Rascunho do Inferno

Utopia - Parte 2:
O Socialismo

A economia na sociedade moderna é regida por dois termos, cunhados por Karl Marx, que dividem os teóricos políticos em dois grupos: o dos capitalistas e o dos socialistas. Karl Marx foi, acima de tudo, um crítico do sistema econômico desenvolvido após a revolução industrial, o qual ele denominou de capitalismo. As críticas marxistas se baseiam essencialmente no processo da mais-valia. A exploração do trabalhador assalariado é que mantém o sistema capitalista. Vamos supor que um trabalhador faça uma jornada de 8 horas por dia, mas apenas em 4 horas ele consiga produzir o equivalente ao seu salário. Essas 4 horas seriam então o trabalho útil, e as outras 4 horas são o que chamamos de mais-valia, ou seja, é o que o trabalhador produz sem receber por isto. Este é o motor essencial do sistema capitalista.

Sabendo disto, Marx idealizou um sistema político-econômico onde não haveria a exploração do homem pelo homem. Este sistema seria o Comunismo, uma sociedade onde o Estado se tornaria desnecessário. Antes porém, é preciso passar por um sistema "preparatório", que é o chamado Socialismo. O Socialismo é um sistema de transição entre o capitalismo e o comunismo. O primeiro passo seria a implantação, por meio das revoltas populares (já que Marx não acreditava que a sociedade poderia mudar pacificamente) de um governo do povo, a chamada Ditadura do Proletariado. O poder não seria exercido pelo povo em si, mas por um partido que representasse o proletário. Isto implicaria, pelo menos teoricamente, no fim da luta de classes. Não foi o que se viu na prática, com o implantamento do socialismo soviético.

Para ficar mais clara esta discussão, é preciso definirmos os problemas que nascem com o capitalismo, e que devem cessar com o seu fim, e os chamados problemas estruturais, ou seja, que são próprios da sociedade, independente do sistema econômico ou político vigente. Ao que parece, este problema das lutas de classe pertence ao segundo caso. Portanto, não seria a substituição do capitalismo pelo socialismo que iria acabar com ele, assim como não foi o que ocorreu.

Nenhum sistema que se diz "socialista" se aproximou do sistema marxista, apesar de usarem sua cartilha. Não querendo entrar em detalhes desta discussão, a dúvida poderia se resumir na seguinte pergunta: a partir do fracasso de praticamente todos os sistemas socialistas que se tentaram criar, seria o sistema socialista, tal como o concebeu Marx, uma utopia; ou será que ele foi mal interpretado e assim implementado de forma errada?

Lord Karnak

Voltar

Lista Negra