IDC - INTERNET DATABASE CONNECTOR


O que é

O IDC (Internet Database Connector) é um padrão criado pela Microsoft para facilitar a criação de aplicações Web que acessam um banco de dados. Ele funciona de forma simples e você pode criar uma aplicação facilmente. Como Banco de Dados e Internet são aplicações da moda, o assunto é interessante.

O IDC não é coisa nova. Ele funciona desde a primeira versão do servidor Internet da Microsoft. É importante lembrar que existe a forma mais moderna de fazer aplicações de banco de dados, usando as páginas ativas ASP (Active Server Pages). Também não se deve esquecer que esta é uma solução Microsoft, que roda apenas em Windows NT.

Para utilizar este recurso, você precisa ter:

No lado do cliente, você pode utilizar qualquer browser (inclusive da Netscape).


Itens a verificar no seu servidor

Para utilizar os recursos do IDC em suas homepages, você precisa atender a todos os requisitos acima. Uma situação ideal é utilizar o Microsoft FrontPage 97 ou o Microsoft Visual InterDev (parte do Microsoft Visual Studio) para editar as páginas, mas isso não é necessário. Você pode chegar lá apenas usando o Notepad.

Antes de mais nada:

Garantidos os itens acima, você pode criar sua primeira consulta.


Criando uma consulta

Para ter uma consulta, basta criar dois arquivos no seu diretório especial no servidor. Um arquivo terá a extensão IDC e incluirá o comando SQL da consulta. O outro arquivo, que contém o formato dos dados, terá a extensão HTX (template).

A melhor opção é editar este arquivos com o FrontPage 97 ou 98. Assim, você terá uma interface tipo "Wizard" para criar seus arquivos. Entretanto, os arquivos são simples e podem ser facilmente criados com editores mais simples. Até o Notepad serve. O arquivo IDC contém apenas algumas poucas linhas com comandos. O arquivo HTX é um arquivo HTML com alguns recursos a mais.

Abaixo está a listagem do arquivo CONSULTA.IDC, que funciona como exemplo:

Datasource: Web FAQ (esse é o nome do DSN criado no servidor internet/intranet)
Template: consulta.htx
(esse é o nome do arquivo destino)
SQLStatement: SELECT Codigo, Nome, Telefone FROM Cadastro
(pode ser colocado em varias linhas com o + na frente)
Username: Usuario
Password: senha

Neste exemplo, "LocalServer" é o nome da fonte de dados (este nome é comum para o servidor SQL no NT ou um apelido para uma conexão da rede). O arquivo de formato é especificado como "consulta.htx". Em seguida temos o comando SQL (Liste os campos Codigo, Nome e Telefone da tabela Cadastro). Por último temos o nome e a senha para o acesso ao banco de dados.

Como está especificado no arquivo IDC, precisamos de um arquivo HTX para formatar a saída gerada pelo comando. Este arquivo, com a extensão HTX, inclui uma parte inicial (cabeçalho), a parte de formato das linhas da tabela (detalhe) e uma parte final (rodapé). A divisão destas áreas é feita pelas marcas especiais <%begindetail%> e <%enddetail%>. A parte entre estas duas marcas será repetida, uma vez para cada linha da tabela.

Outras marcas especiais no arquivo HTX permitem incluir os dados dos campos. Para incluir os campos mencionados no exemplo acima, por exemplo, basta incluir as marcas <%Codigo%>, <%Nome%> e <%Telefone%>. Veja no arquivo abaixo um exemplo, o arquivo CONSULTA.HTX:

<h1>Relatório do Cadastro</h3>
<table>
<tr>
<th>Codigo</th>
<th>Nome</th>
<th>Empresa</th>
</tr>
<%begindetail%>
<tr>
<td><%Codigo%></td>
<td><%Nome%></td>
<td><%Empresa%></td>
</tr>
<%enddetail%>
</table>
<p>Final da tabela</p>


Formulários com IDC

Uma forma interessante de usar o IDC é utilizar um formulário para informar dados. Suponha que você deseja consultar apenas os dados de um determinado estado. Você pode usar uma página HTML com um formulário e passar os dados do formulário para uma consulta IDC. Veja o exemplo

Arquivo ESTADO.HTM

<html><body><h1>Consulta de Estado</h3>
<form action="estado.idc" method="POST">
<p>Digite o estado:
<input type="text" size="2" name="Estado"></p>
<input type="submit" name="Botao1" value="Consultar">
</form></body></html>

Arquivo ESTADO.IDC

Datasource: Web XXX
Template: consulta.htx
SQLStatement: SELECT Codigo, Nome, Telefone FROM Cadastro WHERE Estado='%Estado%'
Username: Usuario
Password: senha

Podemos usar para o ESTADO.IDC o mesmo CONSULTA.HTX que usamos antes. A grande diferença está no uso do campo %Estado%, que veio do formulário HTML. Ele é inserido no meio da sentença SQL, normalmente.

Voltar


Copyright (c) 1998 - Alexandre Barreto