Fábio

Creia sempre

A Adriana me pediu que atualizasse o meu depoimento e com muito prazer que venho contar os fatos mais recentes da minha vida . Acredito que muitos que lerão esse depoimento sabem um pouco da minha trajetória de vida , de como a minha inclusão escola foi difícil ..,. Logo depois de terminar o ensino médio ( 2 º Grau ) . Eu tive muito da solidão , de uma hora para outra eu estava em casa sem nenhuma ocupação . Eram dias longos , meu amigo Jairo houvera ido para São Paulo a trabalho assim , ate a minha atividade Teatral estava interrompida . Fizera alguns poema em meio aos dias e ia a Igreja Católica as quintas , minha vida que era cheia de desafios e coisas a fazer tinha sido reduzida a dias intermináveis .

Porem, , dentro de mim eu acreditava que depois daqueles dias tão tristes me viria um sol de uma manha que eu tanto esperava . Talvez Deus naquele momento quisera me parar por um tempo para que eu ´pudesse ter uma visão melhor de tudo o que acontecera ate então na minha vida . No fim desse mesmo ano conheci pessoas que me fizeram crer de uma forma mais concreta que eu podia sim retomar meus estudos . Fui convidado para um encontro sobre Educação especial e lá conheci Catarina , Sonia e Magali que trabalham na Educação do Município do Rio de janeiro .

Essas Pessoas hoje tão fundamentais para mim desde aquela ocasião se dispuseram a me ajudar a entrar na faculdades. Lutando , ao meu lado , contra um certo medo da faculdade e dificuldade de transporte, ate peso licença para dizer que se alguém puder me ajudar com questão ao transporte , para que eu possa ir ate a faculdade eu ficaria imensamente agradecido . Elas me ajudaram a voltar a estudar .

Um ano depois o meu amigo Jairo voltou ao Rio . Então retomei o meu trabalho no Teatro . O ano passado fizemos temporada com a peça “O menino quer falava com os pés “ de minha autoria , nesse sentido , agora em 2003 pretendo fundar o Grupo Cultural Arte viva , esse projeto nasceu da necessidade que de afirmar o talento e a importância do deficiente no plano Cultural do País . Como autor e portador de deficiência posso afirmar a importância de existirem entidades que ressaltem a nossa capacidade de produzir arte e alem disso estou certo que atividade artística é um potencial fator de inclusão do portador de deficiência ; é neste sentido que vamos trabalhar no arte viva . Eu só espero que Deus me dê forças para tamanhos desafios

Desafios que agarro , hoje , com muito mais força do que a tempos á trás , me sinto mais forte , inteiro para travar as batalhas que há de vir pois aprendi que por mais escura a noite o fim desta é sempre uma manhã clara de sol .

Bocha :

emoção e realização para portadores de paralisia cerebral .

Outra experiência que gostaria de relatar foi a que tive com a bocha . Este não é um esporte muito conhecido no Brasil porem , quem tem contato com esta modalidade se apaixona . O jogo é realizado numa quadra com 9m de comprimento por 6m de largura e o objetivo e aproximar o maior numero de bola da bola alvo que e Branca. Há 2 Jogos de bolas , as azuis e as vermelhas .

O bocha tem como objetivo trazer para o convivei esportivo e social aquele deficiente mais comprometido . Ou seja : com maiores limitações. Pois é possível se lança a bola com qualquer parte do corpo . Eu lanço com o pé , mas existem atletas que lançam com o queixo , nesse caso é utilizada uma “calha “como se fosse uma rampa por onde este atleta realiza seu lançamento .

Essa pratica do para-desporto vem nos mostrar que sempre é possível a inclusão , mesmo daquele deficiente com maior limitações . Para mim o bocha não é apenas um esporte ou uma recreação mais sim um importante instrumento de inserção dos portadores de deficiências na sociedade .

Organizado pela ANDE ( associação Nacional de Desporto para Deficientes ) que agrega os clubes em todo o território nacional .Atualmente sou o 1º do rank brasileiro titulo , que me possibilitou disputa os campeonatos das Américas , realizado na Cidade de Cance city nos Estados Unidos e o mundial , realizado em Povoa do Varzin Portugal ambos em 2002 .

Fabio

Email - fabio-arteviva@bol.com.br

Currículo do Fábio . Você poderá ler uma poesia, um texto e também saber um pouco mais sobre a peça que o Fabio escreveu !

Manifesto Escrito pelo Fábio .

indice

Depoimentos..|Fotos.