![]() |
|
|||
|
|
Primeiro Semestre de 2007
Tópicos de Filosofia Política (Pós-Graduação) O objetivo deste curso é discutir alguns textos do denominado "segundo" Wittgenstein, onde aparecem a crítica ao referencialismo, a discussão sobre o conceito de regra, e a crítica da idéia de uma "linguagem privada". O curso se concentrará na discussão de algumas passagens específicas das Investigações Filosóficas e do Brown Book. Em seguida, serão discutidos alguns textos sobre Wittgenstein em que tópicos clássicos de filosofia política, tais como o conceito de justiça e de lei, são examinados a partir de uma perspectiva "wittgensteiniana".
Bibliografia WITTGENSTEIN, L.: The Blue and Brown Books, New York, Harper Torchbooks, 1960.
WITTGENSTEIN, L.: Über Gewiβheit, Frankfurt, Suhrkamp, 1992.
WITTGENSTEIN, L.: Philosophische Untersuchungen, Suhrkamp, 1998. (trad. inglesa será disponibilizada).
CAVELL, Stanley: The Claim of Reason: Wittgenstein, Skepticism, Morality, and Tragedy, Oxford, Oxford University Press, 1999. Disponível em: http://www.questia.com/PM.qst?a=o&d=79062643
FOGELIN, Robert J.: Wittgenstein, Londres, Routledge, 1987.
HEYES, Cressida J. (org.): The Grammar of Politics: Wittgenstein and Political Philosophy, Ithaca, Cornell University Press 2003.
HOLD, Robin: Wittgenstein, Politics, and Human Rights, Londres, Routledge, 1997.
KENNY, Anthony: Wittgenstein, Londres, Penguin, 1993.
PITKIN, Hanna F.: Wittgenstein and Justice: On the Significance of Ludwig Wittgenstein for Social and Political Thought, Berkeley, University of California Press, 1993.
Ética III (Graduação) O objetivo deste curso é o de examinar os principais argumentos em favor do utilitarismo como um tipo de teoria moral. O curso começará com a discussão dos capítulos iniciais da principal obra de Jeremy Bentham, Introdução aos Princípios da Moral e da Legislação (1789). Em seguida, o curso se concentrará na leitura e discussão de um dos mais importantes textos na tradição do pensamento utilitarista, a saber: Utilitarismo (1861) de J. S. Mill.
Bibliografia ARAUJO, Marcelo de: "Utilitarismo teológico e positivismo legal no pensamento de John Austin" [ver texto].
BENTHAM, Jeremy: Introdução aos Princípios da Moral e da Legislação (Disponível em português na Coleção os Pensadores).
MILL, J. S.: Utilitarismo (Disponível em por português em edição publicada pela Martins Fontes).
MILL, J. S.: "Bentham", in (org.) Alan Ryan, Utilitarianism and Other Essays: John Stuart Mill and Jeremy Bentham, Londres, Penguin Classics, 1987, p. 132-176. (Ensaio de Mill sobre Bentham escrito em 1838).
Filosofia Política e Social I (Graduação) O que é uma lei? De que modo o conceito de lei se relaciona com outros conceitos tais como o conceito de obrigação, de dever, de autoridade, de sanção, de virtude, etc? Ao longo da tradição do pensamento político, diferentes respostas foram dadas a essas questões. O objetivo deste curso é examinar alguns argumentos a favor e alguns argumentos contra dois tipos gerais de respostas que podem ser dadas a essas questões: há, por um lado, os que sustentam que a lei é sempre o resultado de uma convenção humana; por outro lado, há também os que sustentam que existem certas leis acerca do que devemos e do que não devemos fazer que não são o resultado de simples convenções. Os autores sobre os quais nos concentraremos ao longo do curso são: Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, e Locke.
Bibliografia ARISTÓTELES: Ética a Nicômaco. (Disponível na coleção Os Pensadores).
ARISTÓTELES: A Política. (Publicado em português pela Editora Martins Fontes).
HOBBES: Leviatã, "capítulos 13-16". (Disponível na coleção Os Pensadores).
LOCKE: Segundo Tratado sobre o Governo, "capítulos 1-4" (Disponível na coleção Os Pensadores).
MAQUIAVEL: O Príncipe. (Publicado em português pela Editora Cultrix).
PLATÃO: República, Livro II. (Publicado em português pela Fundação Calouste Gulbenkian).
TOMÁS AQUINO: Suma Teológica, "Primeira Parte da Segunda Parte", Questões 90-95. (Publicado em português pela Editora Loyola).
|
||
[english]
|