LIsta Negra - Sociedade


Ninguém é perfeito... Nem os Estados Unidos

Racismo X Liberalismo


12345678Bom, para começar, eu lhes faço uma pergunta: será possível que estas duas coisas, racismo e liberalismo, convivam juntas numa só sociedade? Antes de responder esta questão, é preciso esclarecer e definir estas duas coisas. O racismo pode ser definido pela aversão ou preconceito que algumas pessoas ou classes sociais tem contra outras. O racismo é manifestado em vários países do mundo, sob várias formas diferentes. Existe preconceito contra pobres, índios, negros, homossexuais, e cada uma destas é uma forma de racismo. Já o liberalismo pode ser definido como a liberdade de cada pessoa agir como quiser. Isto inclui a igualdade de todos e, assim, a liberdade total de escolha, desde que isso não interfira na liberdade do outro.
12345678Pois bem! Definidas as duas coisas, eu volto à pergunta inicial: será possível que estas duas coisas, racismo e liberalismo convivam juntas numa só sociedade? Eu lhes respondo: sim, isto é completamente ilógico, mas acontece em muitas sociedades. São países que se julgam liberais por terem uma constituição que prega a igualdade de todos, e a liberdade de escolha, mas que, na realidade, tem uma população, ou uma parcela dela, que ainda é racista. Um exemplo claro disto, e eu não vejo outro melhor, são os Estados Unidos. Apesar de estarem na posição privilegiada de maior economia do mundo, e de terem uma constituição, uma das mais bonitas e perfeitas de todas, que tem entre suas linhas palavras como liberdade e igualdade, o racismo nos Estados Unidos é grande, principalmente com os negros, os homossexuais e os latino-americanos, que migram pra lá em busca de melhores condições de vida. E este racismo inclui discriminação, uso de violência e até ocasionando mortes em alguns casos.
12345678Uma sociedade que ainda tem este sentimento entre sua população, por qualquer classe que seja, nunca poderá ser considerada liberal, nem aqui nem na China. É preciso acabar com esta desigualdade imposta e defendida por algumas pessoas e colocar em prática de uma vez por todas esta tão discutida igualdade universal. Só assim poderemos acabar com esse pseudo-liberalismo e esperar que a felicidade seja para todos. Mas aí já são outros quinhentos...

Lord Karnak
lord@karnak.zzn.com

 

Outros Artigos

Lista Negra