Terras Altas Mantiqueira - Clima, Relevo e Hidrologia de onde ocorrem Araucárias

::  Clima, Relevo e Hidrologia de onde ocorrem as Araucárias  ::

CLIMA

    Segundo a classificação climática de Koeppen, a araucária angustifólia encontra-se numa vastíssima área de clima temperado chuvoso.
    De um modo bastante amplo, podemos incluir os três estados sulinos dentro do tipo climático Cf, ou seja, clima temperado chuvoso sem estação seca.

RELEVO

    A área de ocorrência natural da Araucária situa-se numa altitude superior a 400 metros, como é o caso do noroeste do Rio Grande do Sul (Tenente Portela), alcançando cerca de 1800 m no Morro da Igreja em Urubici e no Campo dos Padres em Bom Retiro - Estado de Santa Catarina, e quase 2000 metros no Itatiaia (Serra da Mantiqueira), no Estado do Rio de Janeiro. As altitudes onde se encontra esta espécie têm muito a ver com as condições climáticas. Quanto maior as altitudes mais baixas são as temperaturas médias e extremas.

HIDROLOGIA

    Para a região da Araucaria nos cinco estados de sua ocorrência - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais - consideramos as bacias hidrográficas dos rios Paraná - Uruguai e as bacias isoladas. No primeiro caso, temos o Rio Uruguai e o Rio Paraná com seus afluentes. Nas cabeceiras desses rios, os numerosos rios que os formam nascem em zonas de pinheirais. Estas desaparecem à medida que descem para o seu curso inferior. Por exemplo, os rios Pelotas e Canoas, seus numerosos afluentes, até a barra dos dois primeiros, estão dentro da área dos pinheirais. Daí para baixo, passando a formar o Rio Uruguai, desaparecem os pinheiros. O mesmo pode-se dizer do Rio Paraná e seus afluentes do lado leste.
    O segundo grupo conta com rios importantes como o Rio Jacuí, Rio Ribeira do Iguape, Rio Itajaí, cujos afluentes nos planaltos, têm a parte superior do seu curso por entre os pinheirais. O Rio Preto, passando ao norte do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no seu lado norte, até a altura de Mauá, com 871 m, tem os seus afluentes passando pela região de Araucaria angustifolia. Os afluentes do Rio Paraíba, que nascem tanto no Itatiaia como na Serra da Bocaina, passam por pequenas zonas de pinheiros. Em Paraibuna, nas margens do Rio Paraibuna, já teve uma pequena área de pinheiros nativos.

:: Nota do Webdesigner :: 

::. Neste site, em constante atualização, disponibilizarei informações diversas sobre a interessante e singular região da Mantiqueira. Por isso, aceito qualquer ajuda, indicações e dicas.

PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DA MANTIQUEIRA E SEUS BIOMAS

1