ERA PALEOZÓICA

Geral

A idade da vida antiga

 

O Paleozóico ocorreu entre 570 e 250 milhões de anos atrás e é dividido em seis períodos Os 320 milhões de anos da era Paleozóica viram muitos eventos importantes, inclusive o desenvolvimento da maioria dos grupos de invertebrados, a conquista da vida terrestre, a evolução dos vertebrados, plantas vasculares e a formação do supercontinente Pangea.  A terra girou mais rápido do que hoje assim os dias eram mais curtos e a lua era mais próxima significando marés mais fortes. 

 

Continentes 

O Paleozóica Inferior viu os continentes agrupados ao redor do equador, com a Gondwana vagando pelo sul lentamente e a Sibéria, Laurentia e a Baltica estão convergindo nos trópicos.  Havia um grande oceano entre Laurentia e Gondwanaland Oriental.

No final do Palerozóico todos os continentes estavam unidos formando o supercontinente de Pangea

 

Clima 

O Paleozóico Inferior era mais frio, enquanto culminando na grande idade do gelo do Ordoviciano.  O Siluriano viu climas tropicais e mares rasos mornos.  Durante o Paleozóico Superior, a temperatura novamente abaixou e a idade do gelo Permo-carbonífera significou que a maioria do grande continente do sul Gondwana estava debaixo de pesadas camadas de gelo pesadas.

 

Vida

A vida mudou muito durante o Paleozóico, de algas para florestas, de protocordados para protomamíferos.  Basicamente se generalizarmos pode-se dizer que o Paleozóico Inferior foi dominado por invertebrados, enquanto o meio terrestre permaneceu estéril.  O Paleozóico mediano viu a elevação de estranhos peixes placodermos, as primeiras plantas terrestres e insetos. Enquanto o Paleozóico Superior viu o desenvolvimento de grandes florestas de arvores que produzem esporos, habitadas por uma fauna rica de artrópodes, anfíbios, répteis e por invertebrados diversos no mar.

 

Extinções de massa 

O Paleozóico testemunhou várias crises na história da vida, no Cambrino Inferior, uma no Ordoviciano, uma no Devoniano Superior. Mas a pior extinção foi a que marcou o fim da Era Paleozóica, que foi a grande extinção Permiana terminal, a maior catástrofe da história da vida, tirando a extinção em massa causada pelo oxigênio no Proterozóico.