Sopa de Letrinhas

 

Início

Versão portuguesa
English Version
Esperanta Versio
Links
BAÚ
Sopa de Letrinhas
Livro de Visitas
Mapa do Site

Voltar Acima Próxima

AVENTURAS DO TENENTE ITATÉUS (3)

( Publicada no Diário de Itabuna, Quarta-feira, 31.MAR.1994,

na Página Literatura , de Joselito dos Reis)

 

ÁGUAS DE MARÇO: E AS BARONESAS VINGARAM OS BARÕES

Como é do conhecimento público, nas últimas eleições municipais em Itabuna o povo resolveu dar uma (se esperava) guinada de 180(cento e oitenta) graus (espera-se que não seja de trezentos e sessenta), levando à prefeitura um partido promissor – o PT --, através de um jovem e ínclito político, Geraldo Simões. O resultado da eleição foi deveras surpreendente, com um partido pobre derrotando grupos poderosos em todos os sentidos.

 

Mas a região ainda não tomou conhecimento de todo de que possui o seu super-herói, o Tenente Itatéus que possui todos os super-poderes dos sócios da Liga dos Super – Amigos de Nova Iorque -- pode voar, é imbatível, indestrutível por qualquer meio -- e mais alguns que seus colegas não possuem , como os poderes para normais da precognição, telecinese, telepatia e toda parafernália de habilidades que a parapsicologia busca explicar. Na vida privada o Tenente Itatéus é o trabalhador rural do cacau José (Zé) Bento de Jesus, um jovem simples que conhece muito bem o seu ofício e que, por motivos ainda não explicados, ao beber mel de cacau fresco, se transforma no super-herói, assumindo todos os seus poderes, como se absorvesse toda a energia humana impregnada no cacau pelas sucessivas gerações de camponeses.

 

O Tenente Itatéus tem grandes feitos em favor da região cacaueira. Ainda recentemente tentou fazer mais um -- o que o tornaria mais conhecido do grande público – sendo impedido pelo pessoal do PT que assumiu a Prefeitura. Quando na semana passada o rio Cachoeira subiu o nível, enchendo de aguapés a ponte do Marabá, o Tenente Itatéus se apresentou para retirar as baronesas. Procurou as autoridades municipais para dizer do seu intento, tendo sido recebido com uma quilométrica pergunta: " Pagou alvará, ISS, IPTU, IPI, IPMF, IR, IPT, IOS, ICM, IVC, IPQP, III, IXV, IRPA, IBM, IICA, IVC, IML, IMI, INO, INCRA, IBDF, PIS, PASEP, PIN, PINEL? " "Não", respondeu assustado o super – herói . "Pois sem ter cumprido suas obrigações fiscais com o município, não pode fazer o trabalho!" E foi proibido de ajudar. Ainda um tanto aturdido, o Tenente Itatéus que também possui um super – intelecto apenas comentou: "Muito bem. É verdade. Vocês derrotaram os "barões" nas eleições e agora por ironia são derrotados pelas baronesas!!"...

1