Nome vulgar: PARDELHA ou BOGA de boca arqueada (este nome vulgar designa duas espécies diferentes, mas com algumas semelhanças e parece que normalmente não existem nos mesmos rios, a R. arcasii aparece principalmente nos cursos de água do Norte e do Centro e a R. lemmingii aparece principalmente no Sul do País)


Nome científico: Rutilus
(Chondrostoma) arcasii e Rutilus (Chondrostoma) lemmingii
Família: Cyprinidae
Ordem:
Cypriniformes

Considerada uma das espécies mais antigas da Europa e com o nome comum de Pardelha, (o nome Pardelha é utilizado no Ribatejo para designar outra espécie muito diferente, a Cobitis paludica ou C. calderoni que também tem o nome vulgar de verdemã), este peixe habita quase exclusivamente na Península Ibérica onde foram catalogadas duas espécies, a arcasii e a lemmingii, sendo esta última diferenciada por possuir as escamas mais pequenas. Ambas as espécies aparecem em determinados locais das principais bacias hidrográficas a norte do Rio Guadiana, sendo mais vulgar a arcasii no Douro, Lima e Minho e a lemmingii tanto no Rio Tejo como no Guadiana.

 

É um pequeno e pacífico ciprinídeo cujo tamanho máximo raramente ultrapassa os 15 cm., com o corpo alongado e levemente comprimido, com a cabeça pequena e uma boca terminal ligeiramente inclinada para baixo. Tem caracteristicamente a base das barbatanas peitoral e pélvica avermelhadas e possui uma linha lateral muito marcada.

 Para se refugiar dos predadores tem o seu normal habitat nas zonas superiores dos cursos de água, embora a espécie lemmingii apareça mais nos cursos médios, mas ambas preferem as águas limpas e bem oxigenadas incluindo pequenos lagos ou albufeiras desde que providos com locais de densa vegetação aquática.

 

Convivendo em grupos, a sua alimentação baseia-se em pequenos invertebrados, algas e plâncton, não excluindo mesmo algumas ovas.

 A sua reprodução ocorre entre o final da Primavera e os primeiros dias do Verão, depositando os seus ovos amarelados e pegajosos nas plantas submersas.

 A Pardelha é uma das espécies em risco já que se encontra ameaçada quer pelo aumento das populações das espécies predadoras quer pelas infra-estruturas de regadio que se vão construindo.

 

 

 

 

 

 

Rutilus arcasii agora denominada de Chondrostoma arcasii

 

Rutilus lemmingii agora denominada de Chondrostoma lemmingii

 

 

 

1