ENGENHARIA AGRÍCOLA
O curso de Engenharia Agrícola existe nos Estados Unidos há mais de 70 anos. Em meados da década de 60, iniciaram-se as discussões sobre as necessidades da criação do curso em países Europeus, como Inglaterra, França e posteriormente na América Latina. Os cursos e suas atividades em várias partes do Brasil começaram à partir da década de 70, sendo a Universidade Federal de Pelotas a pioneira em outubro de 1972, iniciando as atividades em março de 1973. Já em 1974, foi criado o curso na Universidade Federal de Viçosa e em 1976, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) inícia suas atividades com a abertura de  20 vagas, e outras vagas destinadas ao remanejamento interno.
Em 1978, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), através da resolução no. 256, de 27 de maio de 1978, regulamenta a profissão de
Engenheiro Agrícola. O CONFEA, vinculado ao Ministério do Trabalho, é o orgão que regulamenta o exercício da categoria profissional através dos CREA's Estaduais. A lei n. 5.194, resolução n. 256, de 27 de maio de 1978, reconhece e dá atribuíções ao profissional ENGENHEIRO AGRÍCOLA.
Anualmente, a UNICAMP oferece por concurso vestibular 60 vagas para o
curso de Engenharia Agrícola, existindo mais de dez cursos em todo o Brasil.
Voltar para página inicial
Voltar para página inicial