Lista Negra - Sociedade


"Imagenocentrismo"
Fé x Razão x Imagem

12345678 Fé x Razão. Ao longo de nossa história, a humanidade sempre esteve dividida entre estes dois parâmetros, com ênfase ora pra um, ora pra outro. Este conflito vêm desde as civilizações mais antigas, onde podemos destacar, por exemplo, o antropocentrismo grego e o teocentrismo romano.
12345678 Na Roma antiga, o imperador era considerado o representante de Deus na Terra, o que lhe dava poderes políticos e religiosos. Isto mostra claramente que nesta época as divindades estavam acima do homem, já que este precisava dos deuses para se fazer respeitar. Durante o império Romano os Cristãos foram duramente perseguidos, acusados de não cultuar os deuses romanos nem o divino imperador. Além disto, era atribuído aos cristãos a culpa de todas as calamidades e crises que se abatiam sobre o império. Este pensamento teocêntrico, que colocava Deus como ser inquestionável e superior a tudo e a todos foi resgatado na idade média pela igreja, com a contra-reforma católica, que visava frear o crescimento das religiões protestantes e devolver o prestígio da Igreja Católica.
12345678 Já na Grécia antiga, os filósofos da época valorizavam o homem enquanto indivíduo. Protágoras foi um exemplo destes, como podemos perceber em sua frase: "O homem é a medida de todas as coisas". Sócrates defendeu que a reflexão e a virtude eram fundamentais à vida e Aristóteles, considerado o "Pai da lógica", estudava o "ser enquanto ser", e em sua teologia procurou demonstrar racionalmente a existência de Deus. A crença destes filósofos era a de que o ser humano deve ser respeitado não como instrumento de um soberano onipotente mas pelo que representa em si, isto é, um ser livre. Este pensamento grego foi resgatado no século XV pelo renascimento italiano. Os pensadores desta época iam contra o conservadorismo religioso e reservavam o centro do universo ao homem. Isto ficou explícito nas obras de gênios da época como Leonardo da Vinci e Michelângelo, que procuravam reproduzir os deuses à imagem e semelhança dos homens. Isto desembocou em muitos conflitos com o catolicismo, que resultaram na Reforma Protestante da qual saíram diversas outras igrejas, como a Luterana por exemplo.
12345678 Hoje em dia, nós temos as duas correntes filosóficas coexistindo, mas qual é a que prevalece: Fé ou Razão? Nem uma nem outra. Na atual sociedade, as pessoas não são julgadas pelo que acreditam nem pelo que pensam e sim pela roupa que vestem. Basta olharmos à nossa volta para percebermos isto. Você pode até ser um ótimo profissional, mas provavelmente não vai conseguir um emprego se o seu estereótipo não for do agrado de seu futuro patrão. O culto à imagem atingiu níveis estratosféricos. O padrão de beleza passou a ser o divisor de águas entre os incluídos e os excluídos e a indústria da moda, claro, se aproveita de tudo isto para vender milhões em maquiagens, roupas e acessórios, que farão você se sentir uma "top-model". Esta visão simplória das pessoas, que leva em conta apenas sua aparência para definir se você é ou não uma boa pessoa se transforma em uma fábrica de mentes alienadas. A sociedade impõe um padrão estético e as pessoas, por temerem ser rejeitadas se não se adequarem a este padrão, correm para as academias a fim de obter o "corpo perfeito", e enriquecem mais ainda a indústria do corpo.
12345678 Não se sabe bem quando tudo isto começou, nem se e quando irá terminar, mas ainda resta a esperança de que um dia as pessoas se conscientizem que mais importante do que nossa roupa ou imagem são nossos pensamentos e atos. Isto é o que realmente importa. E, enquanto esta conscientização não ocorre, poucos são os que conseguem permanecer lúcidos ante esta vã filosofia, na qual um rosto bonito é mais importante do que uma mente inteligente e um corpo malhado mais valorizado do que um bom coração.

Lord Karnak
lord@karnak.zzn.com

 

Outros Artigos

Lista Negra