal de doença, mas sim observando consultas periódicas visando prevenir futuros problemas.    
  • Durante o primeiro ano de vida do seu bebê, as consultas deverão ser realizadas pelo menos uma vêz por mês.

 

 

  

 

 

 

 


1- Visitas


    O recém-nascido não deve ficar no quarto com visitas. Não é aconselhável manter as janelas e portas hermeticamente fechadas, sobretudo havendo visitas tossindo ou espirrando. O bebê não se resfria por corrente de ar ou pouco agasalho, e sim contaminado por pessoas sujeitas a resfriados, faringites ou amigdalites. Visitas e parentes só podem atrapalhar na hora da mamada, do banho ou de dormir. Para criar o bebê sadio, forte e em boas condições no primeiro ano de vida, é aconselhável isolá-lo, dentro do possivel.      É um problema a visita de parentes, amigos e acompanhantes logo que o bebê volta com sua mãe para casa. Todos o querem ver, pegar etc. O que se nota são diversas pessoas falando ou tossindo dentro do quarto do bebê, com ruído e perigo de infecção.

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Os primeiros cuidados

  • - O teste do Pezinho 

    É muito importante que se faça esse tipo de exame o mais breve possível para se detectar duas doenças (fenilcetonuria e hipotireoidismo congênito) que podem levar ao retardamento mental, quando não tratadas precocemente. Deve-se orientar a quem vai cuidar do recém-nascido , para lavar as mãos antes e depois de manipulá-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • - Curativo do coto umbilical

    Uma vez ligado o cordão umbilical, uma pequena parte denominada co- to, que deve ter 3 cm acima da pele (anel umbilical), e fica presa a parede abdominal, que dever cair entre 7 e 12 dias de vida. Excepcionalmente pode durar até 30 dias a queda, sem maior conseqüência. O máximo de higiene é indispens vel para se evitar uma infecção. O coto umbilical deve ser pincelado com uma solução de mercério-cromo ou mertiolate. Deve-se proceder assim todas as vezes em que se mudar o curativo, até 3 dias após a queda do cordão umbilical. NÃO COBRIR.

 

 

 

 

 

 

 

 

3 - Dentes ao nascer 

A sua presença não tem maior significação. e habitualmente caem no decor- rer do primeiro mês de vida. Se estão bem firmes, nada há a fazer, se estíverem moles devem ser extra- ídos, pois podem ser aspirados indo localizar-se nos brônquios. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 - Descamação epitelial

    Logo em seguida ao nascimento, começa uma descamação como se o bebê esti vesse mudando a pele. É as vezes, muito intensa, chegando a impressionar os pais, depositando-se em grande quantidade pelo lençol. Até o quinto ou sexto dia termina esta descamação. Convém pulverizar o corpo da criança com pó suave (talco) que deve ser evitado nas crianças alérgicas.

 

5 - Espirros
    

    O espirro é uma defesa e a criança o faz para se libertar das secreções que, por acaso, tenha deglutido ou inalado durante a hora do parto. As vezes, o excesso de talco ou de lã que solta fiapos pode provocá-lo. 

 

6 - Soluços

   

    O soluço é uma ocorrência muito comum no recém-nascido, e deve-se a imaturidade do sistema digestivo, e não como comumente se diz ao frio. é uma ocorrência que desaparece aos poucos e não tem maiores problemas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 - Cólicas

    

    Costumam ocorrer com freqüência, na maioria dos bebês, principalmente nos tres primeiros meses de vida. São sem dúvidas as causas mais comuns do choro do seu bebê. As causas da cólica são geralmente devidas a ingestão excessiva de ar, durante as mamadas, ou devido a obstipação intestinal ("cocô duro", "prisão de ventre"). 

    O que fazer?

  1. Evitar que o bebê inspire ar pela boca durante a mamada
  2. Fazer com que o bebê arrote durante e após as mamadas.
  3. Massagem abdominal. Faz-se elevando-se os joelhinhos contra o abdomen, para ajudar a eliminação de gases e fezes.
  4. Colocá-lo de bruços (colchão duro, sem travesseiros e as mãozinhas para cima da cabeça). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 - Febre transitória do recém-nascido

   

    Esse distúrbio, também conhecido por febre de sede ou febre de fome, consiste na elevação da temperatura sem qualquer ligação com infecção ou intoxicação. Aparece entre o segundo e o quarto dia de vida durante 3 ou 4 dias. A febre pode ser moderada ou elevada, ultrapassando, as vezes, 39 graus.     Coincide com a queda de peso da primeira semana de vida, sendo mais elevada nos dias quentes, daí a sua maior freqüência no verão.     Aparece em recém-nascidos normais, sendo admitida como causa a escassez de líquidos, leite ou água.       O tratamento, em primeiro lugar, deve ser administração de líquidos, água ou chá, e regularizar a alimentação. Evitar agasalhos exagerados; o uso de roupa excessiva é um dos maiores causadores. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9 - Limpeza do nariz, ouvidos e olhos
    

    O nariz deve ser limpo quando existe formação de secreção espessa, ou crostas. Use um litro de água fervida morna e uma colher de sopa de sal de cozinha, e com um conta gotas, lave o interior do nariz (pelas narinas) várias vêzes. Para limpeza use um algodão embebido no mesmo líquido.        Os ouvidos devem ser limpos com um cotonete seco, unicamente nas áreas externas. Não limpe dentro dos ouvidos com nenhum tipo de objeto. Os olhos devem ser limpos com água boricada embebidas em um algodão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  10 - Eructações (arrotos)

    Não esqueça de fazer a criança eructar após a amamentação .    Coloque-a na posição vertical, apoiada sobre seu peito.    Bata suavemente, porém com força suficiente para eructe uma ou duas vezes.    Deitar a criança após a amamentação só deverá ser feito após a eructação.    Nunca deitá-la de costas(olhando o teto), imediatamente após a mamada.    De preferência deitá-la sobre o lado direito, pois desta forma facilitará o esvasiamento do estômago.    Para deitá-la de bruços você deve seguir as seguintes normas:    

    1- Sôbre colchãozinho duro.    

    2- Sem travesseiro.    

    3- Com os bracinhos soltos e acima da cabeça.

Importante:    Atenda seu filho imediatamente quando notar que êle esta vomitando.

        

 

 

 

 

 

 

 11-Vacinas

 As vacinas que devem ser feitas durante os primeiros 15 dias são a BCG (contra a tuberculose) e a da Hepatite B.

 

 

  A ALIMENTAÇÃO

     

    A criança deve se alimentar, crescer, engordar, prosperar.
    As pessoas tanto sabem disto que é no meio da maior ansiedade que o bebê é posto ao seio.
    A grande preocupação consiste en saber se a mãe tem leite; os telefonemas e os "palpites" se renovam, e antes de qualquer esclarecimento asseguramos "que a mãe tem sempre leíte para o filho que gerou". Pode ser que a secreção demore a vir, e quando vier que dure pouco, mas sempre existe.
    O nervosísmo é tal e a aflição de saber se tem leite é tão grande que a mãe acaba por se prejudicar. A glândula mamária é extremamente sensível às variações do sistema nervoso.
    Antes de tudo haja com serenidade e confiança, pois natureza não erra, o leite virá . Assim como podemos assegurar que a mãe ter leite, podemos também garantir que seu filhinho não morrerá de fome se o mesmo demorar. Os recém-nascidos suportam bem a fome, desde que recebam água adoçada com Nidex, ou Dextrosol, açúcar especial para bebês.
    O leite materno só aparece nos seios após o terceiro ou quarto dia depois do parto. A secreção do leite é desencadeada por um hormônio chamado prolactina que é estimulado pela sucção;  para que as glândulas mamárias funcionem é necessário que a criança sugue.
    O leite materno no início tem aspecto especial, chamado de colostro, de cor amarelada, espesso, de grande valor alimentar; pequenas quantidades satisfazem o bebê.
    O colostro é o alimento de transição entre o sangue que alimentou o feto dentro do útero materno e o leite que vai alimentá-lo nos primeiros dias de vida.        O leite materno é o mais indicado para a alimentação de seu filho e pode suprir todas as suas necessidades até o sexto mês de vida, diminuindo consideravelmente os riscos de infecção (principalmente intestinais). 

 O que fazer ?

  1.  Procure tomar bastante líquidos.
  2. Não ensaboe excessivamente os seios
  3. Faça a limpeza dos seios só com água morna.
  4. Ofereça sempre os dois seios em cada mamada.
  5. Não prolongue cada mamada por mais de 15 minutos em cada seio.
  6. Só utilize leite não materno em último caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oferecimento precoce do alimento artificial

    No segundo ou terceiro dia de vida, devido à afobação da família e à comodidade da enfermeira do berçário, pode ocorrer o oferecimento antecipado do alimento artificial (leite Nan, Nestogeno,etc.) que fará com que bebê não se empenhe em fazer uma sucção vigorosa no seio materno, o que dificulta a vinda do leite.
    Ou seja,o bebê, farto com a mamadeira artificial, não se esforça em chupar o seio, faltando assim o melhor estímulo para a secreção da glândula mamárias que, uma vez funcionando, durará certamente uns 6 meses.
A alimentação artificial precoce, na primeira semana de vida, está sendo acusada ainda de ser a causa de tantas manifestações alérgicas que apresentam os bebês atualmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de recém-nascido segundo o modo de mamar (Barnes) 

               1 - Robusto - Corpulento e voraz. Suga violenta e rapidamente.  Extrai grande quantidade de leite, fere freqüentemente o bico do seio. 

            2 - Nervoso - Agarra e solta o bico do seio, resmunga. Há necessidade de acalmá-lo, levando-o pacientemente ao seio,diversas vezes. 

            3 - Indiferente - Não se interessa por sugar. Se o leite é pouco ou muito, é o mesmo para ele. 

            4 - Guloso - Saboreia ruidosamente as primeiras gotas que Ihe caem na boca. Chupeteia. Chega a se lamber. 

            5 - Folgado - Mama um pouco, descansa; torna a mamar e vai assim, fol- gadamente, até terminar. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A alimentação materna

A mãe que amamenta deve receber como alimentos, diariamente, no mínino 

        Pão 150 g
        Carne 200 g
        Leite 500 g
        Sopa de massas 250 g
        Queijo gordo 50 g 
        Açúcar 50 g
        Verduras frescas (folhosas) 200 g 
        Frutas cruas 150 g
        Condimentos gordurosos 15 g 
        Pode beber 1 copo de vinho ou de cerveja. (que funciona diminuindo a ansiedade materna, o que aumenta a produção de leite)
        Não abusar de café, chá, chocolate ou cigarro.   O preferivel é evitá-los. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Puericultura- psicologia

A nova puericultura trata do corpo e do espírito da criança. As relações amistosas e amorosas estabelecidas entre a mãe e a criança, durante os primeiros dias e semanas de vida, constituem um valioso elemento para o bom desenvolvimento mental da criança. Parece que a inter-relação do leite é maior do que a do sangue. A mama é o mundo da criança e o bebê tem , através dela, consciência agradável de sua mãe, de acordo com a quantidade do leíte gue possa receber. Para o bebê, a alimentação ao seio fornece satisfações emocionais agradabilíssimas que podem ter a mais alta importância futura. Na verdade, não é que a criança alimentada ao seio tenha equilíbrio emocional maior do que a alimentada artificialmente, ou seja mais feliz, mas ter , sem dúvida alguma, maiores chances de o ser.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Movimentos do recém-nascido 

               - Enruga a testa e contrai as pálpebras. 

               - Movimentos rítmicos da boca. 

               - Dilatação das narinas. 

               - Chora quando provocado. 

               - Ocasionalmente, boceja. 

               - Move a cabeça de um lado para o outro. 

               - Estica braços e pernas e movimenta os dedos das mãos e pés. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Movimentos durante a gravidez

Movimentos que começaram lá no 5.o mês de vida intra-uterina. 

Sabemos modernamente que o feto, depois do 5.o mês, já faz os seguintes movimentos: 

              - de braço e pernas 

              - pestaneja e vira os olhos 

              - abre e fecha a boca 

              - engole e tem movimentos rítmicos do tórax. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento motor e mental do recém-nascido

  •         A primeira prova de inteligência é a capacidade de sucção 

Colocado na boca do recém-nascido o bico do seio ou da mamadeira, se o bebê não tentar sugar, está doente ou tem a inteligência comprometida. 

  •         A segunda prova é de "apreensão" 

Colocando o dedo ou um lápis nas mãos do recém-nascido, ele procura segurá-Io por alguns segundos

  •         A terceira prova é o reflexo da abraço (reflexo de Moro)  

Batendo palmas, o bebê se assustar , esticando os braços fazendo, em seguida, o movimento do abraço. 

  •         A quarta prova é a prova da marçha 

Esta prova é muito interessante e consiste em se segurar o bebê pelas axilas fazendo com que êle comece a trocar passos começando a "caminhar". 

        Obs: Todos estes reflexos desaparecem conforme o bebê se desenvolve. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Agradeço a todos pelo incentivo. 

 Esta página está no ar desde abril de1997. 

Volta à pagina principal Menino

  

Página principal
Próxima pagina
O que fazer?
Voce sabia?
Links

   E-mail para jaimecas@netmogi.com.br 

Por favor ajude-me a aprimorar este site enviando me um E-mail com sua dúvida ou sugestão

(que serão muito bem recebidos e respondidos sem exceção).

Este site foi concebido pensando em ajudá-lo a tornar uma criança sadia, em um adulto feliz...



Copyright© 1997 Hobbysoft 

<<<<< Atualizada em 22/04/97 >>>>> 

1