Card Captor Sakura no Brasil

O Anime

Sakura, Tomoyo e Kero-ChanA série de TV de Card Captor Sakura foi exibida aqui no Brasil pela Cartoon Network. Recebeu o nome meio estranho de "Sakura Card Captors" mas não houve cortes e o anime foi passado integralmente, direitinho, sem mudanças de horário, com uma dublagem, na minha opinião, ótima... Ou seja, sem reclamações. ^^
Mas... para os que não tem grana pra assinar uma TV paga (meu caso... ^^") é melhor sentar porque tenho más notícias. (ou não... depende!).
A Globo (carinhosamente chamada por mim de Hitokiri Globo, ou na versão brasileira,  Globo - A Retalhadora) comprou os direitos de exibição da série. (Céus, por que todas as séries que eu gosto são adquiridas pela Globo?!! >_<)
Bom, quem tentou acompanhar Rurouni Kenshin (ou Samurai X, como queiram... ) pela Hitokiri Globo sabe muito bem o motivo do "apelido carinhoso". A série foi toda cortada! E o medo de todos os fãs de CCS é que Sakura tenha o mesmo destino cruel. Afinal, se nem Hitokiri Batousai resistiu à lâmina de Hitokiri Globo, imaginem só uma menina de dez anos!!! @_@ Salvem a Sakura!!!

Mas, ainda é cedo pra cometer suicídio! Não sejamos pessimistas demais! O jeito é torcer que Sakura seja poupada da faca. Acho que,  pelo fato da série já ter sido exibida no Brasil integralmente, existe uma chance de que a Globo não corte. Mas nada pode ser garantido quanto ao horário, as aberturas e encerramentos, etc, etc, etc...
Em suma, o milagre tá difícil... mas qual milagre é fácil?! ^^

11 -06 -2001 - Card Captor Sakura estréia na Globo!
E a grande surpresa: A Globo exibe a abertura (pelo menos no primeiro capítulo, pra abrir a série. Nos demais, a abertura foi devidamente cortada), a versão e dublagem é a mesma da Cartoon, mas sem comercial no meio do anime. Parece que editaram a dublagem do primeiro capítulo trocando "card captor"por "caçadora de carta". Mas isso não parece ter aborrecido muito os fãs. Há apenas uma certa preocupação quanto ao futuro. Todo mundo ainda tá traumatizado por conta de Kenshin. Mas até agora.. sem críticas! ^^

24-10-2001 - SALVE SAKURA!!
Ok... eu realmente demorei pra escrever isso. >_< Estou meio relapsa com a página mesmo...  mil perdões!
Bom, como todo o bom fã de Sakura que é pobre como eu e não tem TV a cabo já deve estar sabendo, Card Captor Sakura passou interirinho na Globo sem reprises e sem cortes. Isso foi legal! Mas quando começaram a reprisar a série, vieram os primeiros problemas.
Tudo começou com a "boa e velha" retalhada! Nunca mais vou esquecer quando me sentei na frente da TV às 11:00 - programação atrasada, j&á era hora de Dragon Ball começar - e vi, perplexa, Sakura começando e terminando em 10 minutos!!! Metade do episódio foi cortado!
Que crueldade! Hitokiri Globo (ou, Globo, a retalhadora) fez a pobre Sakura em pedacinhos!!! Tadinha da criança!
Bom, mas até que seria bom se fosse só isso... Na semana seguinte, o Sítio do Picapau Amarelo começou a ser exibido e Sakura foi chutada da programação da Globo para desespero total dos fãs... >__< - E o que eles colocaram como tapa buracos?! O Popeye!!!! Oh, não!! Se alguém tiver uma forma pior de torturar os pobres fãs de anime, envie sua sugestão pra Globo porque parece que é pessoal mesmo!
E isso pode até parecer papo de fã fanático, sei lá.. Mas pensa aqui comigo: O que o Popeye tem de melhor do que a Sakura?! Ensina as criancinhas a comerem espinafre pra ficarem fortinhas?!! O.o'' Pô... não sei de vocês, mas quando a minha mãe vinha com esse papo de: "Come espinafre, filhinha... pra ficar forte que nem o Popeye." eu não me deixava enganar, não! Eu resistia!! Mesmo porque, os Thundercats e o He-man eram muito mais legais do que o Popeye! ^_~
Bem, deixando esse papo de espinafre de lado, vamos ao que interessa! SALVAR A SAKURA  das garras da  Globo malvada, comedora de criancinhas inocentes.
Como? Reclamando, ora bolas! É tudo que, infelizmente, nós podemos fazer a respeito. Entupir a Globo de emails, tornar a vida deles um inferno... e por aí vai!
Uma boa sugestão é clicar na banner abaixo participar do nosso protesto. E pra quem tem site de CCS ou de anime mesmo, trate de divulgar o movimento! Agüentar desrespeito passivamente é o que torna a vida de todo mundo essa sacanagem que vemos todos os dias no jornal. SALVEM A SAKURA!! ^^
 
 




03 de fevereiro

Como todo o bom fã de CCS já deve estar sabendo, os nossos apelos foram ouvidos e a Sakura foi retirada da lata de lixo global e recolocada na grade de programação. (Ufa!) Eu sinceramnete não estou em posição de informar o horário porque desde que CCS voltou, eu só vi uma única vez e não me lembrei de observar que horas que isso aconteceu... ;_;
De qualquer forma, fica o aviso aqui  e os agradecimentos a todos que protestaram contra a execução da Sakura-Chan! ^-^
 
 

O Mangá
 

Tomoyo e SakuraParece até mentira, mas não é!
A versão brasileira do mangá  de CCS foi lançada pela JBC (Japan Brazil Communication) em 25 de maio de 2001, juntamente com Rurouni Kenshin, e recebeu o mesmo nome da série de anime - Sakura Card Captors. Com visual gracioso, tradução impecável e preço bastante em conta, a versão brasileira de CCS me agradou bastante e, pro caso do milagre não acontecer e a Globo cortar o anime, pode ser a salvação da lavoura! Felizmente! ^^
Cada volume da versão brasileira eqüivale a exatamente metade do original, portanto, a série deve ter 24 volumes mensais ao todo.
Detalhe importante é que a leitura desses volumes deve ser feita exatamente como nos originais, de "trás pra frente". Pra quem está acostumado a manusear as publicações japonesas, não há nenhuma novidade. E pra quem vai encarar essa pela primeira vez, tenho certeza que se acostumará rápido e sem muitas dificuldades.
A minha esperança é que, acima de tudo, CCS sirva como uma porta para que os demais títulos de mangá  também pintem no Brasil e que a qualidade seja mantida também. E, quem sabe, não proporcione uma oportunidades para os desenhistas brasileiros do estilo?
Card Captor em português e com qualidade? Taí um milagre que eu nunca pensei que fosse se realizar, mas que está aí nas bancas!
A fé move montanhas, não é mesmo? ^_~

Mais informações sobre o mangá de Card Captor Sakura podem ser encontradas no site da JBC - www.japanbrazil.com
 
 

VOLTAR