Lista Negra - Sociedade


Rebeldes sem causa ?!?

12345678 Hoje em dia é comum vermos nos noticiários os delitos de jovens classificados como delinqüentes. Cada vez que são denunciados, a sociedade cai numa dúvida terrível: o que levam os jovens a cometer crimes? Na maioria das vezes, são crimes contra o patrimônio público, como vandalismo, pichações, etc. Costuma-se atribuir estes atos simplesmente à educação que os jovens receberam. Se são garotos pobres é por que não puderam receber educação adequada; se são de classe média foram mimados demais. Enfim, sempre encontram uma desculpa, mas nunca se parou para pensar nos reais motivos que levam estes jovens a fazer este tipo de coisa.
12345678 A educação é relevante sim, mas não é o principal. A grande maioria dos jovens tem acesso à televisão. É através dela que o jovem entra em contato com o mundo exterior. E logo nos primeiros anos de sua adolescência, o que é que a TV lhe revela? Um mundo caótico, dominado pela violência e pelas guerras. Alguns programas lhe mostram que a mulher é apenas um objeto, sem grande valor e ele aprende desde cedo que, para se dar bem, sempre tem que passar a perna em alguém.
12345678 Quando termina seus estudos, o jovem vê a grande oportunidade de trabalhar. Mas desiste após alguns anos de procura. Em todo lugar que ele vai lhe exigem experiência. Mas como ele pode tê-la, se é exatamente em busca dela que ele está? O jovem se depara com a triste realidade do mercado: não há vagas para todos. O mundo parece lhe fechar as portas. Seus sonhos e desejos se vêem despedaçados frente à negativa de trabalho. Ele aprende que não é fácil se adaptar ao mundo, e que nesse mundo cruel e hostil, apenas os fortes sobrevivem.
12345678 O mundo parece rejeitar os jovens. Tudo lhe é imposto, sem sequer perguntar-lhe seus desejos. Suas opiniões não são respeitadas, na maioria das vezes não são sequer consultadas. Pensa-se que ele não passa de um estúpido, sem nada na cabeça. Não nego que alguns jovens até se assemelhem à esta definição. É a parcela alienada de nossa juventude. Mas não convém generalizarmos. Grande parte de nossos jovens têm capacidade o bastante para, por exemplo, escrever um artigo como este. Mas tudo isto não é estimulado. Ás vezes penso que este tratamento se deva ao medo que os adultos têm dos jovens, talvez por saberem que a juventude lhes confere mais capacidade para enfrentar o mundo cruel de hoje do que os adultos. Esta capacidade é aceitável, já que os jovens cresceram neste mundo, enquanto que os adultos tiveram que se adaptar ás mudanças, visto que em sua época o mundo era diferente. O medo da concorrência, o medo de que o jovem tome seu lugar faz com que o adulto o reprima.
12345678 Frente à tudo isto, à todos estes problemas, surge no jovem uma profunda revolta. Ele não se identifica com o mundo que ai está, e vê a necessidade de ser diferente. Isso se reflete no seu modo de vestir, de falar e até de agir. O que aos olhos do adulto parece caprichos de adolescente, na verdade é a forma que o jovem tem de dizer ao mundo que ele é diferente, que ele não compactua com os absurdos que se comete no mundo de hoje. Este tipo de atitude é sempre incompreendido pelos adultos, que os classificam como marginais, delinqüentes e coisas do tipo. Mas não se pode recriminá-los, pois esta juventude é fruto do mundo que a própria sociedade criou, um mundo excludente, que não dá oportunidade ao jovem de se expressar, criar e manifestar seus sentimentos e desejos, só lhe restando assim a tentativa de adaptação, mesmo que isso implique em ser discriminado e rotulado como delinqüente.

Lord Karnak
lord@karnak.zzn.com


Legião Urbana - Aloha

"Será que ninguém vê
O caos em que vivemos
O jovens são tão jovens
E fica tudo por isso mesmo

A juventude é rica
A juventude é pobre
A juventude sofre
E ninguém parece perceber

Eu tenho um coração
Eu tenho ideais
Eu gosto de cinema e de coisas naturais
E penso sempre em sexo... Oh yeah!

Todo adulto tem inveja
Todo adulto tem inveja
Todo adulto tem inveja dos mais jovens

A juventude está sozinha
Não há ninguém para ajudar
A explicar porque o mundo
É este desastre que ai está

Eu não sei, eu não sei

Dizem que eu não sei nada
Dizem que eu não tenho opinião
Me compram, me vendem, me escravam
E é tudo mentira, me deixam na mão
Não me deixam fazer nada
E a culpa é sempre minha... Oh yeah!

E meus amigos parecem ter medo
De quem fala o que sentiu
De quem pensa diferente
Nos querem todos iguais
Assim é bem mais fácil nos controlar
E mentir, mentir, mentir
E matar, matar, matar
O que eu tenho de melhor
Minha ESPENRANÇA!!!

E se faço o sacrifício
Que cresçam logo as crianças..."

Renato Russo


Leia mais sobre este assunto em:

- Como estamos educando nossos jovens?

 

Outros Artigos

Lista Negra