Ideias Amigas - Literatura

O MERGULHO

Marta Tasmânia

Diana é uma jovem lésbica que trabalha numa rádio lisboeta. Dinâmica e espontânea vive rodeada de amigos, no entanto a sua vida amorosa não é simples num mundo predominantemente heterossexual. Mas ela encontra a felicidade ao lado de uma colega de rádio, Lena, sentindo apoio dos amigos face à relação. Tudo estaria bem não fosse a sua curiosidade que põe por vezes em risco a sua relação. Lena é capaz de tudo por ela, mas estará Diana tão apaixonada como ela? Será o seu amor verdadeiro? Quando parte numa viagem a um país exótico ergue-se um muro intransponível entre as duas, o silêncio e a distância. Mas Diana descobre mais sobre si e sobre os seus sentimentos mais profundos. Zayas Editora.


JULIETA E JULIETA

Fátima MesquitaEdições GLS 144 pág
Várias histórias muito românticas entre mulheres brasileiríssimas. O gostoso desse livro, além dos finais felizes mais variados e inesperados, é como a autora soube ver as mulheres que todas conhecemos, como amigas ou amantes. Tem desde uma dona de casa de produtos para animais até uma estudante se descobrindo,passando por mulheres casadas e com filhos, motoqueiras, adolescentes, mulheres juntas há dez anos...


POSTAL DE ALICE SPRINGS
Diana Simmonds
Edições GLS 136 pág.
Uma cantora country americana, Jody Johnson, está fazendo um tour de muito sucesso pela Austrália. Numa viagem através do deserto, o ônibus de sua banda quebra e todos são obrigados a passar alguns dias na pousada Davanzo. Lá Jody conhece Grace, uma sensível desenhista de pássaros que ajuda seus pais na pousada. As duas sentem uma atração imensa, mas cada uma tem sua vida em países diferentes! É impossível não torcer pelo amor das duas, mesmo quando tudo parece impossível. Tem um certo sabor de conto de fadas - todas as mulheres são lindas, bem-sucedidas, sensíveis - mas um conto de fadas delicioso, que a gente gostaria de ter lido quando era adolescente.


PRECISO TE VER
Stella C. Ferraz
Ed. Brasiliense 168 p.
Romance de amor entre Adélia, uma jovem que inicia sua vida profissional, e Eva, publicitária exigente e retraída, com um passado de muitas dores.
A autora é paulistana e faz questão de descrever a cidade. Depois de lermos tantas história passadas no Bronx ou nas fazendas do Kentucky, não deixa de ser simpático acompanhar as atrações e desentendimentos de duas lésbicas de São Paulo, que trabalham no Pacaembu e vão tomar cerveja na Vila Madalena...


A VILA DAS MENINAS
Stella C. Ferraz
Ed. Brasiliense 204 p.
Victória é católica praticante e entra em conflito com os dogmas de sua igreja ao se apaixonar por Renata. Felizmente, sua família e amigas conspiram a favor do amor. Da mesma autora de Preciso te ver.


O POÇO DA SOLIDÃO
Radclyffe Hall
Ed. Record 508 pág.
Romance clássico do lesbianismo, para ler com um lenço do lado tantas são as emoções rasgadas que desfia. Stephen é um nobre senhora que faz de tudo pela mulher amada, inclusive sacrificar-se. Causou polêmica na época e foi proibido de circular na Inglaterra. Apesar de um tanto desatualizado, é bem escrito e envolvente.


A PRIMEIRA DANÇA
Barbara Grier e Chistine Cassidy
Edições GLS 192 pág.
Histórias românticas entre mulheres as mais variadas: colegas de classe, escritoras, balconistas. Uma das que achei mais divertidas foi a da guarda rodoviária com cara de séria, que parte para uma sedução pesada da motorista linda que sai da pista. É para ficar sonhando com uma coisa dessas quando a gente viaja...


TRIUNFO DOS PÊLOS
E outros contos gls Coletânea de autores brasileiros
Edições GLS 192 pág.
Esse livro não contém apenas histórias lésbicas, uma vez que é o resultado de um concurso literário realizado pelas Edições GLS que premiou tanto homens quanto mulheres. Ainda assim, apresenta seis contos assinados por mulheres, alguns muito originais e bem escritos, inclusive o conto ganhador e título do livro. Tem também uma contribuição bem romântica de Fátima Mesquita, autora de Julieta e Julieta.


ADEUS, MARIDOS

Mulheres que escolheram mulheres

Deborah Abbot e Ellen Farmer
Edições GLS 248 pág.
Se você alguma vez já teve medo de desmanchar o casamento com um homem para viver o amor por uma mulher, leia esse livro. São todas histórias verdadeiríssimas, de mulheres americanas metidas em situações muito parecidas com as nossas, que contam como, quando e superando quais obstáculos elas se separaram de seus maridos para assumirem a sua paixão por outra mulher. Mulheres novas, mais velhas, militares, enfermeiras, que nunca trabalharam, com filhos, sem filhos, com apoio do marido, tendo que brigar com o marido, tem de tudo.


AIMÉE E JAGUAR
Uma história de amor, Berlim 1943
Erica Fischer
Ed. Record 296 pág.
A história verdadeira que deu origem ao filme, sobre uma dona de casa alemã que se apaixona por uma intelectual judia durante a Segunda Guerra, em pleno nazismo. Erotismo, perseguição e amor em plena guerra. Não tem final feliz mas tem um amor eterno.


OUTROS HÁBITOS
A história de amor proibido entre duas freiras
Anna França
Ed. Garamond 94 pág.
Relato verdadeiro, corajoso, sobre a paixão entre irmã Heloar, madre superiora de um convento de Belo Horizonte, e irmã Anna. Para quem acha que as freiras não fazem nada e não assumem seus amores, eis aqui a prova.


FLORES RARAS E BANALÍSSIMAS
A história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop - Carmen L. Oliveira
Ed. Rocco, 222 pág.
A verdadeira história do casamento, das viagens pelo Brasil e os Estados Unidos, as conquistas profissionais e o amor vivido entre a genial poeta americana Elizabeth Bishop, ganhadora do Pulitzer, e a arquiteta brasileira responsável pelo Aterro do Flamengo. Esse livro é especialmente delicioso porque foi escrito por alguém que obviamente se apaixonou pela história das duas mulheres, e transmite a aventura que deve ter sido criar uma vida juntas na década de cinquenta.


ESFORÇOS DO AFETO
Elizabeth Bishop
Ed. Cia das Letras 308 pág.
A grande poeta americana, que morou no Brasil e namorou Lota de Macedo Soares, tem aqui toda a sua prosa reunida, incluindo passagens sobre o Brasil e sobre uma das mulheres que amou, Mariane Moore.


MEU PRIMEIRO AMOR
A paixão entre mulheres
Lindsey Elder
Edições GLS 144 pág.
Uma coletânea irresistível de relatos sobre a primeira vez entre mulheres. Você só não encontra aqui uma experiência parecida com a sua se tiver começado a sua vida erótica em Marte. Tem desde aquelas meninas precoces que seduziam suas coleguinhas de classe até senhoras idosas, que foram descobrir as delícias do amor de outra mulher na segunda metade da vida. Estudantes universitárias, amantes desajeitadas, mulheres assumidas, mulheres não tão assumidas assim, é uma gama bem interessante de amores.


AUTO-ESTIMA PARA HOMOSSEXUAIS
Um guia para o amor próprio

Kimeron Hardin
Edições GLS 176 pág.

Uma das maiores dificuldades que mulheres e homens homossexuais enfrentam é aprender a gostar de si mesmos enquanto homossexuais. Num mundo que só preza os valores heterossexuais, crianças, adolescentes e adultos pertencentes às minorias precisam combater as imagens negativas a que são submetidos durante toda a vida. Precisam aprender a respeitar a si mesmos, a se colocar na sociedade de maneira positiva para si mesmos, a abrir espaço para relacionamentos felizes. Escrito por um psicólogo gay, é útil, útil, útil para todas nós.


DIFERENTES DESEJOS
Adolescentes homo, bi e heterossexuais
Claudio Picazio
Edições GLS 168 pág.
Um psicólogo muito claro e bem-humorado responde a perguntas de rapazes e moças adolescentes, tirando dúvidas básicas que nenhum curso na escola ousa abordar. Por exemplo: uma menina que experimente "ficar" com outra menina pode se tornar lésbica? Ter muitas amigas lésbicas pode influenciar o comportamento da gente? Quem é bissexual? Muito bom para quem precisa de esclarecimentos.


O QUE A BÍBLIA REALMENTE DIZ SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
Daniel Helminiak
Edições GLS 176 pág.
Um padre católico, com PhD em teologia, faz uma análise cuidadosa de todos aqueles trechos da Bíblia que são usados para condenar homossexuais. Sua leitura demonstra que a Bíblia está muito mais preocupada em fazer com que as pessoas se abram para uma vida religiosa e muito pouco interessada no que as pessoas fazem sexualmente, ou com que parceiros se deitam. Se você já se sentiu excluída do cristianismo, vale a pena dar uma lida nesses óptimos argumentos.


ASTROLOGIA PARA GAYS E LÉSBICAS
Um guia divertido
Estela Rotta Lobo, com ilustrações de Marcio Baraldi Edições GLS 192 pág.
A Estela (principal responsável pela seção Meninas do site Gaybrasil) escreveu esse livro porque estava cheia de obras astrológicas que só desfiavam exemplos de casais heterossexuais. Os astros, claro, valem para todos, mas o ranço de preconceito que permeia até mesmo uma ciência esotérica como essa encheu a paciência de uma lésbica assumida como ela, que morou tanto tempo nos EUA. Num pique de total diversão, você tem aqui o principal sobre os signos, os ascendentes, como os signos combinam, tudo ilustrado pelo Marcio. Eu gostei.


SEXO ENTRE MULHERES
Um guia irreverente
Susie Bright
Edições GLS 112pág.
Esse livro é um dos grandes sucessos de venda da Oásis do Livro, e não é para menos: o que autora escreve chega a ser inacreditável. Susie é uma lésbica sem nenhuma inibição, que fala de sexo como as pessoas falam sobre o que comeram no almoço. Além disso, é aventureira, tendo experimentado já todo tipo de sexo com mulheres, passando pelo fisting, o uso de brinquedos de silicone, vibradores, sexo anal, em grupo, fantasias, etc etc etc. A moça é engraçada, e mesmo que você não vá fazer nem a metade do que ela explica, ainda assim as dicas e explicações são úteis para incrementar aqueles importantes momentos de prazer.


TRÍBADES GALANTES, FANCHONOS MILITANTES
Homossexuais que fizeram história
Edições GLS 296 pág.
O simpático desse livro é que o autor, um historiador brasileiro, fez um nobre esforço para levantar histórias também de mulheres homossexuais e bissexuais. Além das famosas Safo, Virginia Woolf, Gertrude Stein, temos saborosos relatos de cantoras como Bessie Smith, escritoras como Marquerite Yourcenar, George Sand, Rosa Bonheur, as grandes damas de Paris que eram as "tríbades galantes" do título, a brasileira Felipa de Souza e suas várias amantes... Em todas as épocas, sempre houve homossexuais. Faz bem à nossa cultura e auto-estima saber sobre eles e elas.


O QUE É LESBIANISMO
Tania Navarro-Swain
Ed. Brasiliense 104 pág.
Pequeno estudo sobre o que é ser lésbica na sociedade de hoje. Da conhecida Coleção Primeiros Passos, de livrinhos introdutórios sobre assuntos variados.
LançamentoUMA QUESTÃO DE AMOR
Romance entre mulheres
De: Saxon Bennett - Ed. GLS

Hope faz graduação em uma excelente universidade. Vem de uma família tradicional e está meio perdida quanto ao que deseja do relacionamento com sua professora.
Pamela é uma acadêmica em ascensão, inteligente, ambiciosa e totalmente convencida de ser irresistível para as mulheres.
Rachel estuda com Hope e é sua melhor amiga. Convence a colega a tirar férias comela e suas duas mães na cidade de Heroy, bem longe de Pamela.
Emerson é uma artista plástica que adora andar de patins pelas ruas de Heroy e só usa o seu sobrenome. Encanta-se com Hope, mas não está preparada para se envolver com outra mulher tão cedo...
160 páginas
Tamanho:
14 x 21cm
ISBN 85-86755-25-7


1