Dicas & etc

WINDOWS 95



Prompt do MS-DOS



Exibição visual de diretório no prompt de comando
Se você estiver em um prompt de comando e quiser uma exibição visual de um diretório (pasta), digite "start ." ou "start .."; isso fará com que uma pasta aberta daquele diretório apareça na área de trabalho.

Arrastar e soltar nomes de arquivo no prompt de comando

Você pode arrastar ícones de arquivos e pastas a partir da área de trabalho ou uma pasta para um prompt de comando do MS-DOS. O nome do arquivo é, então, colocado no buffer de teclado do aplicativo baseado no MS-DOS em execução.

Copiar/colar informações do/no prompt de comando

Ative a barra de ferramentas na janela do programa baseado no MS-DOS para ganhar acesso, via apontar-e-clicar, a operações de cópia, recorte e colagem de um programa baseado no Windows para um programa baseado no MS-DOS. Por exemplo, copie a saída de uma pasta na tela e, em seguida, cole-a em uma mensagem de correio eletrônico.

Iniciando programas baseados no Windows no prompt de comando

Você pode iniciar programas baseados no Windows a partir de um aviso de comando digitando o nome do programa a ser executado e, em seguida, especificando possíveis parâmetros conforme forem necessários. Por exemplo, para iniciar o Bloco de Notas, digite "notepad" no prompt de comando e pressione ENTER. Também é possível iniciar programas baseados no Windows em arquivos de lote.
Você também pode usar o comando Start para iniciar um programa ou abrir um documento. Por exemplo, C:>start Nomedoc.ext).

DOSKEY

Se você quiser usar o DOSKEY em uma janela do MS-DOS sem carregá-lo no Autoexec.bat ou criar um script de lote de inicialização, pode ir até as propriedades de Programa e digitar doskey no arquivo de lote de inicialização. Se decidir, mais tarde, que deseja ter um arquivo de lote de inicialização real, basta mover o DOSKEY para esse arquivo de lote.

Atalhos de diretório

Os diretório relacionados têm os seguintes atalhos: . = diretório atual .. = diretório pai ... = diretório pai, removido uma vez (novidade no Windows 95) .... = diretório pai, removido duas vezes (novidade no Windows 95) Por exemplo, se você estiver no diretório C:\Windows\System\Viewers e digitar cd... no aviso de comando, o diretório muda para C:\.

Parâmetros da linha de comando

Adicione um "?" na linha de comando dos programas MS-DOS e você receberá um aviso para adicionar parâmetros quando iniciar o programa. Este recurso é particularmente útil com atalhos de programas MS-DOS.


Recortar, copiar, colar, arrastar e soltar



Arrastar e soltar

Para mover um objeto, use o botão esquerdo do mouse para arrastar o objeto de uma pasta para outra na mesma unidade de disco. Use SHIFT+o botão esquerdo ao arrastar para mover incondicionalmente.
Para copiar um objeto, use o botão esquerdo do mouse para arrastar o objeto de uma pasta para outra em outra unidade de disco. Use CTRL+o botão esquerdo ao arrastar para forçar uma cópia.
Para criar um atalho para um executável, use o botão esquerdo do mouse para arrastar um arquivo executável até uma nova pasta.
Use o botão direito do mouse para arrastar um objeto de uma pasta para outra; em seguida, selecione 'Criar Atalho(s) Aqui' para criar um atalho para esse objeto. As anotações no ícone indicam o que irá acontecer: um sinal de adição para copiar, uma seta para criar um atalho e nenhum símbolo para mover. Pressione Esc enquanto arrasta o objeto para cancelar a ação.
Para criar atalhos de documento: Arraste, com o botão direito do mouse, uma seleção de um documento OLE (por exemplo, do Word 95) para a Área de Trabalho ou pasta e, em seguida, selecione 'Criar Atalho Para Documento Aqui'. Esse atalho de documento irá abrir o documento original na posição, no documento, de onde se originou o atalho.
Para criar rascunhos de documento: Use o botão esquerdo do mouse para arrastar uma seleção de um documento OLE (por exemplo, do Word 95) para a área de trabalho ou pasta para criar um rascunho (o rascunho é um objeto OLE que contém a seleção). Solte o rascunho no outro documento ou novamente no documento original para inseri-lo ou devolvê-lo (o que for mais apropriado no caso).

Arrastar e soltar com o botão direito do mouse

O recurso arrastar-e-soltar com o botão direito do mouse funciona como com o botão esquerdo, exceto pela exibição de um menu quando se solta o objeto. O menu para pastas exibe os seguintes comandos: Mover Aqui, Copiar Aqui, Criar Atalho(s) Aqui. O menu para objetos OLE inclui: Criar Rascunho Aqui, Mover Rascunho Aqui, Criar Atalho Para Documento Aqui.

Arrastar para a barra de tarefas

Você pode arrastar objetos de um documento aberto para outro documento aberto (um cobrindo o outro) arrastando o objeto para a barra de tarefas de destino, esperando até que a janela de destino seja exibida e, finalmente, arrastando o objeto até a janela de destino.

Operações com arquivos



Criando um novo arquivo
Crie um novo arquivo usando o botão direito do mouse para clicar na área de trabalho ou pasta, aponte para Novo e, em seguida, clique no tipo de arquivo a ser criado na lista.

Criar uma nova pasta enquanto salva um arquivo

Ao usar o comando Salvar Como para salvar um arquivo, você também pode criar uma nova pasta na qual este deve ser armazenado. Use o botão direito do mouse para clicar na lista da caixa de diálogo, aponte para Novo e, em seguida, clique em Pasta. Clique duas vezes na nova pasta para abri-la e, finalmente, prossiga com o processo de gravação.

Excluindo arquivos sem movê-los para a Lixeira

Selecione o arquivo ou arquivos a serem excluídos. Use o botão direito do mouse para clicar na seleção e, em seguida, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto clica em Excluir (ou mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto pressiona a tecla DELETE no teclado).


Pastas e Windows Explorer


Atalhos de teclado

* Pressione Win+E para iniciar o Windows Explorer apontando para 'Meu Computador' (no teclado Microsoft Natural Keyboard).
* Pressione BACKSPACE para exibir a pasta pai.
* Para selecionar todos os arquivos de uma pasta, pressione CTRL+A.
* Pressione F5 para atualizar a lista de conteúdo.

Pastas especiais

Você pode colocar o conteúdo do Painel de Controle ou de outras pastas especiais no menu Iniciar (ou em qualquer pasta). Crie uma pasta clicando em Novo no menu Arquivo e, em seguida, clicando em Pasta. Então, cole no nome apropriado conforme mostrado abaixo:

Para				Use este nome

----------------------------------------------
Painel de Controle Control Panel.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
Rede Dial-Up Dial Up Net.{992CFFA0-F557-101A-88EC-00DD010CCC48}
Impressoras Printers.{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}


Teclas de atalho de teclado

Teclas de aceleração e outras

*Pasta Geral / Atalhos do Windows Explorer para um objeto selecionado:

	Teclas:			Ação:
      -----------------------------------------------------------------	
	F2			Renomear	
	F3			Localizar	
	CTRL+X,C,V		Recortar, Copiar ou Colar	
	SHIFT+DELETE	Excluir imediatamente sem colocar o 
				arquivo na Lixeira.	
	ALT+ENTER		Propriedades
	ALT+clique duplo	Propriedades
	CTRL+clique direito	Colocar verbos alternativos no menu contextual Abrir com
	SHIFT+ clique duplo	Explorar o objeto se houver um comando Explorar
	CTRL+arrastar um
  	arquivo até uma pasta	Copiar um arquivo
	CTRL+SHIFT+arrastar
	um arquivo até a
	área de trabalho
	ou uma pasta		Criar um atalho
	CTRL+ESC,ESC,TAB,
	SHIFT+F10		Abrir propriedades da barra de tarefas

Controle geral sobre pastas/Windows Explorer

	F4 (Explorer)		Exibe a caixa de combinação
	F5			Atualiza	
	F6			Alterna entre painéis no Explorer	
	CTRL+G (Windows 
	Explorer)		Ir para	
	CTRL+Z		Desfazer	
	CTRL+A		Selecionar tudo	
	BACKSPACE		Vai para a pasta pai
	SHIFT+	Fecha esta pasta e todas as suas pastas pais

Comandos gerais apenas de teclado

	F1				Ajuda
	F10				Modo Vai para Menu
	SHIFT+F10			Menu contextual para o item selecionado
	CTRL+ESC			Acessa o menu Iniciar
	CTRL+ESC, ESC		Foco no botão "Iniciar"
	SHIFT+F10			Menu contextual
	ALT+TAB			Alternar para o programa em execução
	SHIFT enquanto insere o CD	Ignora auto-execução
	Alt+M quando o	foco está na 
	barra de tarefas			Minimiza todas as janelas

Multimídia e som


Para remover a Auto Execução quando um CD de áudio é inserido, mantenha pressionada a tecla SHIFT ao inserir o CD-ROM ou faça as seguintes alterações:
  1. Abra uma pasta (por exemplo, Meu Computador)
  2. No menu Exibir, clique em Opções; em seguida, clique em Tipos de Arquivos.
  3. Clique em "CD de áudio" e, em seguida, clique em "Editar".
  4. Na lista "Ação", clique em "Reproduzir".
  5. Clique em "Definir padrão" para desativar a Auto Execução.

Observação: Se o comando Reproduzir estiver em negrito, o CD será reproduzido quando for inserido; se Reproduzir não estiver em negrito, o CD não será reproduzido.


Caixa de diálogo Executar


Via teclado

Pressione CTRL+ESC+R para abrir a caixa de diálogo Executar. No teclado Microsoft Natural Keyboard, pressione Win+R para abrir a caixa de diálogo Executar.

Abrindo uma pasta em qualquer local a partir da caixa de diálogo Executar

Para abrir uma pasta, digite seu caminho local ou caminho UNC. Por exemplo, ao digitar, C:\Windows\System, você abre a pasta System. Ao digitar, \\servidor\compart\direto, você abre uma pasta que aponta para a pasta direto no ponto de compartilhamento \\servidor\compart.


Menu Iniciar


Acesso rápido a itens do menu Iniciar

Você pode abrir programas rapidamente no topo do menu Iniciar numerando
os ícones (renomeie-os com um número antes do nome). Então, pressione
CTRL+ESC, seguido do número para iniciar esses programas.


Gerenciamento de janelas

Fechando janelas consecutivas

Se você estiver trabalhando com múltiplas janelas e quiser fechar todas as janelas abertas, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique no botão de fechamento (X), localizado no canto superior direito da barra de título.


Dicas e truques miscelâneos


Resumo de configuração

Para imprimir uma cópia do resumo de configuração de seu sistema, clique duas vezes no ícone Sistemas do Painel de Controle e, em seguida, clique na guia Gerenciador de Dispositivos. Clique em "Computador" e, em seguida, clique em "Imprimir".

Visualização Rápida

Se Visualização Rápida estiver instalada e se suportar um formato de arquivo específico, você pode visualizar rapidamente o conteúdo daquele arquivo usando o botão direito do mouse para clicar nele e, em seguida, selecionando Visualização Rápida.
Você também pode criar um vínculo com o Notepad.exe em sua pasta Enviar Para. Em seguida, use o botão direito do mouse para clicar no arquivo a ser visualizado. Clique em Enviar Para; em seguida, clique em Bloco de Notas.


Convertendo grupos de programas do Windows 3.1

Você pode converter grupos de programas do Windows 3.1 de duas formas: 1. Clique duas vezes em um arquivo .grp para convertê-lo automaticamente em pasta do Windows 95.
2. Execute o comando GRPCONV com o parâmetro /m para exibir uma caixa de diálogo na qual você pode selecionar grupos a serem convertidos.

Abrir Com

Para abrir um arquivo associado com outro programa, mantenha pressionado SHIFT e use o botão direito do mouse para clicar no arquivo. Clique em Abrir Com no menu para abrir o arquivo com outro programa.

Nomes e extensões de arquivo
São válidos os seguintes nomes de arquivo para aplicativos do Windows 95:

	12345678.ABC (nome MS-DOS)
	12345678.ABCDEF (sem limite para extensões)
	123456789012345678901234567890123456789.ABC (nome de arquivo extenso)
	1234567890123456789012345678901234567890.ABCDEF (nome de arquivo e extensão extensos)
Este é um nome de arquivo válido (nomes de arquivo extensos com espaços que têm significado).
Para ver o nome MS-DOS associado a um nome de arquivo extenso, use o botão direito do mouse para clicar no arquivo e, em seguida, clique em Propriedades.

Truque de desenvolvedor

Se você precisar reiniciar a barra de tarefas (por exemplo, quando tiver mudado uma entrada do registro que deseja usar), pode usar CTRL+ALT+DEL para remover o Windows Explorer. Quando aparecer a caixa de diálogo Desligar, clique em "Não". Na próxima linha de comando, clique em "Finalizar tarefa". A barra de tarefas é removida e, em seguida, reiniciada.

Fazendo um disco de inicialização de emergência

Para criar um disco de inicialização de emergência completo, clique duas vezes no ícone Adicionar/Remover Programas do Painel de Controle e, em seguida, clique na guia Disco de Inicialização.

[Desfazendo uma ação Arquivo Mover ou Arquivo Renomear]

Se você se esquecer do local para o qual acabou de mover um arquivo ou se tiver renomeado acidentalmente um arquivo, clique em Desfazer no menu Editar (ou pressione ALT+Backspace).

Dicas para usar o relógio da barra de tarefas

Mantenha o ponteiro do mouse sobre o relógio da barra de tarefas para ver a data.
Clique duas vezes no relógio da barra de tarefas para definir a hora, a data e o fuso horário do sistema.
Para remover o relógio da barra de tarefas:
  1. Use o botão direito do mouse para clicar na barra de tarefas; em seguida, clique em Propriedades.
  2. Clique na guia Opções da Barra de Tarefas; então, desative "Mostrar relógio" (ou pressione C).

Usando as teclas de cursor no lugar de um mouse

Você pode mover o cursor sem usar o mouse ativando as Teclas do Mouse. Clique duas vezes no ícone Opções de Acessibilidade do Painel de Controle, clique na guia Mouse e, em seguida, clique em "Utilizar Teclas do Mouse".

Enviando objetos com Enviar Para

Você pode arrastar qualquer atalho para a pasta Enviar Para. Esse atalho pode ser para uma impressora, fax, unidade da rede ou aplicativo do Windows. Para encontrar a pasta Enviar Para, clique no botão "Iniciar" e, em seguida, clique em Executar. Digite Enviarpara na caixa de diálogo Executar. Use o botão direito do mouse para arrastar o ícone do item para a janela Enviar Para. O atalho vai aparecer no menu Enviar Para. Use o botão direito do mouse para clicar em um ícone de documento ou pasta, selecione Enviar Para e, em seguida, selecione um item de destino.


http://www.oocities.org/Hollywood/1122
anapilar@brasilnet.com.br