ASP - ACTIVE SERVER PAGES


O que é

As ASP (Active Server Pages - Páginas de Servidor Ativas) são um ambiente para programação por scripts no servidor, que você pode usar para criar páginas dinâmicas, interativas e de alta performance. Como as páginas ASP, os scripts rodam no servidor e não no cliente. É o próprio servidor que transforma os scripts em HTML padrão, fazendo com que qualquer browser do mercado seja capaz de acessar um site que usa ASP.

Entre os recursos que podem ser implementados via ASP, podemos citar:

ASP surgiu juntamente com o lançamento do Internet Information Server 3.0. Esta é uma solução Microsoft, que exige que o seu servidor precisa rodar um sistema operacional da Microsoft (Windows 95 ou NT). Os seguintes servidores suportam o uso de páginas ASP:

A grande vantagem, porém, é que existe esta exigência apenas do lado do servidor. No lado do cliente, você pode utilizar qualquer browser, mesmo os que não suportam VBScript (como os da Netscape).


Vantagens do ASP


Itens a verificar no seu servidor

Para utilizar ASP em suas homepages, você precisa atender aos requisitos acima. Uma situação ideal é utilizar o Microsoft FrontPage 98 ou o Microsoft Visual InterDev (parte do Microsoft Visual Studio) para editar as páginas, mas isso não é necessário. Você pode chegar lá apenas usando o Notepad.

Antes de mais nada:

Garantidos os itens acima, você pode criar sua primeira página ASP.


Perguntas comuns sobre ASP

Que linguagens script são suportas pelas ASP?
Há suporte nativo para JScript (o JavaScript da Microsoft) e VBScript. Existem plug-ins ActiveX para dar suporte para outras linguagens como REXX, PERL, and Python.

Que browsers suportam ASP?
Todos os browsers suportam ASP. Isto acontece pelo fato das páginas ASP serem processadas pelo servidor. O que o cliente recebe é somente código HTML padrão.

As páginas ASP são capazes de guardar estados?
Sim. Aplicações ASP podem armazenar dados que são mantidos durante toda uma sessão. Desta forma, um usuário pode fornecer seu nome somente uma vez em uma página e as demais páginas podem obter este dado automaticamente. Este recurso é ideal para aplicações de venda pela Internet.

As páginas ASP oferecem segurança?
Sim. O recurso ASP é parte integrante do IIS (Internet Information Server), que tem sua segurança integrada com o Windows NT Server. É fácil restringir o acesso a páginas ASP usando os esquemas de autenticação do IIS (senha básica da Web, senha do NT ou certificados de cliente). É ainda possível dar segurança aos dados transmitidos usando SSL.

Que bancos de dados podem ser acessados usando ASP?
Uma aplicação ASP pode ser usada com qualquer banco de dados compatível com ODBC. Isto inclui dados do Access, Microsoft SQL Server, Oracle, Sybase, Informix, DB2, entre outros.

ASP é melhor que CGI?
ASP lhe dá todos os recursos de aplicações CGI de uma forma mais fácil e mais robusta. Com ASP, é bem mais fácil criar conexões entre o browser e os dados em formatos normalmente incompatíveis com HTML, como bancos de dados. ASP é mais robusto por não criar um processo no servidor para cada pedido do usuário, como acontece com o CGI. Usando ASP ao invés de CGI, um servidor pode atender a um grande número de pedidos de usuários de forma mais rápida e usando menos memória. Além disso, criar páginas ASP é em geral muito mais fácil do que criar aplicações CGI.

ASP é melhor do que Perl?
Perl é apenas uma linguagem script e não uma ferramenta de desenvolvimento. Usando ASP, você tem objetos predefinidos para criar aplicações complexas, como os que permitem o acesso a bancos de dados ou o uso de sessões. Além do mais, ASP pode utilizar Perl como linguagem script, se você desejar, usando plug-ins ActiveX de terceiros.

Voltar


Copyright (c) 1998 - Alexandre Barreto