QUATERNÁRIO

PLEISTOCENO Geral

 

 

O Pleistoceno cobre quase todo o Período Quaternário, uma pequena época de mais de um milhão e meio de anos.  Esta época testemunhou um esfriamento contínuo, culminando em uma série de idades do gelo.  A grande megafauna mamífera esta floresceu, e os primatas hominídeos ficaram mais sofisticados e começaram a usar ferramentas e o fogo. 

 

História

O termo Pleistoceno foi criado por Charles Lyell em 1839, com em uma base de estratos tipo na Sicília oriental, de acordo com as proporções de espécies extintas e espécies vivas de conchas de moluscos no sedimento.  Esta classificação não foi muito exata.

A definição atual do Pleistoceno está baseada em datações radiométricas de 1.6 milhões de anos, com a presença de moluscos de água doce e foraminíferos, a ausência de micro-organismos marinhos chamada discoasters, e em terra os restos fósseis de cavalos modernos e verdadeiros elefantes (no passado mais difundido do que eles são hoje). 

 

Geografia e Clima

Um terço do Pleistoceno viveu a Idade do Gelo.   Houve uma série de avanços e retiradas de gelo com a flutuação do clima entre frio (glacial) e morno (interglacial).  Houve varias mudanças no nível do mar durante o derretimento e formação das geleiras Os níveis de mar quando abaixados formaram pontes de terra que habilitaram a migração de animais e humanos por continentes. 

 

Biosfera

O Pleistoceno viu a idade de mamíferos em seu auge, com formas pequenas e gigantescas que vivem juntos.  Animais e plantas são espécies basicamente modernas, embora as distribuições eram incomuns, por exemplo; hipopótamos e elefantes habitavam Londres.  Havia muitos mamíferos gigantescos, a chamada megafauna pleistocênica, que evoluiu e se manteve em todos os continentes de mundos.   Na Austrália havia cangurus gigantescos e vombates enormes, como também seus parentes atuais, na Europa os rinocerontes lanosos de grande porte, na América os mastodontes, camelos, e lobos gigantes. Na América do Sul o domínio era das preguiças e tatus gigantes que habitavam varias regiões. 

 

Estratigrafia

Pleistoceno

Superior

Médio

Inferior