SOBRENOMES DE IMIGRANTES ITALIANOS  
THANKS FOR STOPPING BY!

SEJAM TODOS

BEM-VINDOS A ESTA PÁGINA!


O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER A PÚBLICO O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SOBRENOMES
DE IMIGRANTES ITALIANOS, POVO QUE TANTO CONTRIBUIU PARA O ENGRANDECIMENTO DESTE PAÍS, MUDANDO-LHE ATÉ AS ENRAIZADAS FEIÇÕES "CORONELISTA" NOS ESTADOS DO SUL E SUDESTE.

O BRASIL, ALIÁS, SERIA MUITO PIOR SEM ELES, SEM A CULTURA FAMILIAR E RELIGIOSA, SEM OS VALORES MORAIS, O AFINCO E A DEDICAÇÃO AO TRABALHO QUE AQUI IMPLANTARAM, HERANÇA QUE DELES RECEBEMOS MAIS BENÉFICA DO QUE QUALQUER TÍTULO DE NOBILIARQUIA, QUE INFELIZMENTE TANTO ENCANTOU AS GERAÇÕES DE DESCENDENTES DOS COLONIZADORES PORTUGUESES NO SÉC. XIX.

Visite esta página à vontade; nela não há contador ou qualquer outro mecanismo que detecte sua presença. E ao fim encontrará o endereço de outra com muitos links que poderão ajudá-lo, caso tenha efetivamente interesse na busca das origens italianas.
 


 
 

CONHEÇA AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS ITALIANAS QUE SE ESTABELECERAM EM MOGI-GUAÇU,  ESTADO DE SÃO PAULO, E CUJOS FILHOS  SE CASARAM NA PARÓQUIA DA IMACULADA  CONCEIÇÃO ENTRE OS ANOS DE 1899 E 1903.



 
 

CASAMENTOS RELIGIOSOS EM MOGI-GUAÇU

 


 
 

CONHEÇA, TAMBÉM, A RELAÇÃO DE PASSAGEIROS DO VAPOR COLOMBO, PROVENIENTE DE GÊNOVA E CHEGADO AO PORTO DO RIO DE JANEIRO EM NOVEMBRO DE 1894.

QUASE TODAS AS FAMÍLIAS HAVIAM SIDO CONTRATADAS PARA O TRABALHO EM MINAS GERAIS, E TODAS PASSARAM PELA HOSPEDARIA HORTA BARBOSA, EM JUIZ DE FORA.

GRANDE PARTE DELAS ACABOU VINDO POSTERIORMENTE PARA O ESTADO DE SÃO PAULO, COMO A DE MEUS BISAVÓS. OUTRAS, AINDA, VOLTARAM PARA A ITÁLIA, COMO A FAMÍLIA DO IRMÃO DE MINHA BISAVÓ, GAETANO BACCAGINI, QUE PREFERIU TERMINAR SEUS DIAS EM SUA TERRA NATAL (VIGASIO, CIDADEZINHA DA PROVÍNCIA DE VERONA).



 
 

NAVIO COLOMBO: HISTÓRICO

 
NAVIO COLOMBO: RELAÇÃO DE SOBRENO  MES DOS PASSAGEIROS

 
 
NAVIO COLOBO: RELAÇÃO DE TODOS OS PASSAGEIROS

TENHA PACIÊNCIA PORQUE
O ARQUIVO É EXTENSO


 


 
 

DÊ AGORA UMA PASSADA DE OLHOS PELA RELAÇÃO PARCIAL DE SOBRENOMES DOS PASSAGEIROS CHEGADOS AO PORTO DE SANTOS COM O NAVIO SANTA-FÉ, EM 17 DE OUTUBRO DE 1891.



 
 

NAVIO SANTA-FÉ: LISTA PARCIAL DE SOBRENOMES DOS PASSAGEIROS

 


 
 

A PRETENSÃO É TRANSCREVER AQUI OUTRAS LISTAS DE BORDO DE NAVIOS "ITALIANEIROS",
BEM COMO A RELAÇÃO DE PESSOAS COM O MESMO SOBRENOME DE MEUS FAMILIARES (BERALDO, BERARDO, DE ROSSI, GAIARDONI, TAMASSIA, PANZIERA, RAVAGNANI, BONATTO, BONATTI, LEARDINI) CHEGADAS AO BRASIL PELO PORTO DE SANTOS. TENHAM, POIS, UM POUQUINHO DE PACIÊNCIA.

 


APÓS PERCORRER OS LINKS ACIMA, VOCÊ PODERÁ PESQUISAR OUTROS SOBRENOMES DE IMIGRANTES NAS SEGUINTES PÁGINAS:
 
 
RELAÇÃO DE IMIGRANTES ITALIANOS VINDOS DE SCHIO 
PÁGINA DO PROF. ANTONIO FOLQUITO VERONA

 
 
IMIGRANTES ITALIANOS CHEGADOS AO ESPÍRITO SANTO - EXPEDIÇÃO TABACCHI
PÁGINA DE WALEWSKA

 
 
VISITE A PÁGINA DO

MEMORIAL DO IMIGRANTE EM SÃO PAULO


 


 
 

ANOTE O ENDEREÇO DESTA PÁGINA E VOLTE OUTRAS VEZES

SE VOCÊ JÁ TIVER UMA PÁGINA SOBRE SEUS ANCESTRAIS ITALIANOS, ENVIE O ENDEREÇO
PARA SER COLOCADO COMO LINK AQUI
 

Lea Silveira Beraldo
lberaldo@attglobal.net

UM PEDIDO: NÃO COPIE OS DADOS DESTAS PÁGINAS PARA FINS COMERCIAIS, NEM OS REPRODUZA EM PÁGINAS PESSOAIS SEM EXPRESSA AUTORIZAÇÃO
MAIO/2000
 



VISITE ESTA OUTRA PÁGINA ESPELHO


Cerca con Virgilio


definisci dove cercare ¬

i risultati devono contenere ¬
Tutte le parole
Almeno una parola


1