MARKETING E AS INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO

        O sucesso de muitas indústrias tradicionais de bens de consumo tem se baseado principalmente na sua capacidade de distribuição. Assim, desde que tivessem ponto de vendas suficientes oferecendo seus produtos, poderiam aumentar ou diminuir o peso da propaganda e dos mecanismos de promoção, dependendo do volume desejado de venda de produto.
        Entretanto, com todas as mudanças que tem vêm ocorrendo atualmente na área de bens de consumo, incluindo a globalização da economia mundial, a concorrência acirrada na disputa pelo mercado consumidor, o alto nível de competitividade entre as empresas, a proliferação de produtos e um mercado consumidor muito mais exigente, essas industrias não podem mais confiar naquilo que funcionou no passado.
        Através da utilização das técnicas de Database Marketing, as empresas de bens de consumo passam a ter a capacidade de criar perfis para diferentes tipos de clientes, determinar com precisão a penetração nestes segmentos do mercado e definir suas necessidades e desejos. Consequentimente, eles serão capazes de medir mais precisamente, em questão de semanas, como uma nova campanha esta se saindo em determinada região ou com relação a determinada marca, e se forem capaz de reposicionar a marca ou estender sua vida útil.