FILsica - Eletrização

Eletricidade


Eletrização

Um corpo está eletrizado quando o número de prótons está diferente do número de elétrons e vice-versa.
Corpos com cargas iguais se repelem e corpos com cargas diferentes se atraem.

Condutor e isolante

Um condutor é aquele elemento em que os elétrons estão fracamente presos ao núcleo e, por isso, tem fácil locomoção. Um isolante é aquele elemento em que os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo.

Processos de eletrização

Atrito: na eletrização por atrito os corpos atritados adquirem cargas de mesmo módulo mas com sinais contrários. Ex.: quando se atrita um canudinho e um pedaço de lã há a transferência de elétrons um para o outro.

Contato: na eletrização por contato os corpos adquirem cargas de mesmo sinal porém o módulo vai depender das dimensões do corpo. Se os corpos possuírem dimensões iguais as cargas se dividiram igualmente. Após um certo tempo de contato, os corpo irão adquirir cargas iguais e irão se repelir.

Indução: na eletrização por indução usamos três corpos, sendo um neutro(condutor), a terra e um corpo carregado chamado indutor. Aproximamos o corpo indutor ao condutor, que está ligado à terra por um fio terra.Pelo fio terra descerá (ou subirá dependendo da situação) elétrons para tentar neutralizar o corpo indutor. Quando se corta o fio terra e afasta o indutor, o condutor ficará carregado. Não encostamos o indutor no condutor, tendo esses cargas de sinais contrários.

Polarização

Quando um corpo eletrizado se aproxima de um dielétrico cujas moléculas são polares há a polarização do dielétrico. A presença de um corpo eletrizado (no caso positivamente) atrai o lado negativo de cada molécula, fazendo com que as moléculas do dielétrico se orientem, com o lado negativo voltado para o corpo eletrizado.
Se o dielétrico for de moléculas
apolares elas irão se tornar polares devido a presença do corpo eletrizado.

Eletroscópio

Qualquer dispositivo que permite saber se um objeto está ou não eletrizado se chama eletroscópio. O eletroscópio geralmente é neutro. Há dois tipos de eletroscópio:

Pêndulo: ao aproximarmos um corpo próximo ao pêndulo neutro se ele for atraído mostra que ele está carregado positivamente ou negativamente.
Folhas: é usado mais em laboratórios. É constituído por uma haste metálica com duas folhas metálicas na parte inferior e uma esfera metálica na parte superior. Quando aproximamos um corpo eletrizado para perto da esfera e se as folhas se fecharem é que o corpo eletrizado tem sinal contrário ao das folhas do eletroscópio.
1