>
<
- fibras (folha, capim, verdura, talo, palmito) são para herbívoros que conseguem digerir a celulose em simbiose com bactérias. 
 
A celulose, elemento predominante nas verduras não pode ser digerida pelo intestino humano; é triturada pela mastigação ou preparo culinário, mas não "desmanchada" quimicamente.
Funciona como uma "esponja" (absorvendo nutrientes, hormônios, os mais diversos elementos), dificultando a assimilação destes pela parede intestinal.
 
Folhas, caules, raízes estão muito mais expostos aos agrotóxicos do que as sementes e frutas que germinam no interior da planta.
 
Verdura é colocada como algo penoso  em Gênesis 3.18
"A vida toda você terá de lutar para conseguir o ganha-pão. A terra produzirá espinheiros e ervas daninhas, e você comerá verduras."
 - carboidratos (raízes, farinhas e açúcares) são para aqueles que necessitam reservas de energia para hibernação ou atividades intensas. Sacarose é originária da cana de açúcar, alimento destinado aos animais, enquanto que a frutose, originária de frutas não faz mal nem aos diabéticos.
 
- doce de frutas sem acrescentar açúcar é equilibrado. Diversas espécies (banana, goiaba, etc) podem ser  "apuraradas" em fogo brando para obtermos um produto mais doce que seus similares com sacarose
Com este recurso estaremos evitando os inumeráveis insumos químicos e biológicos presentes nas guloseimas e petiscos industrializados.
 
A quantidade não é um fator a ser considerado, inclusive para quem esteja querendo emagrecer pois por conter produtos integrais induz o metabolismo ao equilíbrio (inclusive lipídico) , ao revés da sacarose extremamente concentrada (açúcar granulado). 
 8
>
<