Nome vulgar: Carpa                                                

 

Nome Científico: Cyprinus carpio L.

 

 

 

 

Origem e distribuição:

Espécie originária da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, foi introduzida na Europa Central e Ocidental na Idade Média.

Em Portugal existe em quase todas as bacias hidrográficas, à excepção das bacias a Norte do rio Douro, onde só aparece nalguns rios. Estão referenciadas quatro variedades: "comum ou selvagem", "espelho", "dourada ou vermelha" e "couro", que diferem entre si principalmente pela altura do corpo, coloração, tamanho e disposição das escamas.

 

Características:

Corpo alongado, coberto de escamas grandes. Boca terminal proeminente com dois pares de barbilhos, um de cada lado da boca. Barbatana dorsal longa e com raios, sendo o primeiro mais forte e dentilhado. Dorso castanho esverdeado, flancos dourados e ventre amarelado.

 

Dorso castanho esverdeado, flancos dourados e ventre amarelado.

A carpa híbrida com o pimpão (Carassius auratus), originando exemplares com características dos progenitores.

É uma espécie tipicamente de albufeiras e cursos de água de fraca corrente e com vegetação abundante. Em águas de pouca profundidade fossa no fundo provocando uma certa turvação. Tolera águas salobras.

 

Espécie omnívora, alimenta-se de invertebrados, plantas e algas. Preferencialmente consome larvas de insectos e crustáceos, podendo alimentar-se ocasionalmente de pequenos peixes.

 

 

 

 

Reproduz-se em zonas de pequena profundidade com vegetação submersa, quando a temperatura atinge os 18ºC, de Março/Abril a Agosto. As fêmeas fazem várias posturas durante a época de reprodução. Cada fêmea pode libertar uma média de 250 000 ovos/kg.

 

Pesca: Defeso de 15 de Março a 31 de Maio, sendo a abertura da pesca desportiva antecipada para 16 de Maio, quer seja exercida individualmente ou em competição, sendo nesta última imposta a obrigatoriedade do uso da manga.

Comprimento mínimo de captura: 20 cm.

 

 

 

 

                            Variedades de Carpas

 

 

 

 

 

                        Carpa Comun ou tipo selvagem

 

 

 

 

Carpa de Espelhos    

 

 

 

 

Carpa Couro       

 

 

 

 

 

 

Carpa Koi e há a carpa vermelha ou de outras cores